Lexus RX 500h é híbrido tipo Corolla e custa (bem) mais que um SW4

SUV desembarca no Brasil por R$ 564.990 e é opção para quem quer fugir dos tradicionais alemães
Diego Dias
Por
26.04.2023 às 11:41
SUV desembarca no Brasil por R$ 564.990 e é opção para quem quer fugir dos tradicionais alemães

Depois de um tempo sem grandes lançamentos, a Lexus anuncia sua retomada no mercado brasileiro com uma boa novidade para o segmento premium: o novo RX 500h 2023. 

Estamos falando da quinta geração do maior SUV da marca japonesa de luxo, que está sob o guarda-chuva da Toyota. Vale lembrar que assim como a família Corolla, ele vem com motor híbrido convencional, por isso a menção no título deste artigo – mas, obviamente, com muito mais emoção no desenho e no volante.

O novo Lexus RX 500h 2023 desembarca no Brasil na versão F-Sport, que traz um pacote visual mais esportivo – e que será o único disponível para o mercado nacional. A missão do SUV grande de luxo é substituir o RX 450h. 

O preço pedido pelo novo Lexus? Nada menos do que R$ 564.990, valor que ultrapassa modelos como Volvo XC60, Mercedes-Benz GLC, BMW X3 e Audi Q5. Como referência no mundo Toyota, ele pede bem mais que um Toyota SW4, modelo mais caro da marca, que, em sua versão de topo, não sai da loja por menos de R$ 433.790.

Preço Lexus RX 500h 2023: R$ 564.990 (abril/2023)

O visual da nova geração

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Não tem como ficar indiferente com o novo Lexus RX 500h, que ostenta um visual ainda mais ousado do que manda a cartilha da marca japonesa de luxo. A lataria do modelo conta com linhas mais harmoniosas e elegantes em relação ao que víamos no seu antecessor.

A filosofia de design da marca chamada “Spindle Body” passa principalmente pela conhecida (e enorme) grade frontal, que continua ocupando boa parte da dianteira do utilitário e que tem efeito tridimensional. A diferença é que ela está ligeiramente menos comprida, já que na parte de cima fica um novo acabamento em plástico, numa espécie de “nariz”.

Essa solução de design é familiar para você? Pois é, esse detalhe do plástico vincado e destacado acaba lembrando indiretamente um modelo de uma marca “rival”: o Honda Civic. Mas é só isso, de resto, o SUV de luxo nipônico tem capô destacado e faróis recortados full-LED com a já clássica assinatura em “L” da Lexus, bem como rodas de liga-leve de 21 polegadas calçadas com pneus 235/50.

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O novo RX 500h se destaca principalmente de perfil, onde conserva o estilo com teto caído de forma mais acentuado para a traseira e a terceira janela espia bem recortada. As caixas de rodas encorpadas garantem o desenho mais “musculoso” e assentado desta geração, enquanto na região das portas o SUV traz um novo vinco em forma de arco. 

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Atrás, a Lexus optou por trazer a solução de lanternas inteiriças, solução que vem sendo usado com bastante frequência na indústria. O design da lanterna também é curvado e conta com o emblema Lexus acima, que passa a ser escrito por extenso – o que segundo a marca garante mais “refinamento” para o utilitário.

Caso você não esteja muito habituado com o mundo da fabricante, vale detalhar que o RX 500h ficará posicionado acima do utilitário NX, que por sua vez é maior que o UX. 

Com isso, o RX é o maior SUV da Lexus oferecido por aqui e cresceu nesta geração, contando agora com seus 4.890 mm de comprimento (+60mm), 1.920 mm de largura (+25mm), 1.695 mm de altura (+5mm) e bons 2.850 mm de entre-eixos (+60 mm).

Dimensões: comprimento, 4.890 mm; entre-eixos, 2.850 mm; largura, 1.920 mm; altura, 1.695 mm; tanque de combustível, 65 litros; porta-malas, 612 litros, peso em ordem de marcha, 2.155 kg.   

Acabamento é destaque

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Mais do que o design da carroceria, o RX 500h de nova geração chama a atenção mesmo pela evolução no desenho da cabine, que é totalmente novo, mas principalmente por conta do acabamento interno. Temos revestimento em couro, suede e alumínio, sem contar o acabamento bastante macio ao toque em várias superfícies.

Logicamente é algo a se esperar num carro desta faixa de preço, mas no caso do RX 500h podemos dizer que nesse aspecto ele não deixa nada a desejar para os modelos alemães. 

Ele traz telas de 7” polegadas para o painel de instrumentos e um enorme display de 14 polegadas de alta definição para a central multimídia. Embora os comandos de climatização estejam por ali, felizmente a marca não deixou de lado os botões físicos – que ainda trazem uma tela própria dentro desses botões. 

Em resumo, essa é a prova de que é possível ter refinamento e elegância na cabine mesmo com este novo padrão de interiores com cada vez mais telas. Basta saber aplicar ao design de cada carro sem que tais displays sejam apenas tablets destacados no painel. 

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Os bancos contam com um design esportivo com encosto inteiriço e bons apoios laterais, algo exclusivo da versão F-Sport que vem para o Brasil. O volante tem o padrão clássico dos Lexus, revestimento de couro e também botões sensíveis ao toque – com eles é possível gerenciar diversas configurações, inclusive a disposição das informações no head-up display que são projetadas no para-brisas. 

O espaço é bem generoso e a cabine tem uma disposição que privilegia o motorista, com os diversos comandos e a tela sendo voltados a quem dirige o SUV. O espaço também é compatível com o segmento, trazendo boa área para joelhos para quem viaja no banco traseiro – que por sua vez tem uma boa altura e inclinação do piso, mesmo sendo um híbrido. Ou seja, você não fica com o joelho para cima aqui.

No pacote de equipamentos, destaque para itens como ar-condicionado de três zonas, banco do motorista com memória em 3 posições, bancos dianteiros com resfriamento, assistente de estacionamento automático, sistema de som com 20 alto falantes e subwoofer da Levinson, sistema head-up display, luz ambiente e câmera com visão 360º.

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Soma ainda espelho retrovisor digital (alterna-se entre o espelho normal e o display digital que recebe imagens captadas da traseira), carregador de celular sem fio e a "E-Latch" - maçaneta que abre apenas encostado nela e que também alerta se vem alguém passando pela porta, não abrindo nessas situações para evitar um acidente.

O pacote de segurança tem o chamado Lexus Safety Sistem 3.0, que agrega recursos como piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa involuntária com correção automática do volante, farol-alto automático, monitor de ponto cego, iluminação de curvas, assistente ativo de curvas e alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática, 

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Híbrido com foco na esportividade

Como a própria Lexus faz questão de ressaltar, o foco do RX 500h é a esportividade, algo que segundo a marca foi uma exigência da sua clientela. Assim, o utilitário combina um motor 2.4 turbo a gasolina de 265 cv a outros dois propulsores elétricos, com o da dianteira entregando 87 cv e o da traseira 54 cv de potência. 

Desta forma temos uma potência combinada de 371 cv, enquanto o torque fica em 46 kgfm. Isso é o suficiente para que o SUV cumpra a prova de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos, com a máxima ficando em 210 km/h. 

Para efeito de comparação, a geração anterior (RX 450h) combinava um V6 3.5 aspirado a dois motores elétricos para render 313 cv e 34,2 kgfm. Assim temos um salto considerável, com o novo Lexus RX 500h somando 58 cv extras e 11,8 kgfm de torque. 

O consumo é comedido quando pensamos num híbrido, com o SUV fazendo 10,5 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada – invertendo até a lógica de um híbrido ao ter uma melhor eficiência no consumo rodoviário.

Assim, o sistema de propulsão funciona da seguinte maneira de acordo com a Lexus: 

  1. Saída com o carro parado: uso apenas do motor elétrico na dianteira e traseira.
  2. Velocidade de cruzeiro: eixo dianteiro usa motor a combustão e o traseiro o elétrico
  3. Aceleração máxima: os três motores atuam na tração do veículo.

Como o Lexus RX 500h anda

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Em nosso breve contato com o Lexus RX 500h, cujo evento de lançamento foi realizado em pista, no Circuito Panamericano, localizado em Elias Fausto (SP), deu para ter um gostinho do que o SUV de luxo japonês pode oferecer.

Conseguimos notar boas características do modelo. Uma delas foi a atuação do sistema de eixo traseiro esterçante onde, em velocidades abaixo de 80 km/h, rodas dianteiras e traseiras esterçam em direções opostas, ajudando em manobras. Acima dessa velocidade elas apontam na mesma direção – girando em até 4º.

Com isso temos um SUV bem afiado para curvas, apontando com relativa facilidade mesmo em maiores velocidades, já que a traseira do RX 500h acaba acompanhando a trajetória de forma mais natural. 

Assim, ao volante, o utilitário acaba dando a sensação de que é um SUV menor do que realmente é, principalmente na transferência de carga nas curvas. E olha que estamos diante de um veículo de 2.155 kg.

Destaque ainda para o belo ronco que invade a cabine, que é amplificado pelo sistema de som. No entanto, temos um trabalho bem feito aqui e o ronco acaba soando mais natural, sem aquela impressão de ficar sobreposto ao ronco mecânico verdadeiro que vem do 2.4 turbo sob o capô.

Motor: 2.4 híbrido, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, gasolina, comando de válvulas continuamente variável, injeção direta de combustível, 

Potência: 275 cv a 5.250 rpm 

Torque: 46 kgfm a 3.000 rpm 

Motor elétrico dianteiro: 87 cv 

Motor elétrico traseiro: 54 cv 

Potência combinada: 371 cv 

Peso/potência: 5,80 kg/cv 

Peso/torque: 46,8 kg/kgfm 

Câmbio: automático de 6 marchas 

Tração: tração integral com motor elétrico em cada eixo 

0 a 100 km/h: 6,2 segundos 

Velocidade máxima: 210 km/h   

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O câmbio automático de 6 marchas faz um bom trabalho, respondendo de forma rápida nas trocas quando se pisa forte no pedal da direita. As costas sendo empurradas contra o banco nas acelerações é uma situação comum, mesmo que o tal torque instantâneo vindo dos motores elétricos não seja tão forte assim. Mas no conjunto, cumprem bem seu papel. 

A Lexus fez questão de destacar no lançamento a tração integral Direct4, que monitora e controla o torque enviado entre os dois eixos. A intenção é que o carro não levante a dianteira nas arrancadas e nem mergulhe a frente nas frenagens mais bruscas. No nosso breve contanto, o RX 500h empinou um pouco a frente, se saindo melhor nas frenagens.

Apesar de focar mais na esportividade, ainda estamos diante de um SUV familiar. Com isso ele vem equipado com quatro modos de condução para maior versatilidade de uso, são eles: Normal, ECO, Sport e Custom. Eles alteram peso na direção, respostas do acelerador e câmbio, além da rigidez da suspensão adaptativa. 

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As vendas do Lexus RX 500h já foram iniciadas, com a marca tendo a expectativa de emplacar 150 veículos ao longo deste ano. A marca japonesa afirma que 90% das peças de reposição estão a pronta entrega, oferecendo garantia de 5 anos para o carro e 8 anos para o motor híbrido. 

E aí, o Lexus RX 500h vale a pena?

Caso você queira sair dos tradicionais SUVs alemães ou mesmo não ligue para os números de consumo de rivais suecos, talvez o Lexus RX 500h seja uma boa pedida. Afinal provavelmente você não verá muitos desses pelas ruas, algo um tanto positivo para quem almeja exclusividade.


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