Jeep Wrangler Rubicon 392 V8 é tudo que o Renegade queria ser

Jipão de 477 cv vai de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos e tem capacidade off-road de fazer brilharem os olhos de qualquer trilheiro
Por Leonardo Felix
18.11.2020 às 19h:46 • Att. há 2 meses
Jipão de 477 cv vai de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos e tem capacidade off-road de fazer brilharem os olhos de qualquer trilheiro

Motor V8 de 6,4 litros com 477 cv de potência e 65 kgfm de torque. Câmbio automático de oito marchas com bloqueio do conversor de torque. Vão livre do solo de 26,2 cm. Tração 4x4 com bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro. Pneus off-road com 33 polegadas de diâmetro. Suspensões com eixos dana 44. 0 a 100 km/h em pouco mais de 4,5 segundos.

Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe

Um jipe com tais especificações faria a alegria de qualquer trilheiro amante do fora-de-estrada, ainda mais se se tratar de um Jeep genuíno. Quem dera nosso Renegade tivesse tais capacidades, não é mesmo? Pois nos Estados Unidos, o primo Wrangler vai ganhar tudo isso na versão Rubicon 392 a partir do primeiro trimestre de 2021.

Jipão de 477 cv vai de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos e tem capacidade off-road de fazer brilharem os olhos de qualquer trilheiro

A versão será lançada como a mais forte já existente na linha do Wrangler até hoje. O número 392 vem da capacidade cúbica do “vê-oitão”, 6,4 litros, convertida em polegadas cúbicas (coisas de americanos...).

Leia também: Novo Honda Civic troca vincos e arrojo e por tecnologia. Veja detalhes 

Jipão de 477 cv vai de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos e tem capacidade off-road de fazer brilharem os olhos de qualquer trilheiro

Sobre o V8, aliás, ele representa uma atualização daquele já presente no Grand Cherokee, porém com 20 cv e 2,8 kgfm a mais de potência e torque, respectivamente. É formado por bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio, com coletor de admissão ativo, comando variável de válvulas, duas velas de ignição por cilindro e cárter de vazão traseiro.

Jipão de 477 cv vai de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos e tem capacidade off-road de fazer brilharem os olhos de qualquer trilheiro

Aliado à caixa TorqueFlite, de oito marchas e com caixa de transferência permanente, além do bloqueio do conversor de torque e de borboletas em alumínio para troca sequencial das marchas atrás do volante, este SUV raiz é capaz de ir de 0 a 60 mph (0 a 96 km/h) em 4,5 s. Além disso, seus diferenciais são bloqueáveis nos dois eixos.

Leia também: nova Hilux: de R$ 145 mil a R$ 250 mil, veja versões e equipamentos

Jipão de 477 cv vai de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos e tem capacidade off-road de fazer brilharem os olhos de qualquer trilheiro

A tração 4x4 transita entre os modos automático, alto, neutro e reduzida. O modelo conta ainda com os modos de condução off-road plus, areia e pedras. Por outro lado, o motor possui um sistema de desativação de metade dos cilindros a velocidades de cruzeiro para melhorar o consumo de combustível (como se um comprador de um monstro desses ligasse para isso...).

Jipão de 477 cv vai de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos e tem capacidade off-road de fazer brilharem os olhos de qualquer trilheiro

Os freios são reforçados e as suspensões trazem eixos dana 44. Elas podem, ainda, receber um kit de elevação de 5,1 cm. O vão livre do solo é de 26,2 cm e os ângulos de ataque, transposição de rampa e saída alcançam, respectivamente, 44,5, 22,6 e 37,5 graus. Sua capacidade de imersão também impressiona: 82,5 cm.

Leia também: Fiat Cronos 2021 adota logotipo, mas ignora central da nova Strada

Jipão de 477 cv vai de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos e tem capacidade off-road de fazer brilharem os olhos de qualquer trilheiro

Para chegar a tal número, os engenheiros da Jeep equiparam o Wrangler Rubicon 392 com uma tomada de ar funcional e dotada de um sistema de drenagem formada por tubos em três níveis, capaz de drenar até 56 litros de água por minuto. Assim, ela evita que essa água se misture com o ar admitido na grade e cause o popular calço hidráulico.

Jipão de 477 cv vai de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos e tem capacidade off-road de fazer brilharem os olhos de qualquer trilheiro

Caso essa tomada funcional se torne inutilizável devido ao acúmulo de neve, lama ou resíduos, um duto secundário ligado à estrutura do capô se torna responsável por conduzir o ar externo ao motor. 

Leia também: Financiamento de carro: NÃO siga estas dicas e pague até 735% mais juros

Jipão de 477 cv vai de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos e tem capacidade off-road de fazer brilharem os olhos de qualquer trilheiro

O pacote é completado por um teto de lona descapotável (que o Renegade chegou a emular em seus primeiros anos de existência, mas depois descontinuou) e por um sistema de escape ativo com duas saídas duplas, que abre as válvulas de acordo com a carga de trabalho para reduzir a contrapressão dos gases.

[video]

Talvez você também se interesse por:

Novo Toyota SW4 só sai da loja a diesel e não por menos de R$ 310 mil
Fiat terá SUVs tamanho P, M e G no Brasil nos próximos anos
Seis picapes que serão lançadas no Brasil em 2021

carro suvsuv grandemotor v8jeep renegadejeep wranglerjipesuv 4x4off-road
Comentários