Jeep Compass de nova geração aparece pela 1ª vez e será maior que o atual
Com teaser revelado em outubro, a nova geração do Jeep Compass foi flagrada pela primeira vez na Europa. Como já antecipava a primeira imagem revelada, o novo SUV médio crescerá em porte para se distanciar do Jeep Renegade e ainda brigar em pé de igualdade com os chineses BYD Song Plus e GWM Haval H6.
O novo Jeep Compass, que entrará agora na terceira geração em sua história, passará ser feito com base na nova plataforma STLA Medium, compartilhada com o novo Peugeot 3008 vendido na Europa. Assim, o SUV médio aposentará de vez a base Small Wide, que hoje é utilizada em vários veículos da Stellantis, à exemplo da Fiat Toro, Jeep Renegade e Commander, além da Ram Rampage.
Você pode se interessar por:
- Jeep Compass mantém desconto de R$ 30 mil para vender mais unidades
- Exclusivo: Jeep Renegade já tem data para estrear sua nova geração no Brasil
- Como a Jeep será francesa na Europa e a Peugeot cada vez mais Fiat no Brasil
- Novo Jeep Compass é anunciado e antecipa futura geração do Renegade
Vale lembrar que a base STLA é bastante versátil, o que é comum as plataformas mais modernas. Com isso, ela comporta veículos que tenham comprimento entre 4,30 metros até 4,90 m, enquanto a distância entre-eixos pode variar de 2,70 m a 2,90 m. Para efeito de comparação, o Jeep Compass atual tem 4,40 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos.
Pelas imagens fica bem claro notar que o novo Jeep Compass ganhará em porte, ficando muito mais robusto. Só reparar na distância entre-eixos do novo SUV, bem mais extensa que do modelo atual, enquanto a carroceria aparenta ser razoavelmente mais larga.
O flagra foi publicado no Instagram pelos perfis @mentirasautomotivas e @canalcarros, que republicou a foto de autoria do @au_tospotter. O visual da terceira geração do utilitário vai remeter ao Jeep Wagoneer, grande SUV vendido nos Estados Unidos, principalmente pelos faróis e lanternas que deverão ser mais afilados.
A motorização do novo Jeep Compass será um tanto diversa, com opções de propulsão híbrida, elétrica e a combustão. Detalhe ainda que a plataforma aceita sistemas elétricos de até 400V, cuja potência pode variar de 220 cv a 390 cv. Uma grande bateria de 98 kWh é esperada para alimentar o sistema elétrico.
Por fim, o lançamento do novo Jeep Compass de terceira geração é esperado primeiramente para a Europa, onde o SUV será vendido a partir de 2025. Já para o Brasil é esperado que ele seja produzido em Goiana (PE), mas chegando um pouco depois, em 2026.
Por Diego Dias
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.