Jeep Avenger, o "baby Jeep", será híbrido flex feito no Brasil
Depois de aparecer no Salão do Automóvel de Paris na sua configuração elétrica, o Avanger, antes conhecido como “Baby Jeep”, também terá versões com motor a combustão. A configuração já aparece no configurador do site oficial da marca na Espanha.
O modelo ganhou o motor 1.2 Puretech de três cilindros sobrealimentado com turbo. Esse propulsor rende 100 cv de potência e 20,8 kgfm de torque. O câmbio é manual de seis velocidades e a tração é dianteira. O 0 a 100 km/h é feito em 10,6 segundos.
Os preços partem de 25.900 euros, portanto, pouco mais de R$ 137 mil na conversão direta. Esse preço o coloca no mesmo patamar do Renegade Sport.
Híbrido flex
No entanto, a boa notícia para o Brasil é que isso pode indicar o futuro do modelo por aqui. Segundo o Jornal do Carro, o Avenger será produzido no Brasil e ganhará um conjunto híbrido leve.
Neste caso, o mais provável é o motor 1.0 GSE de 130 cv e câmbio CVT, o mesmo utilizado no Pulse e Fastback, associado a um sistema de 48V. Este também seria mais um passo na sinergia entre as marcas desde a criação da Stellantis.
Estamos falando de um Jeep com plataforma Peugeot e motor francês para Europa. Por aqui, o motor seria Fiat, mas com a mesma plataforma. Isso pode significar a adaptação da fábrica de Goiana, Pernambuco, para a base CMP.
Vale ressaltar que a Stellantis pretende concentrar todos os seus lançamentos em plataformas chamadas de STLA, que variam de acordo com o tamanho dos veículos. Todas as criações estariam prontas para a eletrificação.
E o Avenger elétrico?
O Avenger elétrico é o grande destaque do lançamento. O motor elétrico tem 156 cv e 26,5 kgfm de torque. A autonomia é de até 550 km, graças as baterias de 54 kWh. A plataforma é a e-CMP, a mesma do Peugeot e-208.
O SUV tem 4,08 metros de comprimento, o que é 16 cv a menos que o Renegade. No entanto, a configuração elétrica dificilmente seria importada para o Brasil.
Você também pode se interessar por:
18 carros elétricos e híbridos que serão lançados em 2022
Apple, Sony e Xiaomi correm para fabricar carros elétricos. Vão conseguir?
O que é a bateria sólida e como ela pode revolucionar os carros elétricos
Os carros elétricos e híbridos mais vendidos no Brasil em 2021
Por Renan Rodrigues
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.