Hyundai terá seis lançamentos em 2024; veja quais serão

Marca terá velhos conhecidos do público brasileiro e dois novos carros elétricos
Renan Rodrigues
Por
06.03.2024 às 10:39
Marca terá velhos conhecidos do público brasileiro e dois novos carros elétricos

A Hyundai se prepara para entrar em uma nova fase no Brasil. A marca sul-coreana está focada em crescer em nosso mercado. Para isso, chegou a um acordo com a Caoa, que deixará de ser a importadora oficial da fabricante, mas voltará a fabricar o Tucson em sua fábrica, em Anápolis, Goiás.

Não só isso, a Caoa pretende fabricar seus próprios carros, além dos Chery montados por lá atualmente – mas explicamos isso em detalhes neste outro artigo. Enquanto isso, a Hyundai pretende trazer seis lançamentos para o mercado brasileiro. Alguns fabricados aqui, outros importados.

Você também pode se interessar por:

A Mobiauto conversou com algumas fontes, levantou algumas possibilidades e mostra abaixo quais são os possíveis seis lançamentos da Hyundai para o Brasil em 2024.

Hyundai Tucson

O Tucson, carro que mudou os paradigmas da Hyundai no Brasil ainda no início deste século, é um dos modelos que voltarão a figurar nas lojas da marca. Segundo nossas fontes, ele voltará a ser produzido no Brasil, mas por enquanto a fabricante venderá apenas a geração atual (e já comercializada pela Caoa) por aqui. Isso acontecerá este ano ainda

No entanto, logo logo a montadora vai tirar o atraso do SUV médio e lançá-lo com o visual apresentado em 2021 para outros mercados. Conta com conjunto de iluminação dividido em dois níveis, sendo as luzes de condução diurna posicionadas na grade e próxima ao capô, e os faróis no para-choque. Na traseira, a lanterna tem visual ousado e toma todo o balanço traseiro na horizontal, parecido com o que vemos nos Tiggo 7 e 8, da Caoa Chery.

Por dentro, o modelo oferece um acabamento interno mais requintado e grandes telas para painel de instrumentos e multimídia. O preço deve ser próximo dos R$ 200 mil, enquanto o motor deverá ser o 1.6 turbo de 177 cv e 27,7 kgfm de torque.

Hyundai Santa Fé

Outro modelo que é um velho conhecido do brasileiro, o Hyundai Santa Fé voltará ao nosso mercado. Desta vez, conforme falamos acima, com importação de responsabilidade direta da Hyundai, que poderá vender o modelo nas concessionárias HMB.

O que mais chama atenção é o visual para lá de diferentão. Tão diferente que causa alguns problemas, como a posição da luz de seta, que foi instalada na parte de baixo do para-choque traseiro.

A quinta geração do SUV tem medidas próximas a de um Toyota SW4, com 4,80 metros de comprimento, 2,81 m de entre-eixos, 1,72 m de altura e até 1,78 m de altura. Seu peso chega a cerca de 2 toneladas. São até 1.275 litros de porta-malas considerando duas pessoas ou 725 com cinco lugares ocupados.

São três as opções de motores. Uma é um 2.5 turbo a gasolina, de 281 cavalos de potência e 43 kgfm de torque, que trabalha junto de uma caixa automatizada de dupla embreagem de oito marchas. Ainda há um 2.5 aspirado de 194 cv e 25 kgfm, este com câmbio automático comum com oito trocas também.

As configurações mais interessantes são as híbridas. Ambas usam um motor 1.6 turbo a gasolina como base, mas com calibrações diferentes. As híbridas convencionais têm o propulsor a combustão rendendo 180 cv, enquanto as plug-in entregam 160 cv. A diferença é que a última delas tem potência somada a do motor elétrico, chegando aos 271 cv.

A marca afirmou nesta quarta-feira (6) que o SUV está nos planos para este ano.

Hyundai Palisade

O Hyundai Palisade foi prometido ano passado pela Caoa e o plano deve se manter. Ele deverá ser o topo da gama da marca sul-coreana no Brasil. Para se ter uma ideia, ele é 10 cm maior que o Santa Fé.

E o grande destaque, além do visual parrudo, é o motor V6 3.0 de ciclo Atkinson de 295 cv de potência e 36,1 kgfm de torque com câmbio automático de oito marchas. O preço deverá ficar acima dos R$ 400 mil.

Curiosamente, no interior, a dupla cluster de instrumentos e central multimídia lembram muito os dispositivos da Chevrolet Montana por causa de seus posicionamentos. Afinal, estão um ao lado do outro e temos ainda o fato de os mostradores do Hyundai Palisade também serem analógicos. 

Esse aqui chegará já no segundo semestre deste ano ao Brasil. No entanto, deverá custar cerca de R$ 600 mil para brigar com JLR Discovery.

Ioniq 5

Outro carro prometido é o Ioniq 5, um hatch elétrico com design “retrofutirsta”, ou seja, ele parece um carro projetado nos anos 1980 para tentar adivinhar como seriam os carros no futuro.

A boa notícia é que ele foi atualizado na linha 2025, já lançada na Coreia do Sul. As baterias subiram de 77,4 kWh para 84 kWh. A autonomia total ainda não foi revelada, mas na linha 2024, a versão com maior autonomia entregava 487 km com uma recarga.

Em termos de potência, as configurações variam entre 170 cv e 35,7 kgfm de torque e 306 cv e 61,7 kgfm de torque. A menos potente tem tração traseira, enquanto a mais forte usa tração integral. Há ainda uma versão com tração integral que mantém o torque da topo de linha, mas entrega 217 cv, se preferir tração traseira, há outra configuração com os mesmos 35,7 kgfm, mas com 235 cv.

Para o Brasil, teremos a mais potente delas. Quem aí não está curioso para ver o modelo andando de lado? Ele chegará no segundo semestre.

Novo Kona e Kona híbrido

O leitor mais atento sabe que o Kona já é vendido no Brasil, mas ele está em uma geração anterior ao modelo europeu. Dessa forma, a nova operação poderá acelerar a troca do modelo no Brasil. E a que virá atualizada é justamente a elétrica, que pode chegar ainda este ano às lojas (a híbrida também será vendida em nosso mercado, mas manterá o visual atual que já era oferecido pela Caoa).

A configuração híbrida conta com um 1.6 aspirado conectado a um motor elétrico para chegar aos 141 cv. Já a configuração elétrica tem até 218 cv e até 514 km de autonomia pelo ciclo WLTP.

Hyundai HR

Por ser um veículo comercial não contamos na somatória do título, mas o Hyundai HR é mais um dos produtos que a marca voltará a importar. O modelo seguirá com a mesa base que já era vendida pela Caoa, além do mesmo visual e pacote de equipamentos.

A versão é única e oferece vidros elétricos, ar-condicionado e direção assistida. O pequeno caminhão estará disponível nas lojas ainda em março.

Comentários