Hyundai Santa Fe 2024 é o retorno triunfal do SUV quadrado raiz

Nova geração do SUV adota inédita linguagem visual com linhas retas, que lembram muito o Land Rover Defender
Renan Rodrigues
Por
20.07.2023 às 08:47
Nova geração do SUV adota inédita linguagem visual com linhas retas, que lembram muito o Land Rover Defender

A Hyundai apresentou a quinta geração do Santa Fe, seu SUV de grande porte. Enquanto os demais produtos da marca apresentam visual com linhas esguias e futuristas, o Santa Fe 2024 chega com uma linguagem de design inédita, rememorando os bons tempos de SUVs quadrados.

As linhas retas, aplicadas desde os faróis até as lanternas, lembram os utilitários esportivos típicos dos anos 1990 e 2000, que são tidos por muitos como os “SUVs raiz”. Em geral, esse tipo de carro é associado à construção de chassi sob cabine, com tração nas quatro rodas e capacidades off-road acima da média.

Você pode se interessar por:

No entanto, com o aumento da procura do público por veículos parecidos, mas não necessariamente com as capacidades off-road, mas sim com a sensação de segurança de dirigir um carro mais alto, associado ao conforto e espaço, os SUVs ganharam silhueta e versões mais voltadas para o uso urbano.

Como é o novo Hyundai Santa Fe

Começando pela dianteira, os faróis do novo Hyundai Santa Fe agora adotam iluminação em forma de “H” e são integrados à grade, que possui uma linha iluminada ligando os dois faróis, como acontece no Volkswagen Taos.

No entanto, ao contrário do Volkswagen, o filete do Santa Fe de nova geração possui uma função. Apesar de a Hyundai não ter divulgado oficialmente, em flagras foi possível notar que parte desse filete muda para âmbar quando o motorista aciona a luz de seta.

O “H” aparece novamente no formato do para-choque, que abriga uma entrada de ar na parte de baixo e os sensores para os sistemas de auxílio ao condutor acima da haste central.

O perfil lateral fará muitos lembrarem dos Land Rover, especialmente o Defender da penúltima geração. Na traseira, a tampa do porta-malas é completamente reta, as lanternas possuem molduras que se estendem até a lateral do veículo e, quando acesas, exibem a letra “H”.

Interior refinado

Nas fotos reveladas pela Hyundai, é possível notar que o acabamento é um dos destaques do novo Santa Fe. Nota especial fica para as duas telas flutuantes, cada uma de 12,3 polegadas, uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia.

Na parte central do console, há comandos para o ar-condicionado, que aparentemente possui botões táteis e ao menos duas zonas de atuação. As saídas de ar e as linhas da cabine também são retas.

Por falar no console central, há entradas USB e, curiosamente, dois carregadores por indução para smartphones. Apesar de tratar como produto global, o Santa Fe não é vendido no Brasil desde 2020 e não há indícios que voltará ao nosso mercado.

Apesar de revelar as fotos, a Hyundai não revelou os detalhes mecânicos do novo Santa Fe. A geração anterior oferecia as seguintes opções: 2.2 turbodiesel, 2.5 turbo a gasolina com injeção direta e variantes híbrida e híbrida plug-in.

Comentários