Hyundai Ioniq 5: 5 qualidades do hatch de R$ 400 mil que queríamos no HB20
O Hyundai Ioniq 5 entrou oficialmente em pré-venda no mercado brasileiro. O hatch elétrico, ou crossover, modo pelo qual a Hyundai o trata, chega no país com apelo de modelo premium em versão única e preço tabelado em R$ 394.990.
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A questão que fica é: vale todo esse preço? De fato, o Hyundai Ioniq 5 traz diversas características que chamam atenção em meio aos modelos da Hyundai, mas cabe a cada um analisá-las. Com isso em vista, Mobiauto separou 5 qualidades do hatch de R$ 400 mil que queríamos no HB20, confira abaixo:
Dimensões
Apesar de se tratar de um hatch, ou crossover, o Ioniq 5 tem dimensões que dão inveja a SUVs compactos, como Hyundai Creta e VW T-Cross. Suas medidas são de 4,63 metros de comprimento; 1,90 m de largura; 1,60 m de altura e 3,00 m de entre-eixos.
Assim, o esportivo elétrico chega até mesmo a ser maior que certos SUVs médios, leia-se Jeep Compass ou VW Taos. Seu entre-eixos, vale ressaltar, tem medida superior ao de um Toyota SW4 ou Chevrolet Trailblazer, por exemplo.
Porta-malas
O porta-malas segue a mesma tônica das dimensões. Apesar de estarmos diante de um hatch, o compartimento para bagagens tem generosos 531 litros de capacidade. Vale ressaltar ainda que o modelo consegue levar mais 51 litros sob seu capô, graças a ausência de motor a combustão.
Ao considerar somente os 531 litros do porta-malas, o Ioniq 5 também ganha dos SUVs médios já citados, Compass e Taos. Além disso, o elétrico também tem maior capacidade que alguns modelos conhecidos pelo tamanho de seus bagageiros, como Honda City (519 litros) e VW Virtus (521 litros)
Acabamento
Como já comentado, o Hyundai Ioniq 5 se trata de um modelo premium. Assim, se espera um acabamento à altura de seu posicionamento.
Logo de cara, chamam atenção suas rodas de liga-leve de 20 polegadas pintadas de preto brilhante, que são projetadas com um visual específico para atingir a melhor aerodinâmica e eficiência energética possíveis – algo ainda mais importante em um elétrico.
Por dentro, as linhas não são mirabolantes, mas formam um visual refinado e moderno. O modelo conta com uma tela dupla, inclinada para o motorista, que integra painel de instrumentos e central multimídia, ambos com 12,3 polegadas.
Há ainda um sistema Head-up Display (HUD), que projeta a velocidade do carro no para-brisa, além de teto solar panorâmico. Na parte de segurança, destacam-se câmeras 360° e o pacote de assistência Hyundai SmartSense, que traz sistemas de controle de velocidade adaptativo, assistente de permanência em faixa e prevenção de colisões.
Desempenho
Quanto às promessas de esportividade, o Ioniq 5 também não parece deixar a desejar. O modelo chegou ao Brasil com apenas uma opção de motorização, que associa dois motores elétricos alimentados por uma grande bateria de 84,0 kWh.
Os propulsores são colocados um em cada eixo do carro, assim fazendo dele um carro de tração integral. O conjunto de motores elétricos desenvolve o total de 325 cavalos de potência e 61,6 kgfm de torque.
Segundo dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 185 km/h. Para efeito de comparação com o que temos hoje no mercado, o hatch elétrico é mais rápido que o recém-lançado Chevrolet Blazer EV, que cumpre a mesma prova em 5,8 segundos. Já sua autonomia é de 374 km, segundo o Inmetro.
Rodas que andam de lado
Apesar de suas dimensões, acabamento e rendimento do motor serem destaques, talvez o que mais chame atenção no modelo é a possibilidade de aplicação da tecnologia e-Corner System. Apresentado no Consumer Electronics Show (CES) do ano passado, o sistema permite que o carro estacione “de lado”.
Desenvolvida pela Hyundai Mobis, subsidiária de peças da marca, a tecnologia permite que o Ioniq 5 ande “tal qual um caranguejo”. Melhor explicado, o sistema dá a possibilidade do carro rotacionar o eixo de suas rodas em até 90°, o que o permite estacionar paralelamente a uma vaga, sem a necessidade de baliza. É algo semelhante ao que temos no grandalhão Hummer EV.
Vale ressaltar, porém, que o sistema foi apenas testado no Hyundai Ioniq 5 no CES 2023. Apesar de isso ser um indício que o modelo deve ganhar futuramente tal funcionalidade, a tecnologia ainda está em fases de testes e desenvolvimento, sem qualquer novidade divulgada pela Hyundai quanto ao assunto desde sua apresentação.