Hyundai i30 2025 usa conjunto híbrido que pode equipar HB20

Modelo estreou sua terceira geração, com direito à versão híbrida com câmbio manual
Vinicius Moreira
Por
23.04.2024 às 06:28
Modelo estreou sua terceira geração, com direito à versão híbrida com câmbio manual

A Mobiauto já antecipou que o Hyundai HB20 terá uma nova geração, com direito à versão SUV e fim da opção sedan. Agora, o lançamento da terceira geração do i30 nos Estados Unidos revelou o possível conjunto híbrido que pode equipar a próxima geração do hatch aqui no Brasil.

Mas calma, vendido aqui em suas duas últimas gerações, o i30 não deve desembarcar no Brasil tão cedo. Em terra onde os SUVs dominam, os hatches e sedans médios têm cada vez menos espaço.

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O único modelo da montadora sul-coreana que tem sobrevivido a essa realidade é justamente o HB20. Dessa forma, o i30 pode antecipar algumas melhorias que devem chegar ao representante hatch da Hyundai no Brasil. Atualmente, entre as opções de hatchs e sedans do modelo são 8 configurações, com duas opções de motorizações.

A primeira é o 1.0 aspirado com até 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque, com transmissão manual de cinco marchas. A segunda é 1.0 turbo flex, que rende 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque, mas que oferece transmissão manual com cinco trocas e automática de seis velocidades.

Dito isso, agora vamos voltar a falar do i30 para mostrar o que ele pode antecipar para o mercado nacional. Nos Estados Unidos, o modelo é oferecido nas configurações hatch, sedan e perua (nostalgia pura). Quanto aos propulsores, são 11 opções de conjuntos motrizes, oito deles híbridos, inclusive com versão de câmbio manual.

Por falar em transmissão, além da opção manual (sempre com seis marchas), o modelo oferece o câmbio automático de dupla embreagem, o conhecido DCT de sete velocidades.

O sistema híbrido moderado com bateria de 48V, batizado de Mild Hybrid trabalha com o propulsor elétrico auxiliando o motor a combustão nas partidas, saídas e acelerações. A própria usina a combustão atua para realimentar a bateria, nas frenagens, por exemplo, a energia cinética é convertida para recarregar a bateria.

Quanto aos motores, são três versões, ambos com opção híbrida:

 - Motor: 1.0 turbo Kappa a gasolina com câmbio manual ou automático de dupla embreagem

 - Potência: 120 cv de potência e 20,4 kgfm de torque/ velocidade máxima de 196 km/h e 0 a 100 km/h em 11,2 segundos

 - Motor: 1.5 turbo Kappa a gasolina com câmbio manual ou automático de dupla embreagem.

 - Potência: 160 cv de potência e 25,8 kgfm de torque/ 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e velocidade máxima de 210 km/h

 - Motor: 1.6 16V a diesel com com câmbio manual ou automático de dupla embreagem

 - Potência: 136 cv de potência e 28,6 kgfm de torque/ 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e velocidade máxima de 200 km/h.

Motores como o 1.0 turbo Kappa já equipam versões do HB20 e Creta aqui no Brasil. Ou seja, a próxima atualização do HB20 (e por que não do SUV?) aqui no Brasil poderá receber o conjunto híbrido.

Versão N Line

Com uma roupagem mais esportiva, a linha N Line do i30 2025 também traz algumas novidades. A versão possui rodas e 17 ou 18 polegadas, para-choques dianteiros e traseiros exclusivos para o i30N. No interior, o visual quase todo em preto e com costuras e detalhes vermelhos já remete ao tradicional design esportivo, assim como pedais e soleira ao lado em metal. Infelizmente, a Hyundai não informou se a linha N possui desempenho que reforce sua cara de esportivo.

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