Hyundai Creta perde espaço no mercado a espera de reestilização
O Hyundai Creta está em vias de ser reestilizado e não é à toa que unidades camufladas do modelo atualizado já foram flagradas. Enquanto o facelift não chega, porém, o SUV não tem acumulado bons números de vendas e ficou atrás de todos seus concorrentes em setembro.
Você pode se interessa por:
- Flagra: Hyundai Creta elétrico revela mais detalhes do interior
- Novo Hyundai Creta 2025: vale a pena esperar pelo visual atualizado?
- Por que alguns carros da Hyundai não têm o logotipo no volante?
- Hyundai HB20: Quanto custa manter o hatch por ano?
A renovação deve ser lançada oficialmente em outubro e além do novo visual também trará novas opções motoras para o Hyundai Creta. O timing para a renovação parece bem apropriado, visto que o modelo tem perdido mercado para os rivais.
De acordo com a consultoria Jato, o Creta registrou 5.163 emplacamentos em setembro, o que o colocou como o 12º veículo mais vendido do mês. Em agosto, vale lembrar, o modelo tinha registrado 5.962 vendas. A queda de um mês para o outro foi de 799 unidades (-13,4%).
Dentre seus concorrentes, o Creta foi apenas o 5º SUV compacto mais vendido do mês. O sul-coreano ficou atrás de VW T-Cross (8.543), Chevrolet Tracker (6.179), Nissan Kicks (5.792) e Jeep Renegade (5.306), respectivamente.
Essa não é a realidade do Creta, pelo menos a que nos acostumamos em 2024. O modelo só vendeu menos de 5 mil unidades mensais nos três primeiros meses do ano, quando o mercado tende a de fato ser menos movimentado.
Em julho, vale lembrar, o SUV emplacou 7.281 unidades e foi o 6º veículo mais vendido do país. Em todo 2024, só havia ficado de fora da lista dos 10 modelos mais vendidos apenas duas vezes, em março e abril, quando, nas duas ocasiões, perdeu a 10º colocação para a VW Saveiro por pouco.
Além disso, vale mencionar que setembro ficou marcado como o primeiro mês de 2024 em que o Creta ficou atrás de seus quatro rivais mencionados, T-Cross, Tracker, Kicks e Renegade.
Vale dizer que essa queda de emplacamentos pode ter relação justamente com a reestilização. É possível que muitos interessados em adquirir o SUV possam estar esperando o facelift para comprá-lo, visto que o lançamento está próximo. Se esse for o caso, pode-se esperar uma explosão de vendas para o modelo nos últimos meses do ano.
Enquanto a renovação não chega, o Creta está com ofertas dentro do configurador online da Hyundai - talvez para amenizar sua queda de vendas. Chama atenção o desconto de até R$ 16.500 mediante a entrega de um veículo usado na troca, referente a versão Comfort Plus.
Quanto a atualização em si, o SUV ganhará um visual mais robusto e comedido, deixando de lado as linhas futuristas, criticadas por alguns. Os faróis dianteiros fragmentados darão lugar a um conjunto ligado por um filete luminoso que bordeia sua grade. Atrás, chama atenção as novas lanternas interligadas por barra inteiriça luminosa.
Na parte motora, o Hyundai Creta deve seguir com o 1.0 turbo flex para as versões de entrada. Nas variantes de topo, o propulsor 2.0 aspirado dará lugar a um 1.6 turbo, de 177 cavalos de potência. Além disso, espera-se que o modelo ganhe configurações eletrificadas em 2025.