Honda ZR-V: o que saber antes de comprar
O Honda ZR-V Touring estreou em versão única no mercado brasileiro no final de 2023 para competir no segmento de SUVs médios, na boa reputação da marca japonesa para atrair clientes que buscam algo diferente de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, os modelos mais vendidos da categoria
Apesar dos atributos da plataforma compartilhada com o Civic de 11ª geração, o SUV importado do México ainda não deslanchou nas vendas no mercado brasileiro. Em 2024, foram menos de 6 mil emplacamentos, de acordo com a Fenabrave (associação de concessionários).
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A falta de equipamentos exclusivos e de motorizações flex, híbrida ou turbo – algo que os concorrentes oferecem – pesa contra na hora de cogitar a compra do Honda ZR-V Touring.
No entanto, o seu motor 2.0 aspirado a gasolina de 161 cv de potência e 19,1 kgfm de torque, teoricamente, é mais fácil de manter, uma vez que não possui componentes a mais para dar defeito, como injeção direta ou turbocompressor. O câmbio automático CVT com sete marchas simuladas é o mesmo utilizado por outros modelos da Honda.
- Preço do Honda ZR-V Touring (abril de 2025): R$ 214.500
Honda ZR-V Touring – Características
1) Motor: 2.0 aspirado a gasolina, quatro cilindros, 161 cv de potência e 19,1 kgfm de torque.
2) Câmbio: automático CVT, 7 marchas.
3) Dimensões: 4.568 mm de comprimento, 2.655 mm de entre-eixos, 1.840 mm de largura, 1.611 mm de altura, porta-malas de 389 litros; tanque de combustível de 53 litros.
4) Revisões até 60.000 km: R$ 6.951
Honda ZR-V Touring – Pontos positivos
1. Espaço interno: o trunfo do Honda ZR-V está escondido sob a carroceria de 4,56 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 1,61 m de altura: a plataforma compartilhada com o novo Honda Civic confere bom espaço interno para cinco ocupantes graças ao entre-eixos de 2,65 metros. O porta-malas de 389 litros, por sua vez, é menor que o dos principais rivais (todos com mais de 400 litros de capacidade). Um curioso tampão flexível cobre o compartimento de bagagens, podendo ser retirado e dobrado para facilitar o transporte de objetos maiores.
2. Dirigibilidade: ao volante, o Honda ZR-V transmite ao
motorista a sensação de estar no comando de um sedan médio. As suspensões
independentes nas quatro rodas proporcionam um rodar sólido e bem
assentado, que lembra bastante a dinâmica do novo Civic, embora a posição de
guiar seja mais alta, típica dos SUVs.
3. Equipamentos: o SUV é dotado
de itens triviais em carros de faixa de preço, como airbags frontais, laterais
e de cortina, ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia,
faróis de LED com acendimento automático do facho alto, sensor de chuva, bancos
de couro, freio de estacionamento eletrônico, carregador de celular por
indução, banco do motorista com regulagem elétrica, teto-solar elétrico,
entre outros. Na parte de segurança, o Honda ZR-V ainda conta com airbags para
os joelhos do motorista e do passageiro do banco da frente.
4. Assistências de condução: nesse quesito, o SUV com o pacote de que
adiciona frenagem autônoma emergencial, controle de cruzeiro adaptativo
(ACC), assistente de direção e de permanência em faixa, além da câmera que
mostra na tela da multimídia o ponto cego do carro ao acionar a seta para o
lado direito.
Honda ZR-V Touring – Pontos negativos
1. Desempenho em rodovia: o motor aspirado mostra a sua falta de fôlego na estrada, principalmente com o carro carregado. O SUV de quase 1.500 kg sente a falta da força extra de um turbo na hora de realizar ultrapassagens, que precisam ser bem calculadas pelo motorista.
2. Economia boba: é inadmissível um carro de quase R$ 215 mil não ter rebatimento elétrico dos retrovisores função “um toque” para o vidros traseiros ou sequer uma iluminação no porta-luvas.
Honda ZR-V Touring – Ficha técnica
Motor: dianteiro, transversal, 2.0
aspirado 16 válvulas, injeção multiponto, quatro cilindros, comando de válvulas
acionado por corrente com variação na admissão e no escape, a gasolina.
Potência: 161 cv a 6.500 rpm
Torque: 19,1 kgfm a 4.200 rpm
Peso/potência: 8,98 kg/cv
Peso/torque: 75,7 kg/kgfm
Câmbio: automático continuamente variável com 7 marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 11 segundos (estimado)
Velocidade máxima: 195 km/h (estimado)
Consumo (Inmetro):
Urbano: 10,2 km/l
Estrada: 12,1 km/l
Dimensões: 4.568 mm de comprimento, 2.655 mm de entre-eixos, 1.840 mm de largura, 1.611 mm de altura, porta-malas de 389 litros; tanque de combustível de 53 litros; 1.446 kg em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e multilink (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); vão livre do solo de 178 mm; ângulo de ataque de 16,4°; ângulo de saída de 20,2º; pneus, 215/60 R17.
Principais equipamentos do Honda ZR-V Touring
- Oito airbags
- Controles de estabilidade e tração
- Controle de frenagem em descida
- Assistente de partida em rampa
- Rodas de liga leve de 17 polegadas
- Ar-condicionado automático digital de duas zonas
- Bancos do motorista com regulagem elétrica
- Alerta de colisão frontal
- Detector de fadiga do motorista
- Câmera de ponto cego
- Monitoramento de mudança de faixa
- Frenagem autônoma de emergência
- Faróis full-LED com acendimento automático do facho alto
- Assistente de prevenção de mudança de faixa
- Travamento automático das portas
- Chave presencial e de partida
- Sensor de chuva
- Painel de instrumentos com display digital
- Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
- Central multimídia com tela de 9 polegadas
- Câmera de ré
- Android Auto e Apple Carplay com cabo
- Carregador de celular por indução
- Racks de teto
- Bancos e volante revestidos de couro
- Saída de escape cromada
- Teto solar elétrico