Honda HR-V Touring 2025: motivos para comprar e motivos para fugir do SUV
O Honda HR-V não chegou perto de estar entre os cinco SUVs mais vendidos em 2024. Mas as 50.375 unidades emplacadas mostram que o modelo ainda tem fôlego e puxa a fila na marca japonesa no Brasil. A prova disso é que a versão de topo, Touring, já chegou à linha 2025 e atualmente não sai por menos de R$ 202.400.
Esse valor coloca o HR-V Touring como o mais caro entre os rivais atualmente. Mas será que o SUV oferta tudo aquilo que cobra após o cifrão? É isso que vamos detalhar a partir de agora.
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A Mobiauto testou uma unidade da variante de topo do HR-V com o SUV na casa dos 35.000 km rodados. Assim, pode acompanhar se o compacto:
Honda HR-V Touring - Pontos positivos
Desempenho e dirigibilidade
As duas versões com motor 1.5 aspirado flex já ofertam um bom desempenho de rodagem na cidade para o HR-V. Mas é na Advanced e na Touring que o SUV tem auxílio do turbo. Assim, o 1.5 turbo entrega 177 cv e 24,5 kgfm de torque, com transmissão do tipo CVT de sete trocas simuladas.
Com esse conjunto mecânico, o HR-V sobra na cidade, com acelerações e retomadas. Mas é na estrada que o SUV oferta uma condução entre as melhoras do segmento.
Isolamento acústico
O som que o HR-V faz ao fechar uma das portas ou o porta-malas já antecipa algo que os ocupantes vão ter no seu interior. Seja em baixas velocidades ou até mesmo na estrada, o isolamento acústico do SUV japonês é um dos pontos altos na condução do HR-V.
Espaço interno
Os 2,65 metros de entre-eixos deixam a vida dos ocupantes da segunda fileira mais confortável, principalmente no espaço para as pernas. Sem falar que os passageiros traseiros ainda contam com pequeno porta-objetos, entradas para carregamento e saídas de ar.
Visual e refinamento
O HR-V tem uma atualização prevista para 2025, assim como Chevrolet Tracker e Nissan Kicks. Enquanto isso, Hyundai Creta e VW T-Cross já passaram por renovação. Mesmo assim, o visual do HR-V envelheceu bem, basta ver as lanternas interligadas e iluminadas de forma inteiriça, algo que T-Cross, Nivus e Creta só ganharam na sua última versão.
Por dentro, o SUV também traz uma preocupação com o acabamento. Tanto nos forros das portas, console central como painel, o HR-V traz material macio ao toque e ar-condicionado digital com duas zonas de climatização, diferencial que só teremos no Creta topo de linha nessa faixa de preço.
Honda HR-V Touring - Pontos negativos
Central multimídia
Os carros japoneses não têm uma fama boa no funcionamento do sistema da central multimídia. O HR-V não fica de fora, o SUV até tem o pareamento para Apple CarPlay e Android Auto sem fio, mas costuma travar ou interromper o espelhamento com o celular.
Pacote ADAS
O HR-V Touring passa longe de oferecer insegurança para os seus ocupantes. São seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa. Porém, por mais de R$ 200.000, o modelo deveria oferecer itens de segurança do pacote ADAS, como frenagem autônoma de emergência ou assistente de permanência em faixa, por exemplo. Não oferta assistente de ponto cego, mas tem o Lane Watch, que é uma câmera no retrovisor direito que transmite imagens para central multimídia, assim que o motorista aciona a seta indicadora para direita.
Suspensão
Com mais de 35.000 km rodados, a suspensão do HR-V demonstrou um comportamento atípico para os modelos da marca. O sistema de amortecimento continua a movimentar após passar por um desnível na via. Esse é um problema descrito por alguns donos do SUV.
Porta-malas
O aproveitamento de espaço interno está entre os pontos fortes do HR-V. Mas isso serve para os ocupantes, pois o espaço no porta-malas ficou sacrificado. São apenas 354 litros de capacidade no bagageiro, menor do que todos os rivais.
Honda HR-V Touring 2024 – Ficha técnica
Motor: 1.5, dianteiro, transversal, quatro
cilindros em linha, 16V, turbo, flex, injeção direta, duplo comando variável de
válvulas com variação inteligente na admissão
Taxa de compressão: 10,6:1
Potência: 177 cv (G/E) a 6.000 rpm
Torque: 24,5 kgfm (G/E) de 1.700 a 4.500 rpm
Peso/potência: 8,03 (G/E) kg/cv
Peso/torque: 58,04 kg/kgfm (G/E)
Câmbio: automático CVT, 7 marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 8,9 s (G/E)
Velocidade máxima: 200 km/h (G/E)
HR-V turbo – Consumo Inmetro: 7,9 km/l com etanol e 11,3 km/l com gasolina na cidade; 8,8 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina na estrada.
Dimensões e capacidades: 4.385 mm de comprimento, 2.610 mm de entre-eixos, 1.790 mm de largura, 1.590 mm de altura, 354 litros de porta-malas, carga útil não divulgada, 50 litros de tanque de combustível, 1.422 kg de peso em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); diâmetro de giro, 10,6 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 181 mm; ângulo de ataque, 16°; ângulo de saída, 20,3°; ângulo de transposição de rampas não divulgado; pneus 215/60 R17; estepe temporário T145/90 R16.
Honda HR-V Touring 2024 – Equipamentos de série
- Alarme
- Freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold
- HSA (Assistente de partidas em aclive)
- Controles eletrônicos de estabilidade e tração
- Assistente de Controle de Descida (HDC)
- Airbags frontais, laterais e de cortina (6 airbags)
- Cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Cinto de segurança dianteiro com sistema de tensionamento
- Lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros
- Lane Watch
- Trava infantil nas portas traseiras
- Sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis
- Câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas (três vistas)
- Alerta de pressão dos pneus (TPMS)
- Lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro
- ACC (Controle de cruzeiro adaptativo) com função Low Speed Follow (parada total e reaceleração autônoma em intervalo de até 3 segundos)
- EBA (Frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestres e ciclistas)
- Assistente ativo de permanência em faixa
- Alerta de mudança involuntária de faixaAjuste automático de farol alto
- Limpador de para-brisa com função intermitente (variável)
- Retrovisores externos com indicadores de seta em LED e rebatimento elétrico automático
- Faróis de LED com DRL e acendimento automático (sensor crepuscular)
- Faróis de neblina em LED
- Para-choques esportivos
- Escapamento duplo com ponteiras
- Lanternas traseiras em LED com acabamento fumê e barra horizontal iluminada
- Chave com sensor presencial e abertura e fechamento dos vidros
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Travas elétricas
- Vidros elétricos com "um-toque" e antiesmagamento
- Alavanca de seta com One-Touch (pisca três vezes com um toque)
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Banco do motorista com ajuste elétrico
- Banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos
- Porta-revistas nos bancos de passageiro e motorista
- Desligamento automático dos fárois após 15 segundos
- Tomada 12 Volts Dianteira
- Jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete)
- Espelhos no quebra sol com iluminação
- Retrovisor interno fotocrômico
- Ar-condicionado digital automático de duas zonas com saída traseira
- Entradas USB (2 dianteiras + 2 traseiras)
- Botão de partida do motor
- Banco traseiro Bipartido (60/40) com Magic Seat
- Volante e alavanca do câmbio revestidos em couro sintético
- Revestimento dos bancos em couro sintético cinza claro
- Bancos dianteiros com Estabilizador Corporal
- Sistema de som com 4 alto-falantes + 4 Tweeters
- Central multimídia de 8” com Apple CarPlay e Android Auto sem fio
- Controle de áudio no volante
- Quadro de instrumentos digital de 7"
- Carregador de celular por indução
- Modos de Condução Econ, Normal e Sport
- Retrovisor direito com tilt down
- Sensor de chuva
- Porta-malas com sensor de presença e função Hands Free
- Partida remota
- MyHonda Connect
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Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.