Honda HR-V Touring 2024: o que saber antes de comprar um

SUV tem preço elevado, mas entrega design sofisticado e pacote de itens de encher os olhos
Vinicius Moreira
Por
29.08.2024 às 21:00
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SUV tem preço elevado, mas entrega design sofisticado e pacote de itens de encher os olhos

O Honda HR-V pode ser considerado a joia da coroa para a montadora japonesa no Brasil. Isso porque o SUV é de longe o modelo mais vendido da marca por aqui entre os automóveis do catálogo. Foram 26.585 unidades emplacadas até o último mês de julho.

Com Honda Civic importado da Tailândia e preço pouco competitivo, o HR-V ainda vê o Honda City não repetir o sucesso da versão anterior. Por isso, o SUV praticamente “carrega o time nas costas”. Nem mesmo o novato Honda ZR-V foi capaz de tabelar o sucesso com o HR-V.

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Mas quando olhamos para o cenário fora do mundo Honda, a vida do HR-V não é tão fácil. No seu segmento de SUV compacto, o modelo japonês é apenas o oitavo mais vendido da categoria. O HR-V ainda viu os dois dos seus principais concorrentes, VW T-Cross e Jeep Renegade passarem recentemente por um facelift e repaginada com ganho de versões, respectivamente.

Renovado em 2022 com a atual geração, o HR-V tem pontos fortes que os outros rivais deixam faltar na mesma faixa de preço. Na versão topo de linha, a Touring, analisamos em que o SUV se sai melhor e seus pontos fracos.

Honda HR-V Touring – pontos positivos

Desempenho

Além da versão Touring, a opção Advance já vem equipado com o motor 1.5 turbo flex. Soma-se a sobrealimentação do turbo, a injeção direta de combustível e a experiência ao pisar no acelerador, que o motorista vai se agradar.

Com esse trem de força, o HR-V oferta 177 cavalos de potência na gasolina e no etanol e 24,5 kgfm de torque. A transmissão é automática do tipo CVT que simula sete marchas.

Seja em percursos de estrada, para ultrapassagens e retomadas, ou no ciclo urbano para acelerações mais curtas, o SUV não decepciona. Claro que por conta do CVT, o som do motor ao acelerar vai invadir a cabine, mas por outro lado, esse tipo de transmissão traz uma maior suavidade enquanto trabalha.

Além do mais, o HR-V traz uma boa experiência para quem o guia. Posição confortável e boa empunhadura ao volante mostram o nível do projeto feito pela Honda.

Espaço interno e Isolamento acústico

O HR-V até pode ter um porta-malas mais modesto, mas os 2,61 metros de entre-eixos foram bem aproveitados pela Honda. Basta acessar à cabine e ver que o espaço, principalmente na segunda fileira de bancos, é um trunfo para o SUV da marca japonesa.

Os encaixes das peças internas ou as vedações feitas pelas borrachas nas portas proporcionam um alto nível de isolamento acústico para o HR-V. Característica essa encontrada normalmente em veículos com valor de venda maior.

Acabamento

Além da queda cupê, o HR-V já entregava a lanterna inteiriça iluminada antes mesmo do T-Cross apresentar seu novo jogo de iluminação traseira no atual facelifit. Esses pequenos detalhes no design e acabamento refletem no que vimos no interior do SUV.

Esqueça o material macio ao toque somente nos encostos de braços nas portas. Por boa parte da cabine, você vai encontrar um padrão mais refinado no acabamento. Até mesmo em partes mais rígidas do painel, o HR-V não é composto por materiais que revelam ser de uma qualidade inferior.

Honda HR-V Touring – pontos negativos

Central multimídia

Na versão Touring, o HR-V possui pareamento de Apple Carplay e Android Auto sem fio. O problema começa quando a conexão cai por repetidas vezes. A central de entretenimento trava ou simplesmente reinicia.

Isso até pode não ser um problema para pareamento de aplicativos de música e de mensagens, mas quando o uso é do GPS, a situação pode complicar. Imagine consultar a tela para ver a direção do trajeto e perceber que ela travou ou saiu do aplicativo.

Consumo

Há quem vai dizer que o HR-V tem como ponto forte o consumo. É verdade, mas não nas versões com motor turbo. Sem o auxílio da turbina, o SUV com motor aspirado tem um consumo de 8,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol e 12,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina.

Já com o 1.5 turbo flex, o HR-V consome 7,9 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com etanol e 11,3 km/l na cidade 12,6 km/l na estrada com gasolina. Números que não deixam o HR-V Touring entre os 10 SUVs econômicos.

Suspensão

Para quem já guiou um Honda deve estar estranhando ver a suspensão do SUV como um ponto negativo por aqui. No entanto, durante os nossos testes, o HR-V apresentou um efeito longo (pula-pula) do sistema, algo visto em modelos chineses mais antigos, em que após passar por alguma imperfeição a suspensão continua movimentando.

Essa observação vai ao encontro de algumas reclamações de donos do HR-V neste outro artigo feito pela Mobiauto, no qual proprietários precisaram mexer no sistema de suspensão com pouco tempo de uso do SUV.

Porta-malas

A velha máxima de que “você só lembra do porta-malas quando precisa dele” poderá servir para os donos do HR-V. Isso porque os 354 litros ofertados são inferiores frente aos rivais Creta (422 litros), T-Cross (363 litros) e Chevrolet Tracker (393 litros).

Além da posição mais elevada, certamente um dos principais itens de escolha para um SUV é o espaço do porta-malas.

Porém, é sempre bom lembrar que a Honda tem um truque. É possível levantar a base dos assentos traseiros do HR-V e transformar o espaço entre os encostos dianteiros e da segunda fileira em um compartimento de carga. Isso amplia o espaço, desde que o HR-V esteja com no máximo dois ocupantes.

Ângulo de ataque

A ideia de que um SUV passa melhor por valetas e imperfeições que um sedan, por exemplo, faz sentido. Mas não é uma regra, e o HR-V reflete essa exceção com seus 16° de ângulo de ataque. Será fácil raspar o para-choque dianteiro ou até mesmo causar danos maiores a depender da velocidade em que o proprietário topar com alguma coisa.

Honda HR-V – Preços e versões

  • HR-V Honda EX Sensing: R$ 152.700
  • HR-V Honda EXL Sensing: R$ 162.300
  • HR-V Advance: R$ 188.500
  • HR-V Touring: R$ 199.800

Honda HR-V Touring – características

Motor: 1.5, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, flex, injeção direta, duplo comando variável de válvulas com variação inteligente na admissão
Taxa de compressão: 10,6:1
Potência: 177 cv (G/E) a 6.000 rpm
Torque: 24,5 kgfm (G/E) de 1.700 a 4.500 rpm
Peso/potência: 8,03 (G/E) kg/cv
Peso/torque: 58,04 kg/kgfm (G/E)
Câmbio: automático CVT, 7 marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 8,9 s (G/E)
Velocidade máxima: 200 km/h (G/E)

Dimensões e capacidades: 4.385 mm de comprimento, 2.610 mm de entre-eixos, 1.790 mm de largura, 1.590 mm de altura, 354 litros de porta-malas, carga útil não divulgada, 50 litros de tanque de combustível, 1.422 kg de peso em ordem de marcha.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); diâmetro de giro, 10,6 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 181 mm; ângulo de ataque, 16°; ângulo de saída, 20,3°; ângulo de transposição de rampas não divulgado; pneus 215/60 R17; estepe temporário T145/90 R16.

Honda HR-V Touring – itens de série

  • Direção elétrica progressiva (EPS)
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Controles de tração e estabilidade
  • Assistente de partidas em aclive
  • Assistente de controle de descida
  • Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
  • Câmera de ré
  • Alerta de pressão dos pneus
  • Lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro
  • Assistente para redução de ponto cego
  • Piloto automático adaptativo
  • Sistema de frenagem para mitigação de colisão
  • Sistema de permanência de faixa
  • Sistema para mitigação de evasão de pista
  • Farol alto automático
  • Faróis com acendimento automático (sensor crepuscular)
  • Ar-condicionado digital automático com ventilação para os ocupantes traseiros
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Multimídia com tela de 8”
  • Faróis de neblina em LED
  • Chave presencial
  • Partida do motor por botão
  • Sensores de estacionamento traseiros
  • Quebra-sóis dianteiros com espelhos e iluminação
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Volante e alavanca do câmbio revestidos em couro
  • Revestimento dos bancos em couro
  • Sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters
  • Carregador de celular por indução       
  • Grade dianteira em colmeia e preto brilhante
  • Sensores de estacionamento dianteiros
  • Para-choques esportivos
  • Escapamento Duplo com ponteiras
  • Revestimento dos bancos com couro na cor Preta ou Cinza Claro
  • Seleção de modo de condução Normal + ECON + Sport
  • Sistema MyHonda Connect
  • Quadro de instrumentos digital TFT de alta resolução de 7 polegadas
  • Rodas de liga leve de 17 polegadas com design exclusivo
  • Banco do motorista com ajuste elétrico
  • Acabamento do volante em preto brilhante nos comandos e no raio inferior
  • Sistema de som com quatro alto-falantes e quatro tweeters
  • Tampa do porta-malas automática com sensor de presença e função Hands Free
  • Partida remota do motor pela chave

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