Honda Civic SUV: rival do Toyota Corolla Cross vai mesmo virar realidade

Imprensa japonesa divulga novas informações e até uma projeção do modelo, que tem chances de ser apresentado ainda este ano e pode chegar ao Brasil
Por Leonardo Felix
14.02.2022 às 11h:13 • Att. há cerca de 3 meses
Imprensa japonesa divulga novas informações e até uma projeção do modelo, que tem chances de ser apresentado ainda este ano e pode chegar ao Brasil

Em outubro do ano passado, quando a imprensa internacional deu início aos primeiros rumores, ainda parecia um tanto difícil de acreditar. Agora, porém, a revista japonesa “Car Sensor” divulgou novas informações e até uma projeção de como deve ser o SUV derivado do Honda Civic, criado para rivalizar com o Toyota Corolla Cross.

De acordo com a publicação, o modelo seguirá um padrão visual muito similar ao da segunda geração do HR-V, cuja chegada ao Brasil já está confirmada para o terceiro trimestre deste ano. Isso significa faróis bem afilados, grade ampla com divisórias horizontais e uma traseira proeminente, com lanternas integradas por lâmina de LED cruzando a tampa do porta-malas.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Utilizando a plataforma do Civic sedan de 11ª geração – que os brasileiros só conhecerão via importação, no fim deste ano, com motorização híbrida, como a Mobiauto revelou em primeira mão –, o Civic SUV será moldado para enfrentar diretamente o Corolla Cross. Que, por sinal, deriva da base TNGA-C do Corolla sedan. Ou seja, a receita será seguida à risca pela rival.

Suas possíveis dimensões não nos deixam mentir: segundo a Car Sensor, o futuro modelo medirá cerca de 4.500 mm de comprimento (4 cm a mais que o Corolla Cross), 1.800 mm de largura (2,5 cm a menos) e 1.625 mm de altura (0,5 cm a mais). 

Leia também: Avaliação: novo Honda City consegue consolar os órfãos do Civic?

Apenas o entre-eixos não foi apontado pela revista, mas, a julgar que o Corolla Cross possui 2.640 mm, 6 cm a menos do que os 2.700 mm do irmão com três volumes, o Civic SUV também pode ter uma redução na medida em comparação com os longos 2.736 mm do Civic sedan.

Imprensa japonesa divulga novas informações e até uma projeção do modelo, que tem chances de ser apresentado ainda este ano e pode chegar ao Brasil

Na parte de motorização, a Honda deve aplicar o sistema híbrido e:HEV, que teve uma passagem breve no Brasil através do sedan grande Accord e estará presente no Civic três-volumes de 11ª geração a ser para cá importado.

Leia também: Hora do adeus: este é o último Honda Civic feito no Brasil

O favorito para se aliar ao conjunto com dois motores elétricos (um gerador, outro de tração) é o motor 1.5 turbo com injeção direta e ciclo Miller. A grande sacada é que, no e:HEV, a transmissão ocorre diretamente, sem caixa de câmbio, com o motor elétrico operando como tracionário na maioria dos casos. 

O propulsor térmico só se conecta ao diferencial a velocidades mais altas, de cruzeiro, respeitando uma única relação de marchas. A Mobiauto explicou em detalhes como o sistema funciona em nossa avaliação do novo Accord

Leia também: Avaliação: Honda CR-V ainda é um dos melhores SUVs do mercado

A “Car Sensor” aposta que o Civic SUV deve ser revelado mundialmente ainda este ano, mas as vendas efetivamente talvez fiquem para 2023. Animado? Pois saiba que há chances de o modelo chegar ao Brasil, especialmente via importação, no lugar do CR-V. Quem sabe a Honda também não decida produzi-lo aqui, como a Toyota fez com o Corolla Cross?

Quanto ao nome, ainda não se sabe se a Honda manterá a conexão com o Civic, como a Toyota fez com o Corolla Cross, ou se seguirá o padrão de seus outros SUVs, que recebem sempre uma sigla com três letras e um hífen terminados em “R-V” (WR-V, HR-V e CR-V são exemplos).

Imagens: Reprodução/Car Sensor

Você também pode se interessar por:

Honda City hatch, com bancos mágicos, vai matar o Fit no Brasil
Honda vai reduzir linha de carros nacionais. Veja quais morrem
14 hatches e sedans que vão invadir o mercado brasileiro em 2022
Honda City hatch: os detalhes de como será o sucessor do Fit no Brasil

Honda Civic SUV
Honda Civic Cross
Novo Honda Civic
Novo Honda Civic SUV
Toyota Corolla Cross
carro SUV
SUV híbrido
SUV médio
SUV compacto médio
SUV premium
carro híbrido
SUV Honda
rosto de óculos escuros

Comentários