Honda Civic SUV: rival do Toyota Corolla Cross vai mesmo virar realidade

Imprensa japonesa divulga novas informações e até uma projeção do modelo, que tem chances de ser apresentado ainda este ano e pode chegar ao Brasil
LF
Por
14.02.2022 às 11:13
Imprensa japonesa divulga novas informações e até uma projeção do modelo, que tem chances de ser apresentado ainda este ano e pode chegar ao Brasil

Em outubro do ano passado, quando a imprensa internacional deu início aos primeiros rumores, ainda parecia um tanto difícil de acreditar. Agora, porém, a revista japonesa “Car Sensor” divulgou novas informações e até uma projeção de como deve ser o SUV derivado do Honda Civic, criado para rivalizar com o Toyota Corolla Cross.

De acordo com a publicação, o modelo seguirá um padrão visual muito similar ao da segunda geração do HR-V, cuja chegada ao Brasil já está confirmada para o terceiro trimestre deste ano. Isso significa faróis bem afilados, grade ampla com divisórias horizontais e uma traseira proeminente, com lanternas integradas por lâmina de LED cruzando a tampa do porta-malas.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Utilizando a plataforma do Civic sedan de 11ª geração – que os brasileiros só conhecerão via importação, no fim deste ano, com motorização híbrida, como a Mobiauto revelou em primeira mão –, o Civic SUV será moldado para enfrentar diretamente o Corolla Cross. Que, por sinal, deriva da base TNGA-C do Corolla sedan. Ou seja, a receita será seguida à risca pela rival.

Suas possíveis dimensões não nos deixam mentir: segundo a Car Sensor, o futuro modelo medirá cerca de 4.500 mm de comprimento (4 cm a mais que o Corolla Cross), 1.800 mm de largura (2,5 cm a menos) e 1.625 mm de altura (0,5 cm a mais). 

Leia também: Avaliação: novo Honda City consegue consolar os órfãos do Civic?

Apenas o entre-eixos não foi apontado pela revista, mas, a julgar que o Corolla Cross possui 2.640 mm, 6 cm a menos do que os 2.700 mm do irmão com três volumes, o Civic SUV também pode ter uma redução na medida em comparação com os longos 2.736 mm do Civic sedan.

Imprensa japonesa divulga novas informações e até uma projeção do modelo, que tem chances de ser apresentado ainda este ano e pode chegar ao Brasil

Na parte de motorização, a Honda deve aplicar o sistema híbrido e:HEV, que teve uma passagem breve no Brasil através do sedan grande Accord e estará presente no Civic três-volumes de 11ª geração a ser para cá importado.

Leia também: Hora do adeus: este é o último Honda Civic feito no Brasil

O favorito para se aliar ao conjunto com dois motores elétricos (um gerador, outro de tração) é o motor 1.5 turbo com injeção direta e ciclo Miller. A grande sacada é que, no e:HEV, a transmissão ocorre diretamente, sem caixa de câmbio, com o motor elétrico operando como tracionário na maioria dos casos. 

O propulsor térmico só se conecta ao diferencial a velocidades mais altas, de cruzeiro, respeitando uma única relação de marchas. A Mobiauto explicou em detalhes como o sistema funciona em nossa avaliação do novo Accord

Leia também: Avaliação: Honda CR-V ainda é um dos melhores SUVs do mercado

A “Car Sensor” aposta que o Civic SUV deve ser revelado mundialmente ainda este ano, mas as vendas efetivamente talvez fiquem para 2023. Animado? Pois saiba que há chances de o modelo chegar ao Brasil, especialmente via importação, no lugar do CR-V. Quem sabe a Honda também não decida produzi-lo aqui, como a Toyota fez com o Corolla Cross?

Quanto ao nome, ainda não se sabe se a Honda manterá a conexão com o Civic, como a Toyota fez com o Corolla Cross, ou se seguirá o padrão de seus outros SUVs, que recebem sempre uma sigla com três letras e um hífen terminados em “R-V” (WR-V, HR-V e CR-V são exemplos).

Imagens: Reprodução/Car Sensor

Você também pode se interessar por:

Honda City hatch, com bancos mágicos, vai matar o Fit no Brasil
Honda vai reduzir linha de carros nacionais. Veja quais morrem
14 hatches e sedans que vão invadir o mercado brasileiro em 2022
Honda City hatch: os detalhes de como será o sucessor do Fit no Brasil

Comentários