Haval H6 PHEV terá 393 cv, fará 28 km/l e rodará 170 km "só elétrico"
A GWM começou a revelar as primeiras informações e especificações do Haval H6, primeiro de dez lançamentos que a fabricante chinesa recém chegada ao Brasil promete fazer nos próximos três anos.
O SUV médio de cinco lugares virá inicialmente importado da China, sempre híbrido. Primeiro, virá na configuração PHEV (plug-in ou com recarga externa), cuja chegada está prevista para ocorrer no fim do primeiro trimestre.
PHEV antes, HEV depois
Pouco depois, no segundo trimestre, virá também a importada especificação HEV ou híbrida plena, sem recarga externa, com tração dianteira, bateria menor e dados mais comedidos de potência e torque.
A meta será brigar com modelos de Volkswagen, Jeep, Toyota e Caoa Chery. Para isso, os chineses apostarão forte no compromisso entre forte desempenho e eficiência energética.
Forte cavalaria
Inicialmente, a fabricante informou apenas a potência do Haval H6 PHEV: 393 cv. O torque não foi informado, mas esperamos algo próximo à casa de 60 kgfm. Já o índice de emissões ficará em 10 g/km.
A motorização inclui um propulsor 1.5 turbo de ciclo Miller dianteiro mais dois motores elétricos, sendo um dual motor (gerador e de tração) dianteiro e um traseiro apenas de tração.
Todo esse conjunto se liga à engenhosa transmissão DHT, que já explicamos detalhadamente neste outro artigo.
Consumo de carro popular
Com ele, o consumo no PBEV (Programa de Etiquetagem Veicular) do Inmetro ficou em 28,7 km/l na cidade e 25,3 km/l na estrada, lembrando que modelos híbridos costumam ser mais econômicos em ciclo urbano por conta da maior ação do motor elétrico nas retomadas e da regeneração mais constante das baterias nas frenagens e desacelerações.
Bateria digna de carros elétricos
Falando em baterias, o conjunto de íons de lítio tem ótimos 34 kWh de capacidade, bem mais que os 26 kWh de um Renault Kwid E-Tech, veículo apenas elétrico. Assim, o alcance em modo apenas elétrico no ciclo brasileiro NBR, também do Inmetro, ficou em 170 km.
Já o pacote tecnológico foi antecipado nesta outra reportagem, incluindo sistemas como reconhecimento facial, internet a bordo e assistências semiautômomas como ré automática em trajetos com curva de até 50 m.
Visual abrasileirado
Visualmente, o H6 PHEV tem elementos exclusivos para o mercado brasileiro, em relação ao mesmo modelo vendido em outros mercados. Por exemplo, todos os insertos externos da carroceria que eram cromados foram convertidos em preto brilhante.
As rodas aro 19 são inéditas nesse modelo e a inscrição Haval na tampa do porta-malas teve l tamanho reduzido. Por dentro, o painel é todo preto, cinza e preto brilhante, com caráter minimalista.
Porte de RAV4
Os quase 4,70 metros de comprimento e quase 2,74 m de entre-eixos fazem do Haval H6 um SUV médio com porte similar a um Toyota RAV4. A faixa de preços deve ser parecida, orbitando os R$ 300.000. Já as versões HEV devem custar pouco acima de R$ 250.000.
A Mobiauto participou de um pequeno test-drive e publica as primeiras impressões do Haval H6 PHEV na próxima segunda-feira (28).
Você também pode se interessar por:
SUV do "Elon Musk chinês" supera Audi e VW em teste de segurança europeu
Os bizarros microcarros chineses que estão dando dor de cabeça à Tesla
Chinesa Great Wall confirma fábrica no Brasil para fazer SUVs da marca Haval
Great Wall: a chinesa que faz de SUVs de luxo a cópia elétrica do Fusca
Jornalista Automotivo
Outras notícias
- Observatório Automotivo
Preço médio dos carros no Brasil é de R$ 147 mil e a culpa é dos SUVs
- Novidades sobre carros
Leapmotor: empresa chinesa parceira da dona da Fiat que pode chegar ao Brasil
- Novidades sobre carros
Como a Stellantis é líder de vendas em SUVs sem ter o modelo mais vendido
- Novidades sobre carros
Novo Nissan Kicks: o que a versão nacional vai herdar da americana?
- Novidades sobre carros
Novo Jeep Commander com motor de Rampage mostra seu visual definitivo
- Novidades sobre carros
GWM Tank 300: como é o SUV metido a jipão que virá ao Brasil ano que vem
- Avaliação
Avaliação: Fiat Fastback Abarth é o SUV esportivo mais versátil do Brasil?
- Novidades sobre carros
Novo Caoa Chery Tiggo 8 híbrido nacional já roda pelo Brasil e terá tapa no visual
- Novidades sobre carros
Flagra: Nissan X-Trail pode estrear sistema híbrido que queríamos no Kicks