GAC tem truque para dificultar vida de Toyota, BYD e Honda no Brasil
A GAC é mais uma marca chinesa que chega ao Brasil. Assim como Omoda | Jaecoo, GWM e BYD, ela focará (e muito) no mercado eletrificado com carros elétricos e híbridos competitivos. Mas não será apenas isso, já que também oferecerá por aqui modelos a combustão.
A aposta de Mobiauto é de que teremos por aqui o GS3, um hatch compacto-médio com pegada esportiva que trabalha apenas com motor a combustão. Ele foi apresentado durante evento da marca, de inauguração das operações, mas não recebeu tantos holofotes.
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O fato de ele não ser a estrela da noite, na ocasião, não tira as oportunidades de chegar por aqui. Afinal, a fabricante chinesa fará novos lançamentos no Brasil em outro momento, onde conciliará a importação de modelos com essa motorização.
Mas isso não será a única carta na manga da montadora contra as marcas já instaladas aqui. Dos cinco lançamentos já feitos, uma coisa em comum pode ser extraída: todos presam pelo custo-benefício, tendo preços bem mais baixos que dos concorrentes – inclusive os chineses.
A principal “carta na manga” dessa primeira apresentação é o sedan Aion ES. Trata-se de um sedan elétrico com medidas pouco maiores que do Corolla, mas com preço de modelos menores como Honda City Sedan e Volkswagen Virtus, por exemplo.
Ele custa R$ 169.990, basicamente o valor que hoje é cobrado pelas versões de entrada do Toyota Corolla, e cerca de 10% mais caro do que custam os sedans compactos. Contra o BYD King, o GAC é R$ 10 mil mais em conta.
Os principais detalhes comparativos contra esses concorrentes listados acima é que ele é um elétrico contra carros a combustão e híbridos, e que é maior que todos esses modelos.
- Toyota Corolla: 4,63 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,45 m de altura e 2,70 m de entre-eixos.
- BYD King: 4,78 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,49 m de altura e 2,72 m de entre-eixos.
- Honda City Sedan: 4,57 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,48 m de altura e 2,60 m de entre-eixos.
- GAC Aion ES: 4,81 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,54 m de largura e 2,75 m de entre-eixos.
O sedan médio tem motor elétrico dianteiro que rende 136 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. Sua bateria de 55,2 kWh, garante uma autonomia de 314 km com apenas uma carga, de acordo com o Inmetro.
O visual é chinês e genérico, com bastante carroceria, faróis pequenos nas extremidades da dianteira e traseira com lanterna inteiriça. Por dentro, diferente do que vemos na maioria dos chineses vendidos do Brasil, o acabamento interno é simples, em plástico rígido, com painel de instrumentos analógico.
A multimídia não chama atenção como em outros veículos da marca, já mostrando que o modelo pode se adequar melhor ao mercado de serviços, do que o familiar. Ainda assim, um bom concorrente para os sedans que aqui estão, e uma amostra do que a GAC pode oferecer no Brasil.
Por Renan Bandeira
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.