GAC pode ter picape a diesel para brigar com Toyota Hilux; entenda
Dentro da China, o número de novas montadoras nacionais que surgem a cada dia é surpreendente. Nesse cenário altamente competitivo, empresas como a GAC buscam se destacar e garantir sobrevivência se expandindo para outros mercados. No Brasil, por exemplo, a marca vem conquistando aos poucos o público com seus SUVs eletrificados. Agora, o próximo alvo é a Austrália, país conhecido pelo forte mercado de picapes.
Pensando justamente nesse segmento, a GAC se prepara para um novo projeto: a criação de uma picape média. No entanto, o desafio será grande. A executiva da GAC Austrália, Cheney Liang, confirmou os planos e acrescentou que será necessário desenvolver motores adequados para competir com modelos consagrados como Ford Ranger e Toyota Hilux. “Não temos motores a diesel em nosso catálogo de produtos”, afirmou.
Você também pode se interessar por:
- GAC Hyptec HT: 12 curiosidades do SUV de luxo em que você escolhe até o cheiro
- GAC GS4 Elite 2025: o que você precisa saber antes de comprar
- GAC registra no Brasil SUV gigante que cumprimenta o dono
- 15 carros elétricos mais vendidos em setembro de 2025
Para evitar um desempenho fraco em vendas com uma motorização híbrida, tecnologia ainda pouco aceita nesse segmento, a GAC pretende investir em opções mais competitivas.
Embora muitos detalhes do projeto ainda sejam mantidos em segredo, o conceito Pickup 01, apresentado durante o Salão do Automóvel de Xangai, na China, é uma boa prévia do que está por vir. Diferente das picapes médias tradicionais, o modelo se destaca pelo visual futurista e imponente, lembrando a polêmica Tesla Cybertruck.
Com a carroceria pintada de cinza, o conceito da GAC é formado por um design geométrico formado por linhas retas e superfícies planas quem fogem de a tendência atual dos carros terem formatos que brincam com curvas e volumes na lataria em prol além da aparência de proteger quem viaja no caso de colisões.
Divulgação/GAC
Apesar da semelhança com a picape da Tesla, o modelo da GAC tem personalidade, equipado acessórios off-road presentes para-choques reforçados, rack de teto, santantônio geométrico e rodas imponentes pintadas em preto brilhante, calçadas com grandes pneus chamativos.
Quando o conceito foi apresentado no início de 2025, existia a previsão de que seria equipada com conjunto elétrico. Mas especificações sobre motor e bateria não foram reveladas. Mas após a declaração de Cheney Liang, é certo que o projeto passará por atualizações para atender às exigências do competitivo mercado de picapes médias, incluindo o uso da usina a diesel.
Vale ressaltar que atualmente a GAC não possui picape em produção global, mas em seu portfólio estão modelos derivados de furgões e uma picape cabine dupla com carroceria sobre chassi sob a extinta marca Gonow.
Enquanto a nova picape ainda está em desenvolvimento, a marca segue expandindo sua presença internacional com modelos como o Aion V, SUV elétrico já vendido em diversos mercados, inclusive no Brasil.
Por Marcela Cavirro
