Foton cogita chapéu em BYD e GWM, mas lançará picape híbrida só em 2025
Foton Tunland V7 e V9, poderiam ser as primeiras picapes médias híbridas do nosso mercado, tomando o posto de BYD Shark, além de se antecipar ao lançamento da GWM Poer. No entanto, as irmãs têm previsão de chegada ao país somente em janeiro de 2025.
A entrada das picapes no mercado são uma estratégia para expandir os horizontes da fabricante chinesa em nosso país, já que no Brasil a Foton possui seu foco voltado para o mercado de caminhões.
Você também pode se interessar por:
- BYD Shark é registrada no Brasil e já tem data para chegar; veja
- GWM muda estratégia e Poer ficará apenas para ano que vem
- BYD fabricará dois hatches e dois SUVs no Brasil a partir deste ano
- BYD Dolphin: os principais problemas, segundo os donos
As duas picapes usarão um propulsor 2.0 a diesel combinado com um sistema de 48 volts, chegando aos 175 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas, e elas ainda contarão com tração integral
O tanque de combustível das picapes também é o mesmo, 76 litros. A Foton declara que o consumo das picapes é de 12,5 km/l, alcançando uma autonomia de 960 km.
Apesar dos modelos terem design diferente, ambas remetem a picapes americanas, principalmente pelas linhas quadradas que entregam a inspiração clara na Ford F-150.
Diferenças entre os modelos
A Tunland V7, modelo de entrada, possui uma grade com duas linhas grossas nas horizontais, faróis posicionados verticalmente e ausência de luz de neblina. A picape também possui foco no trabalho, oferecendo, por exemplo, feixes de mola no eixo traseiro.
Já a Tunland V9 é voltada para o uso urbano, com uma grade que lembra bastante os modelos da Ram, graças ao formato hexagonal com uma faixa grossa em seu contorno. Na V9, o farol é afilado horizontalmente, e também conta com farol de neblina. A traseira ganha uma novidade: o nome “Foton” em alto relevo na tampa de caçamba.
Apesar de utilizarem a mesma plataforma, chamada de FIA, as picapes da marca possuem diferentes dimensões.
A Tunland V7 tem 5.617 mm de comprimento, 2.000 mm de largura; 1910 mm de altura e entre-eixos de 3.555 mm. Enquanto a Tunland V9, tem números de comprimento e distância entre os eixos idênticos aos da irmã, porém com a largura de 2.090 mm e altura de 1.955 mm.
A fim de comparação, a BYD Shark tem 5.457 mm de comprimento; 1971 mm de largura; 1.925 mm de altura e 3.260 mm de entre eixos.
No interior, ambos os modelos oferecem bons níveis de equipamentos com painel de instrumentos e central multimídia de 14,6 polegadas, além de ar-condicionado dual zone e volante multifuncional. A Tunland V7 conta ainda com bancos e tons do interior na cor branca, enquanto na Tunland V9 os mesmos itens aparecem na cor laranja.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.