Ford Ecosport vai voltar, mas não para o Brasil

SUV vai ser ressuscitado, mas passará longe do país que o revelou para o mundo
Diego Dias
Por
04.06.2024 às 14:08 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
SUV vai ser ressuscitado, mas passará longe do país que o revelou para o mundo

Primeiro SUV compacto vendido e produzido no Brasil, o Ford Ecosport deve voltar a ser feito em uma nova geração. No entanto, a má notícia é que a novidade deverá ficar longe de terras tupiniquins, pois deverá atender somente mercados como Índia e Europa nesta nova safra.

Com isso o novo Ford Ecosport vai voltar, mas não para o Brasil. Isso significa que o país que originou o projeto lá em 2003, que foi o responsável pelo desenvolvimento do SUV global, está fora dos planos da marca do oval azul, segundo Baltar, diretor de vendas da Ford do Brasil.

Você também pode se interessar por:

No final de fevereiro foi registrado o desenho de um inédito SUV da Ford na Índia, um dos mercados de utilitários de grande importância para a fabricante. É o novo Ford Ecosport, que está em desenvolvimento avançado e que de acordo com a publicação espanhola Motor.es terá a missão de fazer volume de vendas ao lado do Ford Puma. Pois é, o novo Ecosport não abastecerá somente mercados emergentes, como também provavelmente parte da Europa, principalmente na Espanha.

A nova geração do Ford Ecosport até foi flagrada um tempo atrás como você pode conferir nas imagens e mostra um estilo que se assemelha bastante ao Ford Territory chinês. As projeções do designer Kleber Silva nos dão uma ideia do que podemos esperar da nova geração, que deverá ganhar porte e ficar menos jipinho e mais SUV urbano, perdendo inclusive o famoso estepe pendurado na tampa traseira.

O desenho do novo Ecosport trará muito da identidade visual da Ford, a exemplo do capô mais alto e a grade dianteira de dimensões generosas adornada por faróis com assinatura de LED em três seções. O para-choque dianteiro também vai ostentar um estilo mais esportivo, enquanto o capô tem desenho musculoso e cheio de vincos. A traseira, por sua vez, ainda é um mistério.

Vale lembrar que no mercado europeu sua missão será fazer par com o Ford Puma e, inclusive, ter preço mais competitivo para ficar abaixo dele e reviver uma briga das antigas ao concorrer diretamente com o Dacia Duster. Com isso existe a expectativa que o novo Ecosport venha com preços competitivos e parecidos com seu rival, que é vendido atualmente por 21.700 euros no velho continente (pouco mais de R$ 120 mil).

Por fim, é esperado que a terceira geração do Ecosport conte com motorizações eletrificadas, algo confirmado nas entrelinhas pela própria Ford. Segundo a empresa, será produzida na unidade fabril de Valência (Espanha) um "novo modelo do tipo multi-energia", que deverá ser o novo EcoSport. Assim, podemos apostar que o novo SUV estreie com alguma variante ao menos híbrida, ou até mesmo elétrica.

Com isso o novo Ford Ecosport tem lançamento esperado para 2025, provavelmente chegando primeiro na Índia, de onde surgiram os primeiros flagras do SUV compacto rodando em testes. Depois, deve desembarcar em mercados na Europa, onde terá papel crucial para atender os órfãos do Fiesta – que saiu de linha e tinha o papel de carro de entrada por lá, missão essa que deverá passar a ser do Ecosport.

Projeções: KDesign AG

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp