Flagra: Hyundai HB20 pode finalmente ganhar projeto global do i20
Hyundai HB20 e i20 são constantemente chamadas de primo. É bem verdade que a ideia do hatch brasileiro nasceu do veículo global, mas eles nunca foram baseados no mesmo projeto. No entanto, isso pode mudar na próxima geração.
Isso graças ao flagra feito pelo site motor.es, que revelou pela primeira vez uma unidade do Hyundai i20. O hatch foi visto em testes na Europa e as imagens mostram um carro bem similar ao flagrado no Brasil.
Reprodução/motor.es
Você também pdoe se interessar por:
- Exclusivo: Novo Hyundai HB20 intensifica testes para superar o VW Polo
- Flagra: Hyundai HB20 de nova geração aparece pela 1º vez e terá visual ousado
- Novo Hyundai HB20: próxima geração é flagrada e pode reviver meme do passado
- Segredo: Hyundai HB20 terá nova geração com direito a SUV e sem versão sedan
Ao comparar os dois flagras é possível notar semelhanças no desenho da carroceria. Desde o tipo de camuflagem, que revela parte dos faróis até mesmo as linhas mais retas nas janelas traseiras dos veículos. Dessa forma, é provável que os dois modelos finalmente compartilhem plataforma e outros equipamentos.
Vale lembrar que Hyundai e Chevrolet anunciaram uma parceria onde a marca sul-coreana irá desenvolver uma nova família de carros compactos, portanto, é provável que a próxima geração do Onix seja baseada na família HB20/i20.
Como será o próximo Hyundai HB20?
Reprodução/motor.es
O visual final ainda é mantido em segredo, no entanto, o Hyundai HB20 será inspirado em carros como Ioniq 5, Nexo e Palisade. A carroceria terá formato de cunha e o hatch crescerá consideravelmente.
Segundo a Autoesporte, a estimativa é que o hatch passe a ter 4,10 metros e 2,58 m de entre-eixos, ou seja, consideravelmente mais que os atuais 4,01 m e 2,53 m, respectivamente. Dessa maneira, o novo Hyundai HB20 teria espaço similar ao Volkswagen Polo que tem 2,57 m de entre-eixos.
Na dianteira, espere por um filete de LED interligando os dois faróis. Na traseira, a régua que liga as duas lanternas deverá ser mantida, mas finalmente acesa, como no HB20S.
Em termos de motorização, para se manter rentável, é provável que o atual motor 1.0 aspirado flex, que rende até 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque seja mantido. Já o 1.0 turbo de 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque pode receber modificações.
Por Renan Rodrigues
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.
