Flagra: Citroën C3 X terá pegada cupê e será bem mais barato que Nivus

Protótipos fotografados na Índia mostram que o projeto CC22 terá muito mais de SUV cupê ou notchback do que de sedan
LF
Por
20.07.2023 às 13:26
Protótipos fotografados na Índia mostram que o projeto CC22 terá muito mais de SUV cupê ou notchback do que de sedan

Quando a Stellantis lançou o novo Citroën C3 no Brasil, adotou o curioso slogan “hatch com atitude SUV”. Pois o futuro C3 X ou FastLounge – possível nome do modelo apurado pelo Autos Segredos –, o terceiro e último produto da família C-Cubed, previsto para 2024, poderia bem receber a frase de efeito “sedan com atitude SUV cupê” da marca francesa.

A Mobiauto já havia avisado que o crossover, conhecido atualmente pelo código de projeto CC22, sempre especulado como um sedan, teria elementos muito mais de SUV cupê em sua concepção. Seus primeiros flagras com carroceria definitiva, feitos na Índia, comprovam essa estranha amálgama de um produto que tentará competir em diversas frentes de uma só vez.

Você também pode se interessar por:

Sedan ou SUV cupê?

O primeiro, do site MotorBeam, exibe um protótipo do C3 X FastLounge visto de longe. Apesar do ângulo traseiro, é possível perceber que todo o balanço dianteiro, as colunas A e B e as portas laterais dianteiras serão herdadas do C3 hatch, assim como acontecerá com o novo C3 Aircross, outro modelo nascido do mesmo projeto e que chega ao mercado ainda este ano.


Embora a traseira esteja com camuflagem mais pesada, as portas laterais traseiras com topo curvado denunciam o caimento do teto ao estilo cupê. O mais curioso, porém, é que o balanço traseiro não parece tão esticado quanto os dos primos C4 X e C5 X, vendidos na Europa, nos quais o futuro C3 X ou FastLounge se inspirou visualmente.

Ou seja, o crossover terá muito mais de SUV cupê do que de sedan. Tecnicamente, poderíamos afirmar que ele será um notchback ao estilo do Chevrolet Kadett, mas como essa nomenclatura está em desuso, não deve pegar. A abertura do porta-malas, integrando ou não o vidro traseiro, dará a sentença definitiva.

Citroën C3 X ou FastLounge?

O possível nome FastLounge seria uma referência a fastback, outro tipo de carroceria resgatado para nominar o SUV cupê da Fiat derivado do Pulse. Lounge é como a Citroën chama seus carros sedan ou tipo “salão”. Já o X de C3 X daria ao produto um tom mais de crossover.

Motor 1.0 turbo de 130 cv

Já a motorização deve ser 1.0 turbo flex de até 130 cv e 20,4 kgfm herdada de Fastback e Pulse, com câmbio automático CVT que simula sete marchas. Nas opções de entrada, viria o veterano 1.6 EC5 de até 113 cv e 15,8 kgfm, com caixa automática epicíclica de seis velocidades da Aisin.


Carro estilo cupê mais barato do Brasil

Seja como for, o C3 X ou FastLounge terá posicionamento de veículo com estilo cupê mais barato do mercado brasileiro, sendo posicionado entre o C3 hatch e o C3 Aircross na gama. Tanto que seu entre-eixos deve ficar no meio termo entre os 2,54 m do hatchback e os 2,67 m do vindouro SUV de sete lugares da marca.

Outro flagra, do AutoCarIndia, mostra parte do painel do novo C3 X, deixando claro que seu painel será quase idêntico ao de C3 e C3 Aircross. Deve, inclusive, conversar mais com o SUV de sete lugares nesse sentido, recebendo quadro de instrumentos digital.

Projeções: Kleber Silva/@kdesignag
Flagras: MotorBeam e AutoCarIndia

Comentários