Fiat Toro 2022: entenda o que muda na picape que inventou um segmento

Reestilização não vai revolucionar a picape por fora, mas dentro da cabine e do cofre do motor as novidades serão intensas
LF
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30.01.2021 às 10:00
Reestilização não vai revolucionar a picape por fora, mas dentro da cabine e do cofre do motor as novidades serão intensas

Projeção: Renato Aspromonte/@overboostbr

A Fiat Toro foi lançada em 2016 e “inventou” um segmento no Brasil, o de picapes compactas-médias. Quer dizer... Há controvérsias a esse respeito, visto que a Renault Duster Oroch chegou antes.

O ponto é que a Oroch, baseada diretamente no Duster, é menor e fracassou em seu intento de figurar entre as picapes compactas, como Fiat Strada, VW Saveiro e Chevrolet Montana, e as médias Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton, VW Amarok e cia.

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Já a Toro, com porte maior e carroceria 100% exclusiva, logo caiu no gosto do consumidor. Pode-se contestar a letargia das configurações 1.8 flex ou chamá-la de picape de shopping à vontade, mas o fato é que ela soube explorar muito melhor o terreno e moldou o segmento.

Tanto que é nela, e não no modelo da Renault, que fabricantes como Chevrolet (com o projeto Twins), Volkswagen (com a Tarok), Ford (que ressuscitará o nome Maverick) e Hyundai (com a Santa Cruz) estão se inspirando para lançar suas futuras rivais mais diretas.

Já se adiantando à forte concorrência que vem por aí, a Toro será reestilizada na linha 2022. Ganhará uma frente levemente remodelada, que pode até passar despercebida sob um olhar menos analítico. Entretanto, por dentro e sob o capô as novidades serão substanciais.

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Conforme a Mobiauto já vinha adiantando desde setembro do ano passado, a nova picape chegará em junho deste ano e terá como um dos grandes destaques o painel, que será dotado de quadro de instrumentos 100% digital e central de entretenimento gigante.

Nas versões mais caras, a tela multimídia será vertical de 12 polegadas, imitando a prima maior Ram 1500. Já nas configurações mais básicas, conforme flagrado recentemente pelo site Autos Segredos, o sistema terá tela um pouco menor, de 10 polegadas, com estilo quadrado.

Reestilização não vai revolucionar a picape por fora, mas dentro da cabine e do cofre do motor as novidades serão intensas
À esquerda, o quadro de instrumentos digital. À direita, a central tipo tablet logo acima dos comandos do ar-condicionado da nova Toro (Imagens: Mundo Drive)

Este outro flagra acima, divulgado pela página no Facebook Mundo Drive, mostra bem como serão o quadro de instrumentos digital e a central da nova Toro. No caso do cluster, terá grafismos similares ao do Volkswagen Active Info Display, usado atualmente por Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e Taos

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O designer Jonathan Machado já até preparou uma projeção de como deve ficar o painel da picape com os novos elementos. Confira:

Reestilização não vai revolucionar a picape por fora, mas dentro da cabine e do cofre do motor as novidades serão intensas
Ilustração de como deve ficar o painel da Toro 2022 (Projeção: Jonathan Machado)

Em novembro, também publicamos que a Toro 2022 virá dotada de faróis full-LED por refletores côncavos (sem projetores) e diversas tecnologias semiautônomas de condução: controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma emergencial e auxílio de permanência na faixa de rolagem.

Visualmente, a grade e o nível intermediário do conjunto óptico dianteiro, que concentra os faróis baixo e alto, ficarão mais afilados. A grade, em específico, receberá o novo logotipo da marca, já adotado por Strada, Argo, Cronos e Mobi. A base do para-choque também mudará, recebendo novos contornos para as luzes de neblina.

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Já as laterais só terão como novidade rodas de liga leve com novos desenhos, enquanto a traseira não deve receber mudanças. Isso significa que a abertura bipartida e lateral da tampa da caçamba seguirá presente.

Sob o cofre, a nova Toro receberá o tão aguardado motor 1.3 T4 16V turboflex com injeção direta da família GSE, com potência estimada em 180 cv e torque na casa de 27 kgfm. Ele estará acoplado ao câmbio Direct Shift CVT da Aisin, também usado pelo Toyota Corolla. Ele tem engrenagem para otimizar as arrancadas e simulação de marchas.

Ao que tudo indica, a tração da picape será apenas dianteira com tal motorização, mas contará com o sistema “E-Locker” que equipa a Strada 2021. Ou seja: será possível promover o bloqueio do diferencial dianteiro através de uma tecla chamada “TC+” no painel.

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Já as versões de topo seguirão usando o motor 2.0 MultiJet quatro-cilindros turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm, aliado à caixa automática com conversor de torque de nove marchas da ZF. E a configuração de entrada, Endurance, deve ser a única a manter o velho 1.8 E.torQ de 139 cv, com opções de câmbio manual ou automático de seis marchas (Aisin).

Confira o que mais vai mudar na Fiat Toro 2022 no vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:

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