Fiat Titano tem motor confirmado sem querer pela Peugeot Landtrek chilena

No Chile, nova picape média contará com o mesmo motor 2.2 turbodiesel que estará presente no Brasil. Ele vem da Fiat Ducato, recalibrado
Diego Dias
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05.06.2023 às 16:24 • Atualizado em 07.06.2023
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No Chile, nova picape média contará com o mesmo motor 2.2 turbodiesel que estará presente no Brasil. Ele vem da Fiat Ducato, recalibrado

Na primeira quinzena de maio, a Stellantis confirmou o nome de sua nova picape média, que se chamará Fiat Titano. Como você já deve saber, a caminhonete da marca feita sobre chassi será baseada na Peugeot Landtrek, que por sua vez é um modelo desenvolvido em parceria com a chinesa Changan.

A boa notícia dessa vez é que, “sem querer querendo”, como diria Chaves, o motor da Fiat Titano foi revelado, ainda que de forma indireta. Isso porque a própria irmã, Peugeot Landtrek, começou a ser produzida no Uruguai, na fábrica da Nordex. De lá, ela será exportada a mercados como o próprio Uruguai e o Chile.

Diferentemente da Landtrek que vinha da China e já era comercializada em outros países da América Latina, que vinha com um motor 1.9 turbodiesel de 150 cv, a que será montada em Montevidéu terá sob o capô o propulsor 2.2 quatro-cilindros Blue HDi, que entregará 180 cv de potência (a 3.750 rpm) e 40,8 kgfm de torque (a 2.000 rpm).

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Em relação às principais concorrentes da Fiat Titano, esse motor ficará um pouco atrás em números oficiais. Por exemplo, enquanto a Toyota Hilux tem 204 cv, Chevrolet S10 e Ford Ranger entregam 200 cv e a Nissan Frontier, 190 cv. Já a VW Amarok V6 chega a 256 cv.

O câmbio da Fiat Titano será automático de seis marchas, sempre com tração 4x4, bloqueio de diferencial e caixa reduzida. Caso você não tenha notado, este é o mesmo propulsor usado em outros veículos comerciais da Stellantis, a exemplo da Fiat Ducato no Brasil, que traz uma calibração um pouco mais mansa: 140 cv e 34,7 kgfm de torque.

A opção da Stellantis por esse motor 2.2 turbodiesel é uma boa notícia, já que os propulsores usados pela versão chinesa da Peugeot Landtrek/Fiat Titano são um pouco mais fracos em desempenho: um 2.4 turbo a gasolina de 210 cv e 32,7 kgfm; outro, de 1,9 litro, turbodiesel, que rende 150 cv e 35,7 kgfm.

O porte da Fiat Titano

Nos países onde já é vendida como Peugeot Landtrek, a picape tem porte de picape média e mede 5.390 mm de comprimento na configuração cabine dupla, sendo 1.963 mm de largura, 3.180 mm de entre-eixos e até 1.835 mm de altura. Para efeito de comparação, ela tem 7,5 cm, 10,8 cm, 9,5 cm e 2 cm a mais do que a Hilux nas respectivas dimensões.

Conta com 29 graus de ângulo de ataque, 25 graus de transposição de rampa e 27 graus de saída, além de 600 mm de nível máximo de imersão, até 42 graus de inclinação lateral e até 3 toneladas de capacidade de reboque. A capacidade de carga declarada em outros países é de 1,2 tonelada e a de reboque, de até 3,5 toneladas.

Estratégias diferentes

Vale ressaltar que a Stellantis deverá contar com estratégias diferentes para a sua nova picape média feita sobre chassi. A empresa deverá vender a picape como Peugeot Landtrek na Argentina, região onde a marca francesa conta com maior popularidade, enquanto que, no Brasil, o mesmo carro será comercializado como Fiat Titano.

Como já confirmado pela própria fabricante, a Fiat Titano será lançada no segundo semestre deste ano no Brasil. “Atualmente, o veículo está em fase final de desenvolvimento nos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis no Polo Automotivo em Betim (MG)”, afirmou a companhia em seu mais recente comunicado oficial.



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