Fiat Titano 2024 terá item de fazer inveja à Ram Rampage

Nova picape média da Fiat mostra detalhes em novo teaser e terá sistema de câmeras que a prima Rampage não oferece
Diego Dias
Por
28.06.2023 às 15:47
Nova picape média da Fiat mostra detalhes em novo teaser e terá sistema de câmeras que a prima Rampage não oferece

A Stellantis segue a sua ofensiva no segmento de picapes ao mostrar a conta-gotas os detalhes da nova Fiat Titano, inédito produto de porte médio da marca que usa estrutura chassi e cabine. Dessa vez a fabricante revelou mais detalhes do interior da picape em teaser, e entregou que a novata terá um item de fazer inveja a Rampage. 

A Fiat Titano 2024 não deixou passar despercebido que terá entre seus equipamentos de série a câmera com visão 360 graus, item que nem a recém-lançada (e muito bem equipada) Ram Rampage conta. O sistema contará com visão 2D e 3D, com representação gráfica da picape em boa definição.  

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É um ponto curioso, principalmente porque a picape média terá uma proposta mais rústica e de robustez, sendo menos equipada, enquanto a picape monobloco da Ram apela para o luxo e tecnologia. Mas não foi somente isso que deu para notar na nova picape da Fiat que brigará com Toyota Hilux, Chevrolet S10 e companhia.  

Fiat Titano 2024 – Equipamentos  

No vídeo divulgado pela montadora deu para notar alguns dos equipamentos de série que uma das versões (provavelmente a topo de linha) da Fiat Titano terá. O painel será parcialmente digital, trazendo uma pequena tela de 4,2 polegadas ladeada por instrumentos analógicos. Toda a identidade visual no display – e também sonora - são dos modelos Fiat mais recentes. 

Como o previsto, o interior será idêntico ao da Peugeot Landtrek. O volante, por exemplo, tem mesmo desenho, só traz a parte central com a inscrição Fiat. A central multimídia vem com tela de 10 polegadas horizontal retangular, como nos Peugeot e Citroën atuais e contará com Apple CarPlay (como é exibido na imagem) e certamente Android Auto – resta saber se virá sem o uso de cabos.  

Os botões tipo tecla de piano localizados abaixo dos comandos de ar-condicionado revelam alguns itens comuns a picapes médias sobre chassi como o bloqueio de diferencial, controle de descida em rampas, desativação dos controles de estabilidade e tração, travamento e destravamento das portas e pisca-alerta. Logo abaixo há um botão adicional para ativar a câmera com visão 360 graus.  

No console central nota-se a alavanca de câmbio padrão dos modelos da Peugeot, e também aparecem os botões para os modos de condução Eco e Sport. Mais acima está o seletor da tração, que pode ser 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida.  

Motor 2.2 turbo de Ducato 

Diferentemente da Landtrek chinesa comercializada em outros países da América Latina, que vinha com um motor 1.9 turbodiesel de 150 cv, a nova Fiat Titano terá debaixo do capô o 2.2 quatro-cilindros Blue HDi, que é um motor turbodiesel de 180 cv de potência (a 3.750 rpm) e 40,8 kgfm de torque (a 2.000 rpm). 

Comparado as futuras rivais, o motor da Fiat Titano será um pouco mais dócil e assim ficará um pouco atrás em números oficiais. Por exemplo, enquanto a Toyota Hilux tem 204 cv, Chevrolet S10 entrega 200 cv, Nissan Frontier 190 cv, nova Ford Ranger 250 cv e a VW Amarok V6 chega a 258 cv, a picape da Fiat será 10 cv menos potente ante a rival mais “fraca” ou terá 78 cv a menos que a caminhonete mais forte.  

A transmissão será automática de seis marchas, sempre com tração 4x4, bloqueio de diferencial e caixa reduzida. Vale salientar que estamos falando do mesmo propulsor 2.2 turbodiesel usado em outros veículos comerciais da Stellantis, como o Fiat Ducato no Brasil, que rende seus 140 cv e 34,7 kgfm de torque numa calibração mais “leve”.

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