Fiat Strada turbo 2024 está confirmada! Veja quando chega

Picape compacta finalmente vai ganhar o motor 1.0 turbo do Pulse e Fastback, além de um item básico pedido por muitos
Diego Dias
Por
01.08.2023 às 09:01 • Atualizado em 02.08.2023
Picape compacta finalmente vai ganhar o motor 1.0 turbo do Pulse e Fastback, além de um item básico pedido por muitos

Acabamos de entrar no segundo semestre de 2023 e podemos já dizer que este é o ano das picapes. A Fiat, claro, não dormirá no ponto e lançará em nosso mercado a Strada turbo 2024.

A picape se juntará a outros grandes lançamentos do segmento, como a nova Chevrolet Montana, Ram Rampage e a Ford Ranger, só para citar algumas - além de muitas outras que ainda estão para chegar.

Você também pode se interessar por:

A picape compacta finalmente vai ganhar uma versão equipada com o mesmo motor 1.0 turbo GSE do Fiat Pulse e Fastback, o que deixará a compacta ainda mais competitiva num segmento cada vez mais acirrado.

A boa notícia é que a nova Strada turbo 2024 já tem data para ser lançada: 11 de agosto, ou seja, daqui a dez dias. Vale dizer que essa data pode mudar caso haja algum problema de planejamento na ação de lançamento entre marca e concessionárias.

Strada turbo com 130 cv

Caso você acompanhe o Mobiauto com frequência, sabe que não é a primeira vez que a Strada carrega consigo um motor turbo debaixo do capô. No passado ela contou com uma versão 1.9 turbo, mas só que movida a diesel e que tinha como destino mercados da Europa. Era até feita no Brasil, mas apenas para exportação.

Projeções [KDesign AG]

Com isso teremos pela primeira vez uma Strada turbo em terras tupiniquins, só que movida a gasolina e etanol. A chegada do motor 1.0 turbo GSE ampliará o leque de opções da picape compacta, porém a previsão é que chegue somente nas versões mais caras: a atual Ranch e a nova Ultra, outra novidade da Strada 2024.

Assim as duas configurações mais completas da Fiat Strada 2024 terão debaixo do capô o motor três cilindros 1.0 turbo GSE Turbo 200, que oferecerá um desempenho bem superior ao atual 1.3 Firefly.

Falando em números, o 1.0 turbo GSE gera 125 cv de potência a 5.750 rpm e 20,4 kgfm de torque a 1.700 rpm com gasolina, enquanto com etanol a potência máxima sobe para 130 cv. O torque, no entanto, é o mesmo.

Claramente são números acima do motor 1.3 Firefly que equipa atualmente todas as configurações da Strada. Ele entrega seus 98 cv a 6.250 rpm e 13,2 kgfm a 3.500 rpm com gasolina, sendo 107 cv e 13,7 kgfm com etanol.

As versões 1.0 turbo da nova Strada 2024 virão sempre com transmissão automática do tipo CVT com simulação de sete marchas, ou seja, o mesmo câmbio utilizado nas variantes 1.3 aspirada sem o pedal da embreagem. 

Strada 2024 com novidades visuais

As mudanças na nova Strada 2024 serão bem sutis, sendo praticamente reservadas para as versões Ranch e para a inédita Ultra, segundo o site Auto Segredos. Dessa forma, as demais opções no catálogo não deverão ter grandes alterações.

A maior modificação deverá ficar reservada para o para-choque dianteiro, que, segundo o Autos Segredos, terá design inspirado em algumas linhas que vemos atualmente no Pulse. Assim devemos ter uma peça mais encorpada e faróis de neblina bem semelhantes ao do SUV compacto, trazendo uma moldura com estilo mais quadrado e vertical.

O site aponta ainda que a grade frontal contará com novo formato e deverá ser exclusiva tanto para a Strada Ranch como para a Strada Ultra, que compartilharão a peça. O preenchimento da grade é que vai ser diferente em cada uma: terá estilo mais aventureiro na Ranch e mais esportivo na Ultra.

Vale mencionar ainda a entrada de ar inferior, que deverá ser a mesma usada no modelo atual, enquanto o acabamento de ambas vai ser diferente. A Strada Ranch deve apostar em tons grafites em algumas partes da carroceria, enquanto a Strada Ultra contará com detalhes em preto. 

As rodas vão ter desenho próprio em cada versão topo de linha da Strada, algo que já vemos na irmã maior Toro. Porém as novidades estéticas param por aí, pois o restante da carroceria ficará como o modelo atual. Nem mesmo as lanternas terão algum redesenho interno.

Mais conectada

Para lidar com a chegada da nova Chervolet Montana, a Fiat vai investir num pacote de equipamentos mais recheado para a nova Fiat Strada turbo 2024. Um deles será a central multimídia com tela de 8,4 polegadas nas versões mais caras, que substituirá o conjunto atual com display de 7”. É o mesmo equipamento usado na Toro e Renegade, por exemplo.

Podemos esperar ainda mais novidade entre os itens de série. A Fiat anunciou na Argentina no início deste ano que a nova Strada 2024 receberia novos itens de conforto e tecnologia.

Com isso podemos apostar que ela deverá receber itens de assistência ao motorista como frenagem autônoma de emergência e alerta de saída de faixa. A chegada desses itens não é nada absurda, pois estão disponíveis para o Fiat Pulse.

É dado como certo também (finalmente) a chegada do piloto automático, item ausente desde que a segunda geração da picape estreou no mercado nacional e que foi motivo de muitas reclamações entre os compradores. Novidades de acabamento também devem vir, mas no máximo revestimentos novos para os bancos e novas costuras.

Comentários