Fiat Scudo: substituto do Doblò tem alma francesa e até versão elétrica

Modelo chega como trigêmeo dos franceses Peugeot Expert e Citroën Jumpy, ocupando o espaço deixado pelo Doblò entre Fiorino e Ducato
Camila Torres
Por
15.06.2022 às 19:19
Modelo chega como trigêmeo dos franceses Peugeot Expert e Citroën Jumpy, ocupando o espaço deixado pelo Doblò entre Fiorino e Ducato

A Fiat anunciou nesta quarta-feira (15), a chegada de um novo comercial leve ao portfólio da marca que ficará entre os modelos Fiorino e Ducato e tem como missão suprir a lacuna deixada pelo Doblò. 

Trata-se do Fiat Scudo, que nada mais é que o trigêmeo dos modelos Peugeot Expert e Citroën Jumpy. A novidade será apresentada ao mercado brasileiro no dia 23 de junho.

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Pouco foi divulgado sobre o modelo, mas por compartilhar a mesma plataforma dos modelos da Peugeot e Citroën e por se tratar de um veículo de trabalho as mudanças devem ser bem sutis. 

Assim como aconteceu no novo Peugeot Partner Rapid, que se diferencia do Fiat Fiorino por poucos detalhes e por oferecer opções de personalização do veículo para petshop ou hortifruti, por exemplo. 


Fiat Scudo: versões, motorização, equipamentos e preço 

No teaser compartilhado pela marca para anunciar a chegada do Scudo, é possível notar que apenas a grade dianteira é diferente dos outros dois utilitários. As configurações disponíveis para o Brasil ainda permanecem em segredo, mas o esperado é uma opção voltada para o transporte de carga com capacidade de até 1.500 kg sem assentos e uma para transporte de passageiro com 11 lugares. 

O motor deve ser o já conhecido 1.6 turbodiesel de 120 cv e 30,6 kgfm de torque casado ao câmbio manual de seis marchas e tração dianteira. O Expert e o Jumpy contam ainda com uma versão elétrica de 136 cv e 26,5 kgfm de torque, e uma autonomia de 330 km (Urbano) 237 km (Rodovia) no ciclo WLTP.

Leia também: Peugeot Partner Rapid é um Fiorino francês e “pelado” a R$ 100.000

A configuração elétrica do modelo Fiat ainda não está confirmada no Brasil, no entanto, seguindo a atual estratégia, faz sentido a Stellantis importar o E-Scudo no futuro. 

Modelo chega como trigêmeo dos franceses Peugeot Expert e Citroën Jumpy, ocupando o espaço deixado pelo Doblò entre Fiorino e Ducato

A lista de itens de série deve trazer equipamentos como: freios a disco nas quatro rodas, ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, volante regulável em altura e profundidade, faróis de neblina, limitador de velocidade, rádio e sistema star/stop. Itens já oferecidos no Peugeot Expert, inclusive. 

Na Europa, o Fiat Scudo é ofertado com o pacote ADAS, que inclui assistentes de condução como: alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa. Mas talvez essa opção não venha para o Brasil. 

Outro mistério é se o modelo da Fiat será produzido no Uruguai juntamente com os modelos das marcas francesas, ou se terá a produção nacionalizada em uma das fábricas da Stellantis. Quanto ao preço, o esperado é que o Scudo custe mais caro que os irmãos, visto que o Fiorino é oferecido por um preço mais alto que o Partner Rapid. Sendo assim, espero algo próximo dos R$ 200.000. 


Talvez você também se interesse: 

Dez carros que são "pau para toda obra" na hora do trabalho
Caoa Chery Tiggo 8 Pro híbrido que faz 80 km/l chega ao Brasil
10 carrões exóticos para comprar no Feirão Mobiauto 2022
Carros de 7 lugares: veja as opções existentes em 2022 e os preços

Veículo comercial
Utilitário esportivo
Fiat Scudo
Peugeot Expert
Citroën Jumpy
Fiat Doblò
Carros 2022
Lançamentos Automotivos

Comentários