Fiat quer sair na frente do Nivus (outra vez) com Fastback Abarth
Não é segredo que a Fiat foi pioneira em muitas coisas no Brasil: primeiro carro turbo fabricado em série no país (Uno), primeiro motor 16V (Tempra), primeiro carro movido a etanol (Fiat 147), entre outros. Para seguir nessa linha, a montadora pretende mostrar outra carta na manga quando o assunto é rivalidade entre Volkswagen Nivus e Fiat Fastback.
Ambos disputam o gosto dos clientes no mercado de SUVs compacto, principalmente com carroceria cupê. Além disso, possuem motorizações semelhantes na maioria das versões.
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VW Nivus: 1.0 turbo de três cilindros, que rende até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque
Fiat Fastback: 1.0 turbo de três cilindros, que rende até 125 cv e 20,4 kgfm de torque
Mas existe uma exceção. O Fastback tem a versão Abarth, assim como o Fiat Pulse, com o motor T270. Nessa configuração, além do visual e preparação esportivos, o SUV rende 185 cv e 27,5 kgfm de torque. A variante Limited Edition também possui o T270, mas não com o mesmo apelo esportivo.
Buscando uma versão esportiva para chamar de sua entre os SUVs, a Volkswagen anunciou, ano passado, a chegada do VW Nivus GTS, com visual mais arrojado e o motor 1.4 TSI. Esse propulsor já equipa a versão de topo do VW T-Cross e o Virtus Exclusive, por exemplo, ofertando até 150 cv e 25,5 kgfm de torque.
Pronto, compare Fastback Abarth e VW Nivus com a chegada da versão GTS e você terá uma briga boa. Preço provavelmente melhor do Fastback, mas freio a disco nas quatro rodas para o Nivus e cinco estrelas no teste de segurança do Latin NCAP.
Então, a Fiat resolveu desequilibrar novamente. Isso porque uma unidade de teste do Fastback Abarth foi flagrada rodando com um item deluxo: teto solar. Acessório que o Nivus não oferece e terá dificuldades para ofertar.
O motivo é também por conta da logística. O VW Nivus é produzido na fábrica da Anchieta (SP), enquanto os veículos do grupo Volkswagen que têm teto solar saem da fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde T-Cross Highline pode sair com o item.
Assim, a Fiat pode dar um passo à frente da concorrência (mais uma vez), principalmente no segmento mais acirrado atualmente que é dos SUVs compactos, no qual Fastback e Nivus estão, mas que é liderado pelo VW T-Cross.
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Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.