Fiat Pulse: 5 coisas que o SUV já oferecia antes de Tera e Kardian chegarem
Lançado em 2020, o Fiat Pulse chegou com o apelo de ser o primeiro SUV compacto da marca italiana, sem contar que o foi o primeiro a popularizar o segmento que no passado teve modelos como o Honda WR-V e o Caoa Chery Tiggo 3X. O sucesso do Pulse serviu para concorrentes como o Renault Kardian e VW Tera chegarem, e o SUV traz 5 coisas antes deles.
Com pouco mais de quatro anos de presença no mercado, o Pulse é uma das peças fundamentais para a Fiat hoje, tanto que serviu de base para o Fastback e se tornou um dos modelos mais vendidos da marca. Em breve ele deverá ter seu primeiro facelift apresentado, que deverá contar com algumas boas novidades. Abaixo, confira o que ele trouxe até aqui.
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Motor Turbo
O Fiat Pulse foi o primeiro carro com motor 1.0 turbo da montadora, que aliás foi a primeira a produzir um carro turbinado em série no país, o Fiat Uno Turbo em 1994 com seu motor 1.4 turbo. Voltando ao SUV compacto, finalmente a marca entrou no mundo downsizing em 2020 com o motor 1.0 turbo T200, que entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, que trabalha sempre com o câmbio CVT de sete marchas simuladas. Sua importância é tão grande que hoje equipa outros modelos da Fiat e carros da Peugeot e Citroën.
Versão híbrida
Lançado no final de 2024, o motor T200 Hybrid se trata nada menos do que o motor 1.0 turbo da marca com sistema híbrido-leve de 12V. Ele mantém a força do motor T200 convencional, mas soma um pequeno motor elétrico de 12V, que gera potência de até 3 kW (4 cv) e 1 kgfm de torque, assim substituindo tanto o alternador e o motor de partida. A fabricante garante que o consumo do Pulse T200 Hybrid foi reduzido em até 10,7%, seja com etanol ou gasolina no tanque. Na prática também o propulsor híbrido-leve chegou para reduzir emissões, mas também foi o primeiro entre os rivais com tal tecnologia.
Assistentes de segurança
O SUV compacto também foi responsável por popularizar de certa forma o sistema de frenagem autônoma de emergência e o alerta de saída de faixa no segmento de SUV compacto, contando ainda com comutação automática de farol alto. O Kardian chegou depois com um pacote ADAS mais completo, algo que será repetido no novo VW Tera em breve – ao menos no pacote da versão mais cara High. Porém, o Pulse já conta com parte desses itens desde 2020.
Versão esportiva
Aqui um dos principais diferenciais do Fiat Pulse: uma versão esportiva de verdade para chamar de sua. Estamos falando do Pulse Abarth, única versão da linha do SUV compacto que traz o motor 1.3 turbo flex T270, que no modelo ainda entrega até 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, trabalhando sempre com câmbio automático de seis marchas – com direito a aletas no volante para trocas manuais.
A aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 7,6 segundos, enquanto a máxima divulgada pela fábrica é de 215 km/h. O Renault Kardian tem na prateleira o 1.3 TCe, mas a marca não deu pistas que o SUV possa receber o motor do Duster em uma hipotética versão esportiva Alpine – algo que é muito possível. Já o VW Tera GTS poderia ser realidade com o mesmo 1.4 turbo do Nivus, mas seria difícil por conta de estratégia de marca.
Saída de ar para o celular
Pode parecer bobeira para muitos, mas a recarga sem fio (por indução) de smartphone costuma superaquecer muitos modelos. Pensando nisso, a Fiat trouxe desde a chegada do Pulse uma abertura da saída de ar-condicionado diretamente sobre o nicho do carregador de indução, o que ajuda a resfriar o aparelho. A solução foi copiada pela VW no Tera.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.