Fastback elétrico chinês é flagrado e pode chegar ao Brasil pela Stellantis
A Leapmotor será uma das marcas inéditas a desembarcar no Brasil este ano. A expectativa é que a nova marca chinesa, que vai operar no país debaixo do guarda-chuva da Stellantis, faça sua estreia com o SUV C10 e o compacto elétrico T03. Agora, na China, o SUV foi flagrado pela primeira vez o Leapmotor B01, um SUV cupê elétrico que tem chances de chegar também.
O flagra deste novo modelo foi publicado pelo CarNewsChina e mostra um SUV cupê elétrico que nos faz lembrar basicamente do Fiat Fastback. Mas antes de detalhar esse modelo, vale dizer que provavelmente ele deve compartilhar a mesma plataforma Leap 3.5 que o SUV B10 – e que destrinchamos neste artigo.
Você também pode se interessar por:
- Leapmotor C10: SUV elétrico que virá ao Brasil já roda em testes por aqui
- Leapmotor B10: como é o SUV elétrico com tamanho de Compass contra BYD
- Leapmotor T03: como é o elétrico vendido com preço de Fiat Pulse no Uruguai
- Novo Fiat Fastback Impetus Hybrid: o que você precisa saber antes de comprar
Podemos dizer isso porque tanto o Leapmotor B10 quanto o novo SUV cupê B01 se parecem um bocado. Basta reparar nos faróis bem estreitos na dianteira, que formam apenas uma régua com máscara negra, são idênticos e servem como uma assinatura em LED com função de DRL. Já o para-choque parece acomodar os faróis principais nos cantos, que puxam uma espécie de entrada de ar logo abaixo – o que garante o desenho mais esportivo.
O que difere mesmo o SUV cupê elétrico do convencional utilitário B10 é o recorte do capô mais convencional e que termina nos faróis. No B10, esse recorte é curvo e fica mais recuado. O que muda mesmo é da coluna B para trás no B01, região na qual o teto tem caimento mais acentuado, porém, a parte inferior das portas dividem os mesmos vincos.
Existe ainda uma terceira janela lateral para reduzir o excesso de lataria no perfil – algo que seria bem-vindo ao Fastback original para melhorar as proporções. Já as maçanetas ficam embutidas, o que reforçam o aspecto mais limpo desta parte do carro. O comprimento deverá ficar em cerca de 4,70 metros, pouco maior que os 4,10 m do SUV B10.
Fica a dúvida quanto a traseira do novo Leapmotor B01, mas é muito provável que as lanternas sejam interligadas por uma régua de LED – mesma receita do SUV B10. Na China, o modelo vem sendo tratado como um sedan, mas fica evidente que a proposta é de SUV cupê mesmo. Entre os equipamentos, podemos esperar itens como monitor de ponto cego, câmera com visão 360º e recursos de assistência ao motorista para condução semiautônoma.
Por possivelmente dividir a plataforma com o SUV B10, que será basicamente um concorrente para o BYD Yuan Plus no Brasil, o novo Fastback chinês elétrico deverá herdar a mesma motorização. Assim podemos contar com o propulsor de 160 Kw (218 cv) de potência, que soma uma bateria LFP de 56,2 kWh.
Quando desembarcar no Brasil, algo que está esperado para este ano, a Leapmotor será basicamente a Fiat dos elétricos. Isso porque ambas terão posicionamento parecido dentro do grupo Stellantis, com a nova Leapmotor sendo o ponto de partida de elétricos do grupo.
O SUV híbrido plug-in C10 já foi visto rodando em testes no Brasil, podendo ser um rival para brigar com o BYD Song Plus e GWM Haval H6, enquanto o compacto T03 deverá ser um rival de peso para o BYD Dolphin e GWM Ora 03. Já o SUV cupê B01 poderá se encaixar bem neste catálogo, já que o sucesso do Fastback dentro do grupo prova a demanda por SUVs cupês no mercado nacional, sobretudo pelo estilo esportivo.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.