Exclusivo: BYD Tang se chamará Tan no Brasil para não ter nome de suco

Marca chinesa vai simplificar nome do SUV elétrico de sete lugares para evitar que vire um xará da famosa marca de sucos em pó
LF
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22.10.2021 às 10:27
Marca chinesa vai simplificar nome do SUV elétrico de sete lugares para evitar que vire um xará da famosa marca de sucos em pó

A BYD ainda nem oficializou seu ingresso no mercado de veículos de passeio no Brasil – algo que deve acontecer em novembro –, mas já vem causando alvoroço.

Um deles é a estratégia ousada, já antecipada pela Mobiauto, de vender carros híbridos e elétricos no país junto de um pacote com painéis solares e baterias para gerar a energia a ser usada por esses veículos na própria residência do proprietário. Até porque, a empresa fabrica esses componentes na Zona Franca de Manaus (AM). Só os carros viriam importados.

No primeiro semestre de 2022, a marca chinesa fará sua estreia no segmento de automóveis elétricos com o SUV Tang e o sedan Han, ambos de grande porte e com pegada luxuosa. Custarão acima de R$ 300.000.

Marca chinesa vai simplificar nome do SUV elétrico de sete lugares para evitar que vire um xará da famosa marca de sucos em pó

Na segunda metade do próximo, virão os híbridos plug-in Qin (sedan médio como o Toyota Corolla) e Song Plus (SUV cupê com dimensões próximas às do RAV4), ocupando a faixa de preços entre R$ 150.000 e R$ 300.000.

Até aí, todas são informações já repercutidas. Entretanto, nossa reportagem pode afirmar que a operação no Brasil terá uma particularidade: o SUV elétrico Tang, como é conhecido na China e em outros países, será vendido aqui como Tan, sem o G, para não virar homônimo da famosa marca de sucos em pó.

Leia também: BYD encarará Corolla e RAV4 com SUV e sedan híbridos que fazem 26 km/l

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Oficialmente, a empresa afirma que a decisão não foi tomada por causa do suco, mas sim por uma simplificação fonética: em mandariam, o G usado tão comumente em finais de palavras é mudo. Assim, a pronúncia correta do SUV já seria Tan.

Além disso, este nome fica mais alinhado ao do irmão Han (cujo H é falado como o R em português). Veja mais sobre os dois modelos em um novo vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista. Assista:


Como serão os BYD Tan e Han

O BYD Tan é um SUV de porte grande para até sete passageiros. Terá 4,87 m de comprimento, 2,82 m de entre-eixos, 1,95 m de largura e 1,72 m de altura. Com esses predicados, tentará roubar clientes de Toyota SW4 e Jeep Commander.

O modelo possui versões híbridas ou elétricas em diversos mercados. Por aqui, será vendido apenas na configuração 100% elétrica, possivelmente com dois motores, um sobre cada eixo. Cada um deles rende 245 cv de potência e 33,6 kgfm de torque.

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A tração é integral e a propulsão combinada entre todas as rodas gera cerca de 490 cv e 67 kgfm. Sua autonomia, medida no sistema americano NEDC, menos rígido do que o europeu WLTP, chega a 500 km.

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á o Han é um sedan grande, igualmente elétrico, medindo 4,96 m de comprimento, 2,92 m de entre-eixos, 1,91 m de largura e menos de 1,50 m de altura. Sua motorização é similar à do Tan, mas com autonomia maior, devido ao coeficiente de arrasto superior.

O três-volumes promete rodar até 550 km, segundo o ciclo NEDC, na configuração com dupla motorização e tração AWD. Tanto no caso do sedan quanto do SUV os módulos de bateria são compostos por lâminas no lugar de cubos, o que aprimora a alocação e o espaço interno.


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