Este VW Fusca 1600 S está à venda pelo preço de um Jeep Compass diesel
O Volkswagen Fusca é um dos carros mais cultuados no Brasil e no mundo, seja por conta do seu icônico design ou porque quase toda pessoa tem uma história com ele. Com várias versões marcantes, uma das mais lembradas por aqui é o VW Super Fuscão 1600S, versão esportiva do clássico modelo. O interessante é que tem um à venda na internet, uma oportunidade para os colecionadores, mas prepare o bolso!
Com mais algumas horas gastas na internet, acabamos achando esse VW Fusca 1600 S à venda no marketplace do Facebook. Segundo seu proprietário, o carro anunciado é do ano-modelo 1974/1974 na cor Amarelo Safari e se trata da unidade 017, ou seja, é o Super Fuscão de número 17 das pouco mais de 5.000 unidades que foram produzidas em terras tupiniquins.
Você também pode se interessar por:
- Volkswagen Gol batedeira surge na Alemanha com preço de Renault Kwid
- Esse Renault Twingo foi transformado em picape à lá Fiat 147
- Como é o Chevrolet Chevette 1977 que está à venda por mais de R$ 100 mil
- Este VW Santana 2000 é 0km e custa o mesmo que um Toyota Corolla Cross
Visualmente o VW Fusca 1600 S trazia alguns detalhes diferentes do restante da família, sendo que o mais marcante era a tomada de ar preta instalada sob o capô traseiro, que carregava a inscrição 1600 S. O estilo era marcado ainda pelas rodas de ferro de 14 polegadas mais largas calçadas com pneus diagonais 175S14 e o escapamento posicionado virado para a esquerda na traseira.
Por dentro o VW Fusca 1600 S também faz bonito, principalmente por conta do volante de três raios Walroad e os relógios na parte inferior central do painel com termômetro do óleo, amperímetro e relógio. Havia ainda o conta-giros no painel principal, enquanto a alavanca de câmbio é encurtada de fábrica. Segundo o proprietário, a unidade anunciada traz bancos baixos Cordone com catracas Probel.
Debaixo do capô o Super Fuscão carregava ainda o clássico motor boxer arrefecido a ar, mas neste caso se tratava de um motor 4 cilindros boxer de 1,6 litro, que é alimentado por dois carburadores Solex 32 PDST. Na prática, entregava na época de lançamento 65 cv de potência a 4.600 rpm e bons 12 kgfm de torque a 3.000 rpm, trabalhando sempre com um câmbio manual de quatro marchas.
No anúncio, o proprietário afirma que o modelo está revisado com especialista no Fusca 1600 S, além de trazer manual do proprietário e chave reserva. O clássico é uma das variantes mais raras do famoso besouro e estima-se que poucas unidades tenham sobrevivido nesses 50 anos, sendo a única versão esportiva ao longo de sua história. Mas a pedida é para poucos: R$ 250.000, o equivalente a um Jeep Compass Limited com motor diesel TD350.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp
Por Diego Dias
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.