Esta Dodge Rampage já antecipava picape nacional da Ram há 17 anos

No Salão de Chicago de 17 anos atrás uma picape foi apresentada como Dodge Rampage, e já antecipava muitos detalhes que teremos no modelo nacional
Diego Dias
Por
06.04.2023 às 21:57
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No Salão de Chicago de 17 anos atrás uma picape foi apresentada como Dodge Rampage, e já antecipava muitos detalhes que teremos no modelo nacional

A nova picape nacional da Ram chamará Rampage, como a Mobiauto contou na última segunda-feira (3). O modelo já é bastante esperado por aqui, e tem alguns segredos revelados: como a base monobloco, comum em carros de passeio, e suspensão do tipo independente nos dois eixos.

O detalhe é que este nome, já registrado no Brasil através do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), foi usado 40 anos atrás em uma picape compacta dos Estados Unidos. E chamou ainda mais a atenção da indústria ao ser o nome também de uma picape conceito, apresentada mundialmente no Salão de Chicago de 2006. 

Acredite se quiser: chamada de Dodge Rampage, o projeto tem muito mais em comum do que se imagina com a nossa futura Ram Rampage 2024 - que será feita na fábrica da Stellantis em Goiana (PE). 

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Para começar, a caminhonete conceito também tinha a proposta de ser um modelo mais urbano com sua base monobloco, algo que não é comum até os dias atuais e na época era menos ainda, já que as picapes médias costumam usar carroceria baseada em chassi. Naqueles tempos, a Honda Ridgeline era a única que tinha uma estrutura parecida com a do protótipo.

Coincidentemente, a Stellantis finalmente vai tirar da gaveta sua ideia de um modelo com caçamba mais urbano, e usará justamente o nome do conceito apresentado há 17 anos naquele Salão. Além do nome, o grupo deve aproveitar algumas novidades apresentadas pelo conceito, mas nem todas, afinal, ele trazia soluções bem peculiares.

Como destaques, podemos apontar a carroceria com capô curto e linhas mais arredondadas, diferente do que vemos hoje nos modelos da marca do carneiro, que carregam visual bem robusto, coberto por vincos e balanço dianteiro generoso.

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O mais interessante é que a Dodge colocou simplesmente uma solução de minivan na sua picape cabine dupla da época, que tinha nada menos do que portas traseiras corrediças, com direito a uma janela espia nos cantos e sem a tal coluna “B” separando as portas. Uma ideia bizarra até para os dias de hoje. 

A carroceria ainda tinha um teto que trazia caimento curvado em direção à caçamba, desenho que aliás acabava conversando com o contorno das portas. Com caçamba e cabine sem um vão de divisória, vemos que estamos diante de uma picape com plataforma de carro de passeio. 

Na frente da caixa de roda traseira havia também nichos para apoiar o pé e ter acesso ao compartimento de carga, talvez a peça mais convencional do projeto. 

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A traseira tinha lanternas com desenho que invadia a tampa da caçamba na porção superior, algo que a marca aplicou na época para sair do padrão tradicional das lanternas verticais. E como você pode ver nas imagens, a caçamba também trazia uma rampa para colocar objetos com mais facilidade – bem parecido com a solução da Tesla Cybertruck.  

Por dentro, a Dodge aplicou bancos que podiam ser rebatidos no chão. Quando todos os assentos ficavam levantados, a picape fornecia uma área de armazenamento extra logo abaixo, que era basicamente um porta-objetos gigante.

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Debaixo do capô a motorização era um velho conhecido da casa: um motor V8 HEMI de 5,7 litros naturalmente aspirado que entregava seus 351 cv de potência e 53,9 kgfm de torque, trabalhando junto de uma transmissão automática de cinco marchas. 

A tração daquela Dodge Rampage era dianteira, algo que ficará próximo também ao da nova Ram Rampage 2024. Afinal, a nova picape nacional deverá contar com um sistema de tração 4x4, que prioriza a dianteira e não a traseira, como nas picapes médias comuns. 

O protótipo já contava também com suspensão traseira independente, algo que será aplicado também no novo produto da Ram. 

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Com isso, fica fácil entender o motivo da Ram ter escolhido este nome de batismo para a sua nova picape urbana, que ficará posicionada abaixo dos modelos 1500, Classic, 2500 e 3500. 

Isso porque, ao longo da sua história, o nome Rampage passou de uma picape compacta da década de 1980 para uma picape média conceito com portas de minivan em 2006. O que quer dizer que a empresa sempre utilizou este nome para picapes com base de carro de passeio. 

Excentricidades à parte, a Dodge Rampage abriu caminho para a inédita Ram Rampage nacional, que deverá contar com dimensões próximas às de uma Toyota Hilux, mas com o conforto mais próximo ao que entrega um SUV.


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