BYD Dolphin Mini é lançado no Uruguai com nome de ave e mais barato que Kwid

Subcompacto elétrico da marca chinesa já é comercializado no país vizinho com nome de BYD Dolphin Gaivota
Vinicius Moreira
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14.02.2024 às 18:54 • Atualizado em 12.11.2024
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Subcompacto elétrico da marca chinesa já é comercializado no país vizinho com nome de BYD Dolphin Gaivota

Com o lançamento para o Brasil já previsto, o BYD Dolphin Mini desembarcou no Uruguai. Por lá, o subcompacto é vendido nas versões EV300 e EV400, que devem ser também oferecidas por aqui.

Os preços do Dolphin Mini, que por lá é chamado curiosamente de Dolphin Gaivota, variam entre US$ 21.990 (R$ 109.000) e US$ 23.990 (R$ 119.119) – na conversão direta. Preços que aumentam a expectativa sobre quanto o modelo vai custar no Brasil.

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As mídias nacionais falam em preços abaixo dos R$ 100 mil, mas a Mobiauto apurou junto aos concessionários que o produto chegará às lojas com preços entre R$ 110 mil e 120 mil – mesmo valor da etiqueta uruguaia. Por aqui, o Dolphin Mini deve ser lançado até o fim do mês.

Vale ressaltar que o Dolphin Gaivota é mais barato que o Kwid E-Tech no Uruguai, que só sai das lojas por US$ 29.990 ou pouco mais de R$ 148 mil. Em nosso mercado, a história deve ser um pouco diferente, já que o Kwid elétrico teve preço reduzido nas últimas semanas e custa menos de R$ 100 mil.

Ou seja, para ter o Dolphin Mini como o carro elétrico mais barato do Brasil, a BYD terá de se esforçar um pouco mais no preço. Isso porque a Renault foi rápida e já anunciou um desconto no preço do Renault Kwid E-Tech.

Como é o BYD Dolphin Mini?

O Dolphin Mini chegou ao mercado vizinho em duas configurações, como já falamos mais acima. Elas têm praticamente o mesmo nível acabamento, e o que muda é o tamanho da bateria e sua capacidade, claro.

A EV300 terá bateria de 30 kWh para uma autonomia de 305 km, sendo que a EV400 terá um conjunto de 38,88 kWh para rodar até 405 km - ambas com medições pelo ciclo CLTC. Os números de alcance para o Brasil devem ser menores, ao passarem pelo Inmetro.

Já o motor é o mesmo para as duas versões, um trem de força elétrico de 74 cv de potência e um torque de 13,76 kgfm. Aos amantes da aceleração, o Mini vai de 0 a 50 km/h em 4,9 segundos e 14,9 segundos para chegar aos três dígitos do velocímetro. A velocidade máxima é de 135 km/h.

São 3.978 mm de comprimento, 1.715 mm de largura, 2.500 mm de entre-eixos e 1.540 mm de altura, que são medidas próximas a de um Renault Kwid. Toda essa estrutura roda com pneus aro 15 com perfil 165/65.

Com o nome de BYD Seagull, na China, o Mini já vendeu cerca de 280.217 unidades no país asiático em 2023. Por lá, o hatch foi apresentado ainda no ano passado no Salão do Automóvel de Xangai.

O hatch ainda chegará ao Brasil com itens de série que os irmãos maiores e mais caros não tem. Antes mesmo de chegar, o Dolphin Mini já movimentou a precificação do segmento de elétricos no Brasil - assim como o BYD Dolphin fez ano passado. Resta aguardar o lançamento e saber se o modelo da marca chinesa vai ficar com o “Mini” só no nome, ou se será no preço também.

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