Ford Ranger gabarita teste e VW Amarok fica com três estrelas no Latin NCAP
As picapes Ford Ranger e Volkswagen Amarok participaram da última rodada de testes de segurança do Latin NCAP. A picape americana conseguiu nota máxima, enquanto a veterana da marca alemã ficou com apenas três estrelas.
Começando pela Ford Ranger, a picape da marca norte-americana igualou a Mitsubishi Triton, que também foi testada recentemente em sua nova geração. Segundo o Latin NCAP, a Ranger tem estrutura estável após as colisões e bons índices de proteção nos impactos frontal, lateral e contra poste.
Você também pode se interessar por:
- Mitsubishi Triton é primeira picape cinco estrelas do Latin NCAP
- Por que os testes do Latin NCAP mais enganam do que ajudam o brasileiro
- Ford Ranger e Volkswagen Amarok usam o mesmo motor V6 turbodiesel?
- Ford prepara 10 lançamentos para 2025; veja quais são
As notas foram as seguintes: 93% de proteção aos adultos, 90% para crianças, 75% para proteção de pedestres e 92% em sistemas de assistência à segurança, o que caracteriza a nota de cinco estrelas.
O pior desempenho da Ranger foi no teste de whiplash, ou seja, do efeito chicote quando há um acidente envolvendo a traseira do veículo. Neste teste, a proteção foi considerada marginal.
Já a Volkswagen Amarok, que passou por uma reestilização, mas não trocou de geração – lembrando que a atual geração da Amarok para outros mercados é feita em parceria justamente com a Ford Ranger – também manteve integridade da estrutura.
No entanto, as proteções para peito do motorista e do passageiro ficaram como marginal e adequada, respectivamente. Além disso, a picape da Volkswagen tirou notas consideravelmente menores na proteção para pedestre (62%) e em assistência à segurança (66%).
Vale ressaltar que as duas possuem itens como seis airbags, além dos controles de tração e estabilidade. Todavia, a Ranger ainda é equipada com airbag de joelho e frenagem automática de emergência, ambos como itens de série.
Por Renan Rodrigues
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.