Corsa 2025 usa base de Peugeot e pode custar mais que um Jeep Compass
O Chevrolet Corsa foi um modelo que caiu nas graças do mercado brasileiro. O hatch lançado em 1994 foi vendido por 18 anos no país, saindo de linha em 2012. Contudo, na Europa, o modelo ainda é vendido e conta até com toque francês.
Atualmente em sua sexta geração, o modelo utiliza a plataforma CMP, a mesma do Peugeot 208, mas como isso aconteceu?
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Apesar do Corsa ter sido vendido em nosso mercado com a estampa da Chevrolet, no Velho Continente, o modelo era (e ainda é) comercializado como um produto da marca Opel. Então fabricante pertencente ao grupo GM.
Contudo, o tempo foi passando e, em 2017, a Opel e Vauxhall, ambas marcas da General Motors, foram vendidas para PSA. Em 2019, a PSA e a FCA se uniram para criar a Stellantis, um dos maiores conglomerados automotivos do mundo.
Como é o Corsa atual?
Atualmente o Opel Corsa está em sua sexta geração. Como ressaltamos no começo do artigo, o hatch utiliza a plataforma CMP, a mesma do Peugeot 208 vendido em nosso mercado.
Em seu visual atual, mesmo em configurações a combustão, o modelo se passa como um elétrico. Isso porque o hatch tem uma barra escurecida que interliga os faróis de led, dando a impressão da ausência de grade, como acontece em modelos elétricos. Contudo, na própria barra temos cortes horizontais que entregam a motorização a combustão.
Na traseira, as lanternas são em LED em todas as configurações e o maior destaque está no logo escurecido, assim como o “Corsa” posicionado no porta-malas. No interior, o hatch tem painel de instrumentos digital e central multimídia de 10 polegadas em todas as versões.
Falando na motorização, o hatch é encontrado com três configurações diferentes: puramente a combustão; híbrida e elétrica.
Em Portugal, o Chevrolet Opel começa com uma configuração 1.2 turbo de 100 cv de potência acoplado a uma transmissão manual de seis marchas. Há opção com o mesmo propulsor, porém com um câmbio automático de oito marchas. Em outros mercados, o hatch conta também com uma motorização 1.2 aspirada de 75 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas como opção de entrada.
As configurações híbridas utilizam a tecnologia híbrida-leve (mesma de Fastback e Pulse no país) e combinam um propulsor 1.2 turbo que pode conter 100 cv ou 136 cv de potência com um sistema elétrico 48V.
Por fim, a configuração elétrica é a mais potente de todas, com 156 cv de potência e 405 km de autonomia segundo o ciclo WLTP.
Ainda como referência o país lusitano, o Opel Corsa fica tabelado entre 18.775 e 35.290 euros, algo equivalente a R$ 111.981 e R$ 210.482, em conversão direta sem adição de impostos.
Jornalista Automotivo