Como este menino foi responsável por mudar placa de idosos em todo o país

Foi um garoto de dez anos de Goiânia (GO) quem, inspirado em seus avós, sugeriu uma forma mais moderna de representar pessoas acima de 60 anos nos desenhos
LF
Por
11.11.2022 às 14:48 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Foi um garoto de dez anos de Goiânia (GO) quem, inspirado em seus avós, sugeriu uma forma mais moderna de representar pessoas acima de 60 anos nos desenhos

 Recentemente, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou uma resolução que alterou a forma de representar pessoas acima de 60 anos em todas as placas de trânsito no território nacional. 

Em um prazo de cinco anos, todas as sinalizações já existentes, que mostram um boneco corcunda e de bengala, devem ser substituídas por um desenho de boneco ereto com a inscrição “60+”. A Mobiauto já falou sobre isso. Para saber mais, clique aqui.

Anuncie seu carro na Mobiauto

O mais surpreendente é de onde veio a inspiração para essa mudança. E ela veio de uma criança de dez anos. 

Tudo começou em Goiânia (GO), quando o estudante Mateus Naciff viu a antiga placa de uma pessoa com bengala e pensou: “Isso não representa mais os idosos”. Mateus pensava especialmente em seus avôs, pessoas que ainda são ativas.

O menino comentou seu pensamento com o pai, que achou inteligente a fala do garoto e perguntou para ele qual seria uma boa substituição. Mateus logo respondeu que o ideal seria um símbolo de 60+.

Leia também: Governo promete premiar motoristas que passarem 1 ano sem levar multa

O pai do garoto, então, gravou um vídeo mostrando a insatisfação do menino com a antiga placa e desejo de mudança e o enviou para alguns familiares. O vídeo acabou viralizando e a Câmara Municipal de Goiânia entrou em contato com ele. 

Pouco depois, em 19 de outubro, o padrão foi adotado como legislação municipal. 

Inspirado na ideia, o Contran estabeleceu no dia 24 a resolução 965/22, adotando a placa mais moderna em todo o Brasil. Mal sabia o menino que um pequeno grande pensamento teria influência nacional…

Crédito: Arquivo pessoal e Câmara Municipal de Goiânia

Você pode se interessar por:
IPVA 2023: por que imposto ficará mais caro sem aumentar
10 infrações de trânsito que dão multa, mas (quase) todo mundo comete
Motoristas que estão há 12 meses sem levar multa receberão bonificações