BYD Dolphin Mini ficará completo em 2025 com itens que o Pulse não tem

Para alavancar ainda mais as vendas, a montadora chinesa planeja padronizar o sistema avançado de assistência ao motorista em todos os seus carros
MC
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21.01.2025 às 20:19
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Para alavancar ainda mais as vendas, a montadora chinesa planeja padronizar o sistema avançado de assistência ao motorista em todos os seus carros

Visando o aumento competitividade no mercado, a BYD, que é a maior fabricante de carros elétricos do mundo, pretende democratizar a tecnologia ADAS (assistências de condução e segurança) a todos os seus carros, do Dolphin Mini ao Yangwang U8, até 2026.

Atualmente apenas os modelos acima de US$ 27.300 possuem os mecanismos de direção inteligente, e o objetivo da BYD é que em 2025 a tecnologia CNOA (City Navigate on Autopilot) seja implementada nos veículos acima de U$ 20.500. Para fechar, em 2026, a ideia é de que todos os carros da marca sejam padronizados com esses recursos, incluindo o Dolphin Mini.

Para isso, a empresa já fez alianças significativas com grandes fornecedores de ADAS, como os fabricantes de drone DJI e Huawei e está desenvolvendo e aprimorando as tecnologias de direção urbana inteligente CNOA e direção inteligente em rodovias (HNOA – Highway Navigate of Autopilot), que serão equipadas com 11 câmeras, sendo sete delas de longo alcance e quatro de estacionamento grande angular.

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A previsão é que até o final de 2025 os sistemas estejam prontos, para que em 2026 todos os carros da marca sejam equipados com recursos de direção inteligentes.

Vale lembrar que atualmente a BYD divide essas tecnologias em três pontos:

  • DiPilot 100: função básica do Adas com NOA, com 100 teraflops, alimentado por chip Drive N Orin da Nvidia para o Journey 5 da Horizon Robotics;
  • DiPilot 300: nível intermediário com condução semiautônoma HNOA em rodovias, um lidar, 300 teraflops e um chip Nvidia Orin X;
  • DiPilot 600: sistema mais avançado vendido pela empresa HNOA e CNOA para condução nas cidades, diversos lidars, condução do tipo L4, com 508 teraflops, e alimentação por dois chips Nvidia Orin X.

Um DiPilot 100 é capaz de entregar assistência de permanência na faixa, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de saída de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito e controle inteligente de velocidade, por exemplo.

Ou seja, mesmo em um pacote mais básico o Dolphin Mini poderá entregar um nível de equipamentos de fazer inveja a alguns modelos já consagrados do mercado, como Fiat Pulse, Chevrolet Onix ou VW Polo.

Ao que tudo indica, o elétrico receberá uma nova versão para ter todas essas tecnologias, que obviamente será mais cara que as que vemos no Brasil. A expectativa é de que o BYD Dolphin Mini completo com ADAS seja fabricado já neste ano. Resta saber se o Brasil receberá a configuração.

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