Citroën C3 Aircross turbo 2024 estreia mais barato que C3 1.0 hatch

SUV de sete lugares estreia na Índia com motor 1.2 turbo e câmbio manual na versão de entrada, e custando o equivalente a R$ 58.195
Renan Rodrigues
Por
19.09.2023 às 08:00
SUV de sete lugares estreia na Índia com motor 1.2 turbo e câmbio manual na versão de entrada, e custando o equivalente a R$ 58.195

Depois de revelar a motorização capaz de fazer até 18,2 km/l, a Citroën começou a pré-venda do C3 Aircross na Índia. Equipado com motor 1.2 turbo da família PureTech e câmbio manual na versão de entrada, batizada de You, o SUV custará 999.900 rúpias indianas, que equivalem a R$ 58.195 em conversão direta.

Esse preço o colocaria abaixo até do hatch C3 brasileiro, que atualmente custa entre R$ 72.990 e chega aos R$ 97.790 em nosso mercado. Obviamente, quando chegar ao Brasil, o SUV, que terá versões de sete lugares para brigar com a Chevrolet Spin, custará mais caro que o hatch. A expectativa é que o modelo parta dos R$ 100 mil.

Como mencionado, a versão You é a configuração de entrada e será vendida com apenas cinco lugares, dois airbags, freios ABS com EBD, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, monitoramento de pressão dos pneus e sensores de estacionamento traseiro.

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As versões mais completas, com direito a sete lugares, terão teto solar, central multimídia, carregador de smartphone por indução, bancos ventilados e seis airbags. No entanto, ainda não tiveram os preços revelados para o mercado indiano.

Lá, o C3 Aircross medirá 4,32 metros de comprimento, 2,67 m de entre-eixos, 1,80 m de largura, 489 litros de porta-malas e 20 cm de vão livre do solo.

Vale ressaltar que a Citroën não fez muitas revelações a respeito do C3 Aircross brasileiro, que será produzido em Porto Real (RJ) e lançado no último trimestre deste ano. Motores, equipamentos e versões ainda não foram oficialmente apresentadas.

Porém, já se sabe que ele terá motor 1.0 turbo de até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque dos Fiat Pulse e Fastback, e do primo de plataforma Peugeot 208, pelo menos nas versões de topo, além de câmbio automático CVT com sete marchas simuladas e quadro de instrumentos digital de 7 polegadas.

Como é o Citroën C3 Aircross

A Stellantis posicionou a Citroën como uma marca de entrada em seu portfólio, mas é indiscutível que o SUV de 7 lugares será um produto de tíquete mais elevado, com preços iniciando acima dos R$ 100 mil.

E é por isso que a marca tentou deixar, visualmente, o C3 Aircross mais requintado que seu irmão menor, o C3. Na dianteira, o para-choque é exclusivo e deixa o modelo mais robusto, mesmo que seus faróis sejam idênticos aos do hatch, com luzes diurnas de LED e desenho que imita um formato bipartido, apesar de serem em peças únicas.

A lateral mostra o formato caixote, como é comum em veículos desse segmento, por isso vemos o teto sem quedas até o fim da carroceria. Comparando com o C3, o SUV é 32 cm mais comprido que e tem 13 cm a mais de entre-eixos. Chamam atenção as portas laterais traseiras grandes.

Para fechar a parte externa, a traseira esboça mais personalidade com lanternas em formato de "C" interligadas por uma faixa horizontal, tampa do porta-malas com vincos bem-marcados e para-choque em dois tons.

O interior recebe muito do C3, como bancos dianteiros, volante, console central e multimídia, porém com soluções um pouco mais sofisticadas de acabamento, além de um quadro de instrumentos mais completo (incluindo conta-giros) nas versões básicas e outro digital nas de topo, e chave canivete.

Além disso, os passageiros contarão com cinco portas USB para carga lenta dentro da cabine. A expectativa é que a apresentação do C3 Aircross nacional aconteça no último trimestre do ano.

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