Cinco picapes maiores para comprar com os R$ 100.000 de uma Fiat Strada

Com os pelo menos R$ 90.000 de uma Strada Cabina Dupla dá para levar Hilux, L200 Triton, Toro... E nem é necessário ficar meses em uma fila de espera
Camila Torres
Por
07.10.2021 às 12:15
Com os pelo menos R$ 90.000 de uma Strada Cabina Dupla dá para levar Hilux, L200 Triton, Toro... E nem é necessário ficar meses em uma fila de espera

O inacreditável aconteceu: a Fiat Strada já custa mais de R$ 90.000 em qualquer versão com cabine dupla. Só a versão topo de linha, Volcano, é catalogada em mais de R$ 100.000, porém vendida efetivamente nas concessionárias por R$ 110.000, sob a justificativa de que a demanda é maior que a oferta. 

Para levar uma das outras versões da Fiat Strada para casa, é preciso esperar no mínimo 180 dias. Devido à falta de semicondutores para produzir a picape e às diversas paralisações sofridas durante a pandemia, a marca não aceita encomendas pela nova Strada desde agosto. 

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Com valores tão altos e uma fila de espera tão longa, realmente vale a pena levar uma Strada para casa nessas condições? Bem, não acabaram as picapes do mundo e se olharmos para o mercado de usados e garimparmos com paciência, será possível encontrar opções muito interessantes. 

Pensando nisso, selecionamos cinco picapes maiores, umas bem parrudas, outras mais despretensiosas, para levar no lugar da picape compacta da Fiat, que quer fazer a vez de veículo para o trabalho e carro de passeio. 

Todas possuem motor flex, assim como a própria Strada, mas prometem ser mais robustas e valentes. E o melhor é que, para estacionar uma dessas picapes na sua garagem - talvez esse seja o principal empecilho, espaço para guardá-las -, não será necessário esperar meses. 

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Cinco picapes cabine dupla flex na faixa de R$ 100.000

1. Toyota Hilux 2.7 Flex 4x2 SR AT 2015 (Cabine Dupla)

Com os pelo menos R$ 90.000 de uma Strada Cabina Dupla dá para levar Hilux, L200 Triton, Toro... E nem é necessário ficar meses em uma fila de espera

Você deve estar questionando o fato de trocar uma picape zero-quilômetro por uma de 2015. Realmente é uma escolha que se deve fazer com muita cautela. Mas não estamos falando de qualquer picape, mas de uma que é referência no segmento. 

A Toyota Hilux já vem construindo sua história há décadas e, quando se trata de resistência, confiabilidade e qualidade, não tem para ninguém. A Hilux encara qualquer coisa. Esta unidade pertence ao último ano-modelo da penúltima geração e seu conjunto mecânico é muito bem acertado. 

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Vale lembrar que essa versão é para quem realmente gosta de dirigir, pois é isso que um câmbio manual exige. Mas, até aí, a Stradinha também é vendida no Brasil apenas com câmbio manual no momento.

O motor 2.7 flex tem uma autonomia baixa, mas oferece potência e torque necessários para a picape rodar tanto na cidade como no chão de terra. A tração 4x4 é a pitada de diversão e valentia que a Stradinha jamais terá. 

Preço: R$ 103.144

Desempenho: 163 (E) – 158 (G) a 5.000 rpm e 25 (E/G) kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 15 segundos / Velocidade máxima: 165 km

Consumo: 5 km/litro na cidade e 6,1 km/litro na estrada com etanol / 6,5 km/litro na cidade e 7,9 km/litro na estrada com gasolina

Caçamba: 1.036 litros de volume e 730 kg de capacidade

Principais itens de série: alarme, faróis de neblina, câmera de ré, repetidores laterais das luzes de direção, direção assistida, faróis com acendimento automático e rodas de liga leve.

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2. Chevrolet S10 2.5 Ecotec LT 4x4 MT 2015 (Cabine Dupla)

Com os pelo menos R$ 90.000 de uma Strada Cabina Dupla dá para levar Hilux, L200 Triton, Toro... E nem é necessário ficar meses em uma fila de espera

A Chevrolet S10 é a picape mais potente da lista e de dar inveja à concorrência. São 206 cv e ela precisa apenas de 9,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h, uma marca respeitável para um veículo dessas proporções.

A atual geração da picape foi lançada em 2012 e a linha 2016 é a última com seu visual original. A partir do ano-modelo 2017, ela recebeu o primeiro facelift, sendo que um segundo chegou ao mercado no ano passado. De qualquer forma, plataforma, carroceria e motores ainda são os mesmos da picape 0 km vendida hoje.

Se você ainda estiver se perguntando se é um bom negócio trocar uma Strada 2021 por uma S10 2016, podemos te dar alguns motivos. Apesar do consumo de combustível mais alto que o da Fiat, a picape média da Chevrolet é mais econômica que as rivais flex de outras marcas, como Hilux e Ford Ranger. E com mais desempenho.

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E não para por aqui: como a nova geração da S10 ainda não foi lançada, a linha 2016 ainda é um modelo atualizado. O espaço interno é realmente generoso e tem bancos confortáveis. A caçamba tem nada menos nada mais que 1.570 litros e 927 kg de capacidade de carga. Cabe muita coisa aqui. 

Por fim, a S10 também não deixa a deseja quando se trata de um design de impacto. Ela pode não ser a mais bonita ou moderna, mas tem porte de impor respeito em qualquer concorrente. 

Preço: R$ 97.787

Desempenho: 206 (E) – 197 (G) cv a 6.000 rpm, e 27,3 (E) – 26,3 (G) a 4.400 rpm / 0 a 100 km/h em 9,1 segundos / Velocidade máxima: 163 km/h 

Consumo: 4,9 km/litro na cidade e 5,5 km/litro na estrada com etanol / 7,2 km/litro na cidade e 8,2 km/litro na estrada com gasolina

Caçamba: 1.570 litros de volume e 927 kg de capacidade

Principais itens de série: alarme, faróis com refletores duplos, repetidores laterais de luzes de direção, airbags frontais, faróis de neblina, ar-condicionado, controle automático de velocidade, faróis de neblina, direção assistida e rodas de liga leve. 

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3. Ford Ranger 2.5 Flex XLS MT 2017 (Cabine Dupla)

Com os pelo menos R$ 90.000 de uma Strada Cabina Dupla dá para levar Hilux, L200 Triton, Toro... E nem é necessário ficar meses em uma fila de espera

Eis aqui uma picape com cinco anos de uso e que bebe mais que a Toyota Hilux. Mas também é potente e tem medidas mais avantajadas, a começar pela caçamba de 1.180 litros e com incríveis 1.291 kg de carga útil. 

Além disso, a Ranger possui uma boa lista de itens de série e proposta robusta, que costuma agradar quem procura um veículo mais parrudo. Ela chegou no Brasil em 1994 e faz parte do grupo seleto de picapes veteranas respeitadas por sua performance e durabilidade. 

A Ford Ranger está na mesma geração desde 2012 e passou pela última reestilização justamente no ano-modelo 2017. Ou seja, a unidade aqui citada já possui visual atualizado. A fabricante americana já prometeu uma nova geração para o Brasil, que deve chegar em 2023.

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Preço: R$ 97.504

Desempenho: 173 (E) -168 (G) cv a 5.500 rpm, e 25 (E) – 24,3 (G) kgfm de torque a 4.500 rpm / 0 a 100 km/h em 12,5 segundos / Velocidade máxima: 171 km/h 

Consumo: 4 km/litro na cidade e 5,9 km/litro na estrada com etanol / 5,2 km/litro na estrada e 7,6 km/litro na estrada com gasolina 

Caçamba: 1.180 litros de volume e 1.291 kg de capacidade

Principais itens de série: airbags frontais, laterais e de cortina, alarme, câmera de ré, faróis com regulagem de altura e acendimento automático, repetidores laterais das luzes de direção, sensores de estacionamento traseiro, faróis de neblina, assistente de partida em rampa, ar-condicionado automático, rodas de liga leve e limitador de velocidade. 

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4. Mitsubishi L200 Triton 3.5 HPE MT 4x4 2017 (Cabine Dupla)

Com os pelo menos R$ 90.000 de uma Strada Cabina Dupla dá para levar Hilux, L200 Triton, Toro... E nem é necessário ficar meses em uma fila de espera

Já deu para perceber que só selecionamos picapes vigorosas para compor essa lista. Sendo assim, a Mitsubishi L200 Triton não poderia faltar. A versão acima se trata do primeiro ano-modelo da quarta geração da picape, que chegou ao mercado no mesmo ano e foi totalmente renovada em 2020.

Essa L200 Triton já fez e pode fazer a alegria de muitos amantes de uma picape raiz. Além do mais, fazendo jus à marca japonesa, a L200 Triton nutriu a reputação de confiabilidade e durabilidade, assim como sua principal rival, a Toyota Hilux. 

Como essa Mitsubishi L200 Triton tem um porte um pouco menor, o motor flex 3.5 de 205 cv promove um desempenho incrível e uma direção livre de frustrações. 

O consumo talvez seja o ponto mais desesperador da picape, pois com gasolina e na estrada a média é de 7,2 km/litro. A lista de itens de série não é extensa, mas não falta o crucial. E sua capacidade de carga é a única desta lista, junto com a da Ranger, a superar a faixa de 1 tonelada.

Preço: R$ 89.486

Desempenho: 205 (E) – 200 (G) cv a 5.000 rpm, e 33,5 (E) e 31,5 (G) a 4.000 rpm / 0 a 100 km/h em 11,8 segundos / Velocidade máxima: 177 km/h

Consumo: 4,3 km/litro na cidade e 4,8 km/litro na estrada com etanol / 6,1 km/litro na cidade e 7,2 km/litro com gasolina

Caçamba: 788 litros de volume e 1.066 kg de capacidade

Principais itens de série: faróis com refletores duplos, repetidores laterais das luzes de direção, faróis de neblina, rodas de liga leve, direção assistida, ajuste do volante em altura e bancos revestidos em couro.

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5. Fiat Toro Endurance 1.8 AT6 flex AT 2019 (Cabine Dupla)

Com os pelo menos R$ 90.000 de uma Strada Cabina Dupla dá para levar Hilux, L200 Triton, Toro... E nem é necessário ficar meses em uma fila de espera

Preço: R$ 99.110

Tem um bocado de gente que vira o nariz, mas tem muito mais que sorri e fecha negócio. Não à toa, a Fiat Toro só perde nas vendas para a irmã menor Strada. E com a Strada cabine dupla de entrada a R$ 90.000, por que não levar essa versão da Toro muito mais completa para casa? 

Apesar do motor 1.8 da Fiat receber muitas críticas (algumas merecidas), por ser fraco e beberrão para um modelo do porte da Toro, ele vai te levar onde você precisa ir. Falta muito para ser uma picape com fôlego para tudo, claro, mas a Toro flex também tem suas qualidades.

Estamos falando de uma picape bem urbana, com performance dentro das expectativas para a cidade, além de proporcionar um nível de conforto que os modelos médios citados acima não conseguem entregar. Sua capacidade de carga é similar à da nova Strada Cabine Dupla, mas com uma caçamba de maior volume.

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Nos finais de semana no campo, ela também aguenta trilhas leves e se sai bem em estradas esburacadas. A direção é tão leve quanto a de um carro de passeio, mas o ponto H é bem elevado e a visibilidade, privilegiada como a de uma picape média.

A estética agrada e a lista de itens de série é justa, muito mais completa que a da nova Strada de entrada. Quem estiver disposto a pagar aproximadamente R$ 6.000 a mais pode até levar a versão a diesel da picape para casa, com um desempenho bem superior. 

Desempenho: 139 (E) – 135 (G) a 5.750 rpm, e 19,3 (E) e 18,8 (G) kgfm de torque a 3.750 rpm / 0 a 100 km/h em 12,2 segundos / Velocidade máxima: 175 km/h

Consumo: 6,4 km/litro na cidade e 7,8 km/litro na estrada com etanol / 9,5 km/litro na cidade e 11,2 km/litro na estrada com gasolina

Caçamba: 820 litros de volume e 650 kg de capacidade

Principais itens de série: alarme, faróis com refletores duplos, repetidores laterais das luzes de direção, desembaçador de vidro traseiro, monitoramento de pressão dos pneus, sensores de estacionamento traseiro, câmera traseira, faróis de neblina e limitador de velocidade.

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