Chevrolet Spin Premier 2025: o que saber antes de comprar
A Chevrolet Spin é um dos modelos mais longevos do mercado brasileiro, afinal, a minivan está à venda por aqui desde 2012, quando fez sua estreia para tomar o lugar da Meriva e Zafira. Atualizada no ano passado, a minivan trouxe um ar de novidade com seus faróis recortados e ainda estreou o painel digital entre os carros da Chevrolet.
Mobiauto agora traz um dos poucos modelos de 7 lugares com preço razoavelmente acessível dentro da realidade brasileira atual: a Chevrolet Spin Premier 2025, que hoje não sai por menos de R$ 154.990. Para relembrar, a minivan recebeu no ano passado uma grande reestilização visual, que a deixou um tanto diferente do modelo anterior, embora tenha mantido a receita do antigo motor 1.8 da Família 1 da GM.
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É a configuração topo de linha da minivan que vamos mostrar com mais detalhes hoje no quadro “O que Saber antes de Comprar”. Confira abaixo os pontos de destaque do modelo e o que poderia melhorar.
Chevrolet Spin Premier 2025 – Características
1) Motor: 1.8 aspirado a gasolina com quatro cilindros de 111 cv e 17,7 kgfm de torque.
2) Câmbio: automático, 6 marchas.
3) Dimensões: 4.420 mm de comprimento, 2.620 mm de entre-eixos, 1.768 mm de largura, 1.699 mm de altura, 553 litros no porta-malas, 162 litros (7 lugares); 50 litros de tanque de combustível.
4) Revisões até 60.000 km: R$ 5.632
Chevrolet Spin Premier 2025 – Pontos positivos
1. Espaço
Não tem o que dizer: a Chevrolet Spin é o carro com maior espaço dentro de sua faixa de preço e que ainda conta com espaço para 7 passageiros. A questão é que a minivan traz várias boas soluções de espaço na cabine, pois tanto o motorista quanto quem se acomoda na segunda ou terceira fileira encontra espaço para sentar – mesmo que os últimos dois assentos sejam indicados para no máximo pessoas de até 1,70 m.
Há bom espaço para joelho e ombros na Spin, enquanto os bancos da segunda fileira têm ajuste corrediço e podem ser posicionados de forma a deixar mais espaço para quem se acomoda na terceira fileira, inclusive é até bipartido nessa regulagem. Assim é possível deixar o assento 2/3 mais para trás e deixar a menor porção mais para frente, por exemplo. É o carro racional para grandes famílias, sendo até melhor que muitos SUVs nesse sentido.
2. Suspensão
A calibração da suspensão da Chevrolet Spin é um de seus destaques. É verdade que a minivan sempre teve um bom ajuste nesse ponto, proporcionando tanto um conforto para um veículo desse segmento, quanto uma boa dirigibilidade. A Spin supera com desenvoltura buracos cada vez mais recentes em vias brasileiras, sem ter qualquer tipo de batida seca e nem chacoalha muito. Vale lembrar que houve um aumento de bitola e a chegada de novos amortecedores nessa fase atual da minivan, o que sem dúvida deixou ela mais afinada nesse quesito.
3. Câmbio
Embora o motor 1.8 aspirado flex seja um velho conhecido do mercado nacional, é inegável que ele faz uma boa parceria com o câmbio automático de seis marchas, que a GM utilizada desde a primeira geração do Onix. Mas o propulsor mais antigo e a transmissão se conversam muito bem, pois praticamente não há trancos nas trocas de marchas, o que garante muito conforto para todos a bordo. Na prática, consegue extrair muito de um motor bem datado e que deve torque quando o carro está carregado.
4. Painel digital
Quem diria que a Chevrolet Spin seria o primeiro modelo da General Motors a ser equipado de série com o painel de instrumentos digital de 7 polegadas. Foi o que aconteceu quando a minivan reestilizada fez sua estreia no país há um ano, algo que nem era tão esperado assim, pois a Montana era o modelo esperado para receber tal item. O quadro de instrumentos traz display de 7 polegadas e coloração azulada, três modos de visualização e até pode receber informações completas de computador de bordo, como consumo, trajeto e até temperatura de óleo.
5. Porta-objetos
Uma das melhores soluções que vieram junto da última reestilização da Chevrolet Spin são os porta-objetos espalhados pela cabine. Vale lembrar que ela melhorou consideravelmente a sua cabine, que recebeu um novo layout. Assim contamos agora com vários nichos espalhados pelo carro, com destaque para os que ficam acomodados nas portas, onde pode-se acomodar cartão, chaves, entre outros objetos. Melhor ainda que há até uma proteção emborrachada para evitar ruídos quando a minivan estiver em movimento.
Chevrolet Spin Premier 2025 – Pontos negativos
1. Motor 1.8
O motor 1.8 Família 1 da GM é um velho conhecido e se mantém na ativa por várias gerações. Ele é basicamente o mesmo, embora tenha recebido muitas atualizações desde que equipa a minivan. Hoje esse motor 1.8 flex naturalmente aspirado rende até 111 cv de potência e 17,7 kgfm de torque, entregando sua força a médias rotações. Vazia na cidade a Spin até conta com certa agilidade, mas deve uma aceleração mais vigorosa e sofre, principalmente, nas retomadas em uso rodoviário – ainda mais se tiver muito carregada, situação que é mais comum, afinal, estamos diante de um veículo familiar que é opção batida também em locadoras e a queridinha dos taxistas.
2. Consumo
Baixo consumo de combustível não é o forte da Spin, ainda mais quando se enche o tanque com etanol. Nos números do Inmetro ela faz 7,4 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada, enquanto com gasolina no tanque o modelo faz até 10,5 km/l e 13,4 km/l. Em nossa avaliação com a minivan os números do computador de bordo apontaram até médias piores com etanol, e isso rodando boa parte do tempo com o carro vazio.
3. Preço
Tabelada hoje em R$ 154.990, a Chevrolet Spin já invade o terreno dos SUVs compactos em sua versão topo de linha. Vale lembrar que ela conta com a mesma plataforma GSV que já tem 13 anos nas costas, além disso, não conta com equipamentos mais comuns de achar nessa faixa de preço como piloto automático adaptativo e chave presencial para acesso e partida – mimos cada vez mais requisitados pelo consumidor.
Chevrolet Spin Premier - Ficha técnica
Motor: 1.8, dianteiro, quatro cilindros em linha, 8V, flex, injeção eletrônica de combustível
Potência: 106/111 cv (G/E) a 2800 e 2600 rpm
Torque: 16,8 kgfm (gasolina); 17,7 kgfm (etanol)
Peso/potência: 11,27 kg/cv
Peso/torque: 70,7 kg/kgfm
Câmbio: automático de seis velocidades
Tração: 4x2 dianteira
0 a 100 km/h: 11 segundos (E) / 11,2 segundos (G)
Velocidade máxima: 170 km/h
Consumo (Inmetro):
Urbano: 10,5 km/l (gasolina) / 7,4 km/l (etanol)
Estrada: 13,4 km/l (gasolina) / 9,3 km/l
(etanol)
Dimensões: 4.420 mm de comprimento; 2.620 mm de entre-eixos;
1.953 mm de largura; 1.678 mm de altura; 553 litros de porta-malas com terceira
fileira removida; 53 litros de tanque de combustível; 1.292 kg de peso em ordem
de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson
(dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira)
e tambores (traseira); diâmetro de giro, 10,8 m; coeficiente aerodinâmico, não
informado; vão livre do solo, 170mm; ângulo de ataque, 16,6°; ângulo de saída,
24º; ângulo de transposição de rampas, não divulgado; pneus, 205/60 R16.
Chevrolet Spin Premier 2025 – Lista de equipamentos
- Faróis dianteiros em LEDs
- Lanterna em LEDs
- Controle eletrônico de estabilidade e de tração
- Maçanetas na cor do veículo
- Rodas de aço de 15 polegadas
- Ar-condicionado
- Painel de instrumentos digital de 8 polegadas
- Câmera de ré
- Trava elétrica das portas com acionamento na chave
- Banco da segunda fileira bipartido e rebatível
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Central multimídia Mylink de 11 polegadas
- Câmbio automático de seis marchas
- Ar-condicionado na segunda fileira
- Piloto automático
- Transmissão automática de 6 velocidades.
- Todos os equipamentos da LT automática, mais:
- Sensor de chuva com ajuste automático
- Sensor de estacionamento traseiro
- Banco da terceira fileira rebatível
- Maçanetas internas cromadas
- Rodas de alumínio de 16”
- Volante com revestimento premium
- Ar-condicionado digital automático
- Acendimento automático dos faróis
- Alerta de colisão frontal
- Alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego
- Frenagem automática de emergência
- Indicador de distância do veículo a frente
- Grade com detalhes cromados, para-choques na cor do veículo
- Rodas de alumínio 16” com acabamento exclusivo em dois tons
- Carregador de celular por indução
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.