Chevrolet Monza realmente voltará a ser vendido no Brasil?
As redes sociais abriram espaço para uma série de “comunicadores” nos últimos anos, e no setor automotivo não é diferente. Problema é que várias informações desencontradas criam linhas de pensamento equivocadas e muitos carros que são prometidos em TikTok e Instagram, por exemplo, por canais ou influenciadores, não chegam ao Brasil. Um deles é o Chevrolet Monza.
O Chevrolet Monza é um carro muito conhecido no Brasil, afinal foi vendido por aqui nas décadas de 1980 e 1990, tendo um forte volume de vendas. Seu nome ficou bastante cogitado para o Brasil quando a nova geração estreou no mercado chinês em meados de 2023. Principalmente porque lá ele será substituto do Onix sedan e do Cruze.
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No entanto, a realidade para o Brasil é um tanto diferente e o Chevrolet Monza não será vendido por aqui – pelo menos não por agora. A Chevrolet está com os olhos voltados para outros segmentos, e a melhor prova disso é a substituição do Cruze pelo SUV Trax na linha de montagem na América do Norte.
O Cruze, inclusive, deixou de ser fabricado no ano passado, quando a fábrica de Santa Fé, na Argentina, tirou o produto da montagem. Este ano apenas as unidades em estoque é que serão oferecidas no Brasil.
E o próprio Chevrolet Onix está com futuro incerto, comoa Mobiauto contou em detalhes neste outro artigo. A família, que conta com hatch e sedan, não tem nova geração prevista e pode sair de linha nos próximos anos. Vale ressaltar que o produto não recebeu mudanças significativas desde o lançamento da segunda geração, em 2019.
Há a possibilidade de o Onix virar um SUV pequeno, posicionado abaixo do Tracker, para brigar com Fiat Pulse, Renault Kardian e o novo produto da Volkswagen.
Voltando a falar do Monza, todos os caminhos da Chevrolet atualmente apontam para o investimento em SUVs, embora o sedan tenha um conjunto híbrido, que a matriz General Motors passou a olhar com bons olhos agora. Além disso, por vir da China teria um preço competitivo. No entanto, no momento não é o foco da fabricante para o Brasil.
Para quem não conhece, o Monza tem o visual parecido com o Chevrolet Onix Plus. No entanto, é um pouco mais esticado. Suas dimensões são 4,65 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,46 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Um Onix Plus mede 4,47 m, 1,73 m, 1,47 e 2,60 m, respectivamente.
A grande sacada do sedan chinês é seu conjunto motriz. Um híbrido formado por um motor 1.3 turbo de 163 cavalos de potência e 23,4 kgfm de torque e um sistema elétrico leve de 48V. Segundo a marca, é o suficiente para rodar 20,9 km/l. Há também configurações mais básicas com um propulsor 1.5 aspirado de até 109 cv e 14,3 kgfm.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.