Chevrolet Montana surge à venda nos EUA e deixa gringos espantados

Chamada de Chevrolet Tornado, picapinha apareceu no interior Oklahoma e certamente veio do México
Diego Dias
Por
24.10.2023 às 16:00
Chamada de Chevrolet Tornado, picapinha apareceu no interior Oklahoma e certamente veio do México

Atualmente, a Chevrolet Montana está em sua terceira geração, lançada no início deste ano com porte maior e proposta mais próxima à de um SUV. Porém, vale lembrar que a primeira geração da picape, baseada no Corsa C, foi uma das mais marcantes, com seu visual bem acertado, bem como seu apelo mais esportivo.

Produzida no Brasil entre 2003 e 2010, a primeira geração da Chevrolet Montana foi produzida por aqui na fábrica da GM em São José dos Campos, interior paulista. Pelo que se sabe a picapinha foi vendida principalmente em território brasileiro, mas curiosamente apareceu um anúncio dela nos Estados Unidos.

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Anunciada como Chevrolet Tornado no marketplace do Facebook, é bem provável que essa Chevrolet Montana que acabou parando em Oklahoma, nos EUA, tenha vindo do México – país no qual a picape pequena foi vendida com um nome diferente. O anúncio é tão inusitado para eles que foi parar no site GM Authority.

Como se pode ver, a picape anunciada para os americanos não está em seus melhores dias, mas apesar de ser uma Montana 2010, até que não está tão rodada: registra 83.000 milhas segundo o proprietário, o que representa pouco mais de 133.000 km. É uma quilometragem até razoável para um veículo de trabalho com 13 anos de uso.

No anúncio, seu proprietário descreve que a Montana “veio do México” e que o motivo para venda é porque “nunca mais dirigi o carro”. Seu dono não revela mais detalhes, mas, pelas fotos, podemos notar que se trata de uma versão semelhante à nossa Montana Conquest (ou Arena), que vinha com molduras pretas nas caixas de rodas.

Detalhe que a picape compacta está com a pintura aparentemente manchada ou suja mesmo, sem contar que não tem a tampa da caçamba. Aliás, a caçamba da Montana até hoje exibe seu grande volume de 1.143 litros ou 730 kg de capacidade de carga.

A tal da Chevrolet Tornado revela ser uma configuração mais simples para o México, pois traz rodas de ferro, para-choques sem pintura nem faróis de neblina, e vidros com acionamento manual por manivela. A parte curiosa é que, mesmo sendo uma variante “pé de boi”, a caminhonete tem o computador de bordo na parte superior central do painel.

Não há também menção à motorização, mas possivelmente essa Montana traz sob o capô o motor 1.4 Econoflex movido apenas a gasolina, com 99 cv de potência e 13,2 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de cinco marchas.

No Brasil, além de uma variante flex desse mesmo motor, que chegava a 105 cv e 13,4 kgfm quando abastecido com etanol, tivemos a famosa (e procurada) versão Sport com o cultuado motor 1.8 flex 8V de 112 cv com gasolina e 114 cv com etanol, sendo 17,7 kgfm de torque com qualquer combustível. O câmbio era sempre manual de cinco velocidades.

A pedida pela Chevrolet Montana na terra do tio Sam está em US$ 6.500, o que em uma conversão direta fica em R$ 32.517. É um preço baixo no mercado norte-americano, mas que permite comprar veículos mais equipados por lá. O que vai ser bacana mesmo é que se trata de uma exclusividade e sabemos o quanto os gringos piram nas picapes pequenas feitas no Brasil.

Imagens: Reprodução/GM Authority

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