Chevrolet Hummer elétrico se tornará carro lunar em parceria com a NASA
Pensando em ultrapassar os limites da Terra, a General Motors firmou parceria com a NASA e Lunar Outpost para desenvolver um veículo voltado às próximas missões tripuladas para a Lua. A base escolhida para esse projeto futurista foi o Chevrolet Hummer elétrico, que servirá de inspiração para um modelo totalmente adaptado ao ambiente lunar.
O protótipo ganhou o nome de Eagle LTV (Lunar Terrain Vehicle) e herda tecnologias aplicadas ao SUV da GM. O destaque está nas baterias NCMA, compostas por níquel, cobalto, manganês e alumínio. Esse tipo de conjunto assegura maior densidade energética, funcionamento em ampla faixa de temperaturas e durabilidade estendida.
Você também pode se interessar por:
- Hyundai terá picape média que pode ser SUV como SW4 sem a Chevrolet
- Chevrolet Tracker tem mais de R$ 19 mil de descontos e preço de VW Polo
- Chevrolet Onix Plus Premier 2026: detalhes da versão em 56 fotos exclusivas
- Projeção dá pistas de como será a picape da Hyundai que será feita pela GM
No caso do Eagle LTV, a expectativa é de que as baterias alcancem vida útil mínima de 10 anos e permitam percorrer até 30 mil quilômetros na superfície lunar. Para efeito de comparação, durante o Projeto Apollo (décadas de 1960 e 1970), os rovers das missões 15, 16 e 17 somaram cerca de 90 km, sendo 27,8 km na Apollo 15, 26,7 km na Apollo 16 e 35,9 km na Apollo 17.
Outro recurso herdado do Hummer EV será o modo “Crab Walk”, em que o veículo se desloca lateralmente, ajudando a contornar obstáculos. A isso se somam controle de tração, freios ABS e vetorização de torque, criando condições para enfrentar terrenos hostis.
Divulgação/GM
Ainda assim, a GM precisa lidar com os desafios únicos do ambiente lunar: gravidade seis vezes menor que a da Terra, poeira abundante, rochas e seixos soltos, fatores que exigem soluções mecânicas específicas. Para antecipar problemas, a montadora usa simuladores avançados antes de partir para os testes práticos.
Astronautas da NASA já experimentaram o veículo em simulações virtuais, e o Eagle LTV foi projetado para operar de forma autônoma, podendo:
- Mapear áreas
- Transportar equipamentos
- Conduzir experimentos
- Coletar dados sem tripulação
Para isso, o Eagle LTV contará com radar e câmeras de alta resolução, auxiliando na navegação e na percepção do ambiente.
Entre os objetivos da próxima viagem tripulada para a Lua está a exploração do polo sul lunar, uma região onde há indícios da presença de gelo. E a descoberta desse recurso pode ser valiosa para futuras missões.
O Eagle LTV será apresentado durante a Feira Estadual do Texas, em Dallas, no próximo mês de outubro, ao lado de um GMC Hummer EV.
Por Marcela Cavirro
