Chery Tiggo 9L é jipão de quatro motores que faz Commander parecer pequeno
O Chery Tiggo 9L acaba de ser apresentado no Salão do Automóvel de Xangai, na China. O SUV de 7 lugares chama atenção pelo tamanho, além de ter três motores e o que há de mais atualizado em tecnologia embarcada e inteligência artificial. Não só isso, as dimensões do novo Chery fazem o Jeep Commander parecer um SUV compacto.
Mas não confunda, o Tiggo 9L é bem diferente do Tiggo 9, esse último já inclusive registrado no Brasil pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e com um visual mais próximo de um SUV. Já o Tiggo 9L tem formas mais quadradas bem ao estilo jipe mesmo.
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Só para se ter uma ideia, o Tiggo 9L chega com 5,05 metros de comprimento, 1,70 metros de altura, 1,93 de largura e 2,95 m de entre-eixos. São 29 cm a mais de tamanho que o Commander e 20 cm superior em entre-eixos, o que faz toda diferença para o espaço interno.
A Chery não divulgou informações sobre a capacidade do porta-malas, mas podemos esperar algo superior aos 661 litros do Commander com cinco lugares ou 233 litros com os sete assentos dispostos.
Apesar do formato caixote já bem conhecido na indústria, o Tiggo 9L apresenta novidades como faróis e lanternas de LED no formato da letra H. E isso não é ao acaso, a Chery diz que é o “H” na iluminação representa “Hero” (Herói) e “Home” (Casa).
Outra diferença do Tiggo 9L para o Tiggo 9 pode ser visto na lateral, onde o “jipão” tem para-lamas mais largos, estribos laterais e raques de teto bem pronunciados. Para rodar, pneus todo terreno com rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas.
Divulgação/Chery
Assim como na dianteira, o logotipo Chery por extenso pode ser visto com destaque na tampa traseira do porta-malas. A diferença é que na frente o Chery é iluminado e tem uma barra de LED pontilhada logo abaixo da tampa do capô.
No interior, o padrão chinês com acabamento interno diferenciado e uso de materiais mais sofisticados está presente. Não só isso, telas por toda a extensão do painel, a começar pela central de instrumentos, seguida da multimídia no centro e uma terceira tela para o passageiro.
O motorista também terá ao seu dispor o sistema de assistência Falcon 700 da Chery. É o nível mais alto do sistema lidar, que no Tiggo 9L conta com sensores e câmeras para auxiliar o condutor. Essa tecnologia ainda é integrada com Inteligência Artificial, que conforme a condução, pode administrar estacionamento com memória (como já temos nos bancos), além de potencializar assistências de segurança.
Como se não bastasse as dimensões maiores, o Tiggo 9L ainda vem equipado com quatro motores. Isso mesmo, um 2.0 turbo até 272 cv e outros três motores elétricos, que a Chery ainda não detalhou a potência e torque de cada um, nem sequer os dados combinados.
A única informação é que o Tiggo 9L vai receber o sistema híbrido da Chery batizado de Kunpeng Super Performance Hybrid CDM-S. Nesse conjunto, a Chery diz focar em três diferentes tipos de uso de energia: desempenho, off-road e economia de energia. Assim, o mesmo conjunto poderá equipar veículos com propostas distintas.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.