Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Carros para cachorros: como é a tecnologia da Ford para proteger animais

Sistema em desenvolvimento trará ainda mais comodidade para os pets
Por
28.09.2025 às 11:55 • Atualizado em 29.09.2025
Compartilhe:

Com a tendência das novas gerações de adotar cada vez mais animais de estimação e ter cada vez menos filhos, as empresas vêm se adaptando para acolher os “filhos de quatro patas”. A Ford é um desses exemplos: segundo dados de regulamentações norte-americanas, a montadora registrou recentemente patentes voltadas para pets, que devem chegar ao mercado nos próximos anos.

Apesar do registro em junho de 2023, no último dia 23 de setembro uma patente que inclui mais de um sistema foi registrada. Pensando nos animais transportados de carro, a Ford criou e está aprimorando estratégias inteligentes que “cuidariam” dos pets enquanto viajam.

Você também pode se interessar por:

Dentre as ideias registradas estão:

  • Detecção de animais de estimação regularmente
  • Controle automático de vidros sensoriais
  • Sistema de auxílio a proteção em curvas acentuadas

Reprodução/Ford Authority

Reprodução/Ford Authority

Através do sistema de detecção do animal e seu porte, a ideia é que automaticamente os vidros tenham controle sensorial de abertura e fechamento. Além disso, após o carro perceber a presença do pet ele também incentivará o animal de estimação a se preparar quando um veículo está fazendo uma curva sinuosa através da emissão de sons, distribuição guloseimas ou abrindo ou fechando janelas.

Mas vale lembrar que ainda são apenas ideias e conceitos. O registro de patente foi feito para indicar os planos futuros da Ford e garantir os direitos de propriedade intelectual de montadora.

"As ideias descritas em um pedido de patente não devem ser vistas como uma indicação de nossos planos de negócios ou produtos. Não importa o que o pedido de patente descreva, sempre colocaremos o cliente em primeiro lugar na tomada de decisões por trás do desenvolvimento e comercialização de novos produtos e serviços.", explica a Ford em comunicado oficial.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Compartilhe este artigo: