Carros elétricos chineses estão cinco anos à frente, diz CEO da BYD
Maior fabricante de automóveis do mundo, a China vem se destacando nos últimos anos na produção e comercialização de veículos movidos a eletricidade. De acordo com o CEO da BYD, Wang Chuanfu, isso acontece porque os modelos elétricos chineses estão de três a cinco anos à frente dos concorrentes europeus, japoneses e norte-americanos em termos de tecnologia, cadeia produtiva e competitividade.
Durante a entrevista divulgada pela Yuyuan Tantian, rede social afiliada à TV estatal chinesa CCTV, o executivo acrescentou que “o protecionismo não funciona com bons produtos. A aprovação dos consumidores está motivando os fabricantes de veículos elétricos a superar diversas dificuldades”.
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Em 2023, a China superou o Japão e se tornou o maior exportador de automóveis do mundo, no entanto, os seus veículos elétricos enfrentam uma carga tributária elevada, imposta pelos Estados Unidos e a União Europeia.
No mercado chinês, que registrou mais de 23 milhões de veículos comercializados em 2024, os elétricos responderam por 30% das vendas totais (cerca de 6,9 milhões de unidades). A BYD dominou o segmento com 40% de participação, à frente de Tesla, Wuling, Huawei e Geely.
Porém, o modelo elétrico mais vendido na China no ano passado foi o Tesla Model Y, com mais de 480 mil emplacamentos. A marca do bilionário Elon Musk conta com uma fábrica em Xangai para otimizar a sua operação no mercado chinês.
Líder de vendas na China, a BYD obteve um crescimento bastante expressivo nos últimos anos, saltando da 49ª posição, em 2019, para o terceiro lugar entre as marcas mais vendidas do mundo em 2024. No último ano, a fabricante chinesa foi superada apenas pela líder Toyota e a Volkswagen.
Por Guilherme Silva