Marcas chinesas pensam em união para tentar desbancar a BYD

Apesar de nenhuma declaração oficial, especulação se baseia em comunicados publicados por duas fabricantes
LF
Por
18.02.2025 às 20:05
Compartilhe:
Apesar de nenhuma declaração oficial, especulação se baseia em comunicados publicados por duas fabricantes

A BYD foi uma das marcas que mais impactou o mercado brasileiro nos últimos anos. Contudo, o efeito BYD não é somente em nosso território, já que a marca foi a que mais vendeu na China e a terceira em todo o mundo no ano passado.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Agora, para tentar diminuir a dominância da BYD, outras fabricantes chinesas podem se unir. Estamos falando mais precisamente de Dongfeng e Changan que, caso realizem uma fusão, podem formar o maior grupo automotivo da China.

Você também pode se interessar por:

A especulação de uma possível sociedade entre as fabricantes veio a partir de dois comunicados quase idênticos. No texto, tanto Dongfeng Motor Group Company Limited, quanto Changan Automobile, afirmaram que estão dispostas a repensar projetos e estruturas. Até o momento, nenhum representante das marcas se manifestou oficialmente.

Um outro ponto importante está no fato que ambas as fabricantes são controladas pela Comissão Estatal para Supervisão e Administração dos Ativos do Estado (SASAC), que há pouco tempo declarou o objetivo de reduzir a competição interna entre as estatais.

Para efeito de comparação, em 2024, a BYD emplacou 3,5 milhões de unidades, enquanto Dongfeng e Chagan juntas venderam 4,5 milhões unidades. Dessa forma, uma possível fusão superaria a BYD em vendas.

Por fim, apesar dos indícios, a fusão é vista por alguns portais asiáticos como algo difícil de acontecer. Com isso, uma possibilidade a formação de uma aliança no estilo Renault-Nissan-Mitsubishi. Ou seja, as marcas dividiriam custos de desenvolvimento, para criar veículos semelhantes e de mesma plataforma. Um exemplo está no Renault Kardian e no novo Nissan Kicks, que dividem a plataforma CMF-B.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp