Carro popular? Estas “naves completaças” custam R$ 50.000

Lista conta com a presença de modelos como perua média, sedan grande japonês e outros mais racionais como um SUV
Diego Dias
Por
02.06.2023 às 08:00
Lista conta com a presença de modelos como perua média, sedan grande japonês e outros mais racionais como um SUV

A discussão sobre carros populares no Brasil segue, o que sabemos até o momento é que o Governo Federal dará até quase 12% de desconto em impostos para modelos que seguirem certas determinações.

No entanto, com preços na casa dos R$ 70 mil, Renault Kwid e Fiat Mobi são subcompactos que trazem somente o trivial com o chamado kit dignidade (ar-condicionado; vidro elétrico e direção com assistência).

Com isso em mente, a Mobiauto elaboroy esta lista de carros bem equipados com preços de até R$ 50 mil – e que são considerados verdadeiras “naves” no jargão popular. Incluímos sedãs grandes e até mesmo peruas médias - essas cada vez mais escassas no mercado. Listamos ainda modelos racionais e também outros voltados para entusiastas, ou seja, opções para todos os gostos.

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É importante lembrar que o teto é de R$ 50 mil justamente para mostrar que temos opções de usados abaixo da faixa de preços dos chamados carros populares atuais. Em contrapartida, é importante frisar que parte desses modelos são importados e por isso mesmo vão demandar uma manutenção mais cara conforme o passar do tempo.

Assim, fica a dica de fazer aquela boa revisão no carro e também saber ao máximo a sua procedência para não ter surpresas desagradáveis lá na frente. Dito isso, vamos ao que interessa, sempre com base na tabela Fipe.

1. Volkswagen Jetta Variant 2.5 2010/2011 - R$ 52.806

Quem não sem lembra da Volkswagen Jetta Variant, a versão perua do Jetta? Nesta faixa de R$ 50 mil (um pouquinho a mais na verdade) você pode encontrar unidades 2010 da famosa perua. A partir desse ano, a Jetta Variant ganhou a dianteira do Golf VI europeu – o Jetta sedã permanecia com a cara do Golf V.

Importada do México, a Jetta Variant sem dúvidas é uma das peruas mais interessantes que já tivemos no Brasil – e uma das últimas a serem oferecidas por aqui. Ela trazia um motor 2.5 aspirado com cinco cilindros de 170 cv e 24,5 kgfm de torque, que trabalha com uma transmissão automática de seis marchas.

A lista de equipamentos se destaca por trazer seis airbags, ar-condicionado de duas zonas, faróis bi-xenônio, teto solar panorâmico, controles de tração e estabilidade, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos de couro, acabamento em aço escovado no painel e até sistema de som com 10 alto-falantes.

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2. Toyota Camry XLE V6 2007/2007 - R$ 47.141

Um carro bastante tradicional, mas que não tem grande popularidade no Brasil: o Toyota Camry. Ele é um sedan grade com a confiabilidade de um Corolla, afinal, ele é o irmão maior do sedan médio mais vendido do Brasil, enquanto o Camry é um dos mais emplacados nos EUA em seu segmento.

Com porte grande, traz o estilo clássico de sedã executivo e nesta sexta geração vendida em 2007 os preços estão até abaixo de R$ 50 mil. Seu visual seguia o que era visto na época com o Corolla, com faróis afilados e grade um pouco mais destacada, enquanto a traseira era uma espécie de “Corolla GG”, tamanha a semelhança.

Na lista de itens de série, destaque para os seis airbags, faróis de xenônio, ar-condicionado automático com purificador de ar e bancos dianteiros com ajuste elétrico (aquecimento no do motorista),

Debaixo do capô um clássico entre sedãs que vem perdendo espaço com o downsizing: motor V6 3.5 naturalmente aspirado de bons 284 cv de potência e 35,3 kgfm de torque, nada mal para um sedan grande de 16 anos. A transmissão era automática de seis velocidades

3. Honda CR-V EXL 4x4 2.0 2010/2010 - R$ 54.759

Eis o primeiro SUV da lista e também um dos modelos mais racionais: o Honda CR-V. Por ser importado do México, o SUV médio contava com bom custo x benefício, o que resulto no melhor volume de vendas dele no país.

A terceira geração do Honda CR-V também foi a primeira com estilo mais próximo ao dos SUVs que conhecemos hoje, com proposta mais urbana. Com dianteira com visual que lembrava o Civic e traseira com sua clássicas lanternas nas colunas, ele também era referência em espaço interno.

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Sob o capô o mesmo motor 2.0 aspirado a gasolina do Civic, que rendia 150 cv e 19,4 kgfm de torque, sempre com câmbio automática tipo CVT e tração 4x4 nesta variante EXL (havia a LX mais básica).

Na lista de itens, ar-condicionado de duas zonas, teto solar, airbags frontais, laterais e de cortina, além de controles de estabilidade e tração, tração integral, diversos porta-objetos na cabine e bancos de couro.

4. Audi A3 Sportback 2.0 TFSI 2008/2008 - R$ 50.431

O Audi A3 Sprotback sem dúvidas é um dos hatches de maior sucesso da indústria automotiva, sendo ainda o pioneiro entre os hatches premium alemães (só depois veio a BMW com Série 1 e a Mercedes-Benz com o Classe A). Nesta segunda geração o Audi A3 Sportback envelheceu muito bem, trazendo faróis com projetores e a famosa grade single frame.

Além de todo o estilo (que remetia até numa espécie e station wagon encurtada), o modelo é lembrado mesmo por trazer debaixo do capô o motor 2.0 TFI, o famoso EA-888, que rende 200 cv de potência e bons 28,5 kgfm de torque – propulsor que mais tarde chegaria em 2013 para o VW Golf GTI. Destaque também para a transmissão S-Tronic automatizada de dupla embreagem de seis posições.

A lista de equipamentos era composta por teto solar panorâmico duplo (item obrigatório no mercado deste hatch), computador de bordo completo para época com direito a velocímetro digita, bancos de couro e faróis de xenônio.

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5. Citroën C4 Lounge Exclusive 1.6 THP 2014/2014 – R$ 52.058

Um francês para esta lista: Citroën C4 Lounge Exclusive 1.6 THP. Do ano de 2014, o sedan médio é o mais novo dos cinco carros apresentados aqui e com um ótimo custo x benefício, tanto por conta do seu visual atualizado quanto pelo pacote de equipamentos recheado e, claro, o motor 1.6 turboflex debaixo do capô com seus bons 173 cv de potência e 24,5 kgfm de torque.

Seus destaques ficam para o amplo espaço interno, sobretudo para quem vai sentado no banco traseiro – a porta traseira mesmo é imensa para acessar a cabine. Além disso, o acabamento é muito bom para o segmento, enquanto o pacote de equipamentos é recheado e traz de série ar-condicionado duas zonas, direção elétrica, central eletrônica com GPS, som Arkamys, bancos de couro, partida sem chave, botão de partida, teto solar e faróis com luzes DRL.

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