BYD Song Plus vai virar SUV híbrido flex fabricado no Brasil

Marca chinesa confirma que SUV híbrido plug-in está nos planos para ser produzido na Bahia, e que complexo terá centro de Pesquisa & Desenvolvimento
LF
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21.08.2023 às 08:00
Marca chinesa confirma que SUV híbrido plug-in está nos planos para ser produzido na Bahia, e que complexo terá centro de Pesquisa & Desenvolvimento

Além de confirmar a aquisição da antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), a BYD já adiantou qual será um dos carros de passeio produzidos lá: o SUV cupê híbrido Song Plus. E com um detalhe adicional: ele será convertido para flex.

Tal informação foi dada no evento da última quinta-feira (17) por Alexandre Baldy, recém-nomeado chairman (presidente do conselho administrativo) da companhia no País.

Segundo Baldy, a fabricante chinesa, dedicada exclusivamente à produção de veículos eletrificados, instalará no País um centro de Pesquisa & Desenvolvimento. Uma de suas atribuições será desenvolver a tecnologia flexível nos motores da família DM-i, para que aceitem também etanol no tanque.

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A antiga estrutura da Ford, que está sendo devolvida ao governo baiano para depois ser repassada à BYD, em um negócio que deve superar os R$ 100 milhões, será dividida em três pela companhia asiática:

Uma fábrica de automóveis elétricos e híbridos, com capacidade para 150.000 veículos montados anualmente; outra para ônibus e veículos pesados elétricos; uma terceira para processamento de lítio e outras matérias-primas de origem mineral usadas em baterias.

O investimento total será de R$ 3 bilhões. A BYD não estima, ainda, quando começará efetivamente a produzir no local, mas deve promover a inauguração da pedra fundamental, evento que marca oficialmente sua ocupação do espaço, em outubro deste ano.

Como é o BYD Song Plus

Híbrido do tipo plug-in (PHEV), o BYD Song Plus possui atualmente um motor 1.5 naturalmente aspirado a gasolina de ciclo Atkinson, com 110 cv e 13,8 kgfm, aliado a um robusto motor elétrico de 179 cv e 32,2 kgfm. A potência combinada é de 235 cv e o torque, de 49,8 kgfm. O câmbio é automático do tipo CVT.

Seu banco de baterias do tipo blade (lâminas de LFP ou ferro-fosfato-lítio) possui 8,3 kWh, capacidade relativamente pequena para um híbrido com recarga externa. Ainda assim, permite uma autonomia de até 28 km em modo somente elétrico de condução.

Com esses números, o Song Plus vai de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e alcança 15,1 km/l em ciclo urbano de consumo, sendo 13,2 km/l na estrada, de acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.

Produção de carros elétricos

Além do Song Plus, a BYD planeja fabricar carros elétricos em Camaçari. Segundo a Autoesporte, o primeiro produto do tipo será o Dolphin, recentemente lançado em nosso mercado por R$ 150.000.

Seu motor elétrico rende 94 cv de potência e 18,3 kgfm de torque, o que permite um 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos. Já a bateria de 42 kWh permite um alcance de 291 km nos padrões do Inmetro.

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