BYD registra picape híbrida de absurdos 620 cv contra a Toyota Hilux

Picape será oficialmente apresentada no final do ano combinando um motor 1.5 turbo a dois propulsores elétricos
Renan Rodrigues
Por
13.10.2023 às 11:22
Picape será oficialmente apresentada no final do ano combinando um motor 1.5 turbo a dois propulsores elétricos

A BYD está preparando uma picape híbrida plug-in para enfrentar a Toyota Hilux. A prova disso vem do outro lado do planeta. Na China, imagens de patente mostram o registro da picape, ainda sem nome, e antecipa seu visual.

Vale lembrar que a BYD tem ampliado seu portfólio com modelos voltados para atividades ao ao ar livre, como é o caso do Yangwang U8, um SUV gigante de luxo que é capaz de flutuar e até mesmo andar de lado. Esse movimento tem relação com a mudança cultural a respeito do trabalho excessivo no país asiático.

Você também pode se interessar por:

É neste contexto em que uma picape preparada para o off-road se encaixa. A picape ainda não tem nome, mas lembra bastante a linguagem visual da Ford Ranger Raptor e aparenta ser bem resolvida visualmente. O projeto é tocado pelo chefe de design da BYD, Wolfgang Egger, ex-Audi.

Como é a inédita picape híbrida da BYD

Segundo a imprensa chinesa, a picape será lançada no quarto trimestre e fará parte da série Ocean da BYD. Portanto, podemos esperar nomes na mesma linha de Dolphin e Seal, que já fazem parte dessa série.

Visualmente, a dianteira se destaca pela grade com o logotipo da BYD, como a Ford costuma fazer com a Ranger Raptor. As linhas gerais da carroceria são mais retas e quadradas, mas as caixas de rodas prometem ser proeminentes.

A iluminação dianteira contará com LED circulando o facho principal e percorrendo toda a frente do veículo. Haverá, ainda, teto solar, rack de teto e santantônio integrado ao visual.

O interior foi revelado anteriormente, com o carro ainda camuflado. O que se pode dizer é que há ao menos duas telas digitais flutuantes, uma para a central multimídia e outra para o quadro de instrumentos. Há, ainda, um head-up display feito pela Huawei, uma manopla de câmbio estilo manche de avião e botões tipo teclas de piano no console central.

Motor híbrido plug-in

A primeira versão confirmada da picape será híbrida do tipo plug-in (PHEV), com recarga externa. Nela, a picape combinará um motor 1.5 turbo de ciclo Miller com 140 cv, o mesmo da família DM-i do Song Plus, com outros dois motores elétricos, um sobre cada eixo. Juntos,  os dois motores elétricos somam 496 cv.

Combinados, os três motores entregarão absurdos 623 cv, quase o triplo dos atuais 224 cv de uma Hilux GR-Sport. Mesmo em relação às atuais picapes médias mais potentes no Brasil, Ford Ranger (250 cv) e VW Amarok com motor V6 (258 cv), sua potência é mais que o dobro.

A imprensa chinesa também estima dimensões com cerca de 5,30 metros de comprimento e altura na casa de 1,80 metro. A plataforma é a DM-p, a mesma que é utilizada pela BYD para os veículos híbridos plug-in com proposta off-road. Futuramente, segundo a imprensa chinesa, sua picape terá uma variante elétrica.

Comentários