BYD: o que a marca chinesa prepara para o Brasil nos próximos anos
Não é surpresa para ninguém que desde 2023 a BYD vem conquistando seu espaço no mercado nacional, tanto que atualmente a gigante marca chine já acumula 30.156 veículos vendidos no Brasil. Tal volume de vendas já coloca a empresa como a 9ª marca que mais comercializa veículos no país. Dito isso, relembramos o que a BYD prepara para o Brasil para este e os próximos anos.
Importante lembrar que a BYD atingir tal volume com pouco menos de dois anos de presença no mercado, o que revela que a marca chinesa aposta suas fichas no Brasil. Não à toa o maior mercado da BYD fora da China é justamente o brasileiro. Seus maiores sucessos hoje são os modelos Song Pro, Dolphin Mini e o sedan King. Abaixo, confira o que podemos esperar da marca.
Você também pode se interessar por:
- Novo SUV da BYD faz 23,2 km/l, tem porta-malas de Commander e preço de HB20S
- BYD Dolphin GS 2024: testamos o consumo do elétrico na cidade
- BYD King GS: detalhes do sedan em 40 fotos exclusivas
- Novo BYD Dolphin 2026: 5 destaques que podemos esperar no Brasil
Novo Dolphin
Com visual renovado em março, o novo BYD Dolphin 2026 ganhou uma nova cara e foi um dos destaques do Salão de Xangai 2025, ao menos para nós brasileiros. O modelo será vendido a partir do momento que sua produção nacional ser iniciada, algo confirmado pela Stella Li, vice-presidente global da BYD. Com isso, a produção do modelo será inicialmente em SKD na fábrica da marca em Camaçari (BA), algo que poderá ser iniciado em junho ou quando os estoques do modelo atual acabarem.
O hatch elétrico mudará a dianteira, que contará com faróis mais arredondados e que se estendem pelas laterais. Novidade também para as lanternas com novo arranjo interno e contorno mais destacado, enquanto na cabine a maior novidade ficará para o seletor do câmbio, agora posicionado como uma haste atrás do volante, bem como o frigobar e teto solar panorâmico.
Novo Dolphin Mini
Atual carro mais vendido da BYD no Brasil, o BYD Dolphin Mini também vai passar por atualizações. Mas suas mudanças deverão demorar mais para chegar, afinal, o pequeno hatch foi lançado por aqui no ano passado – e uma mudança prematura demais deixaria os atuais donos não muito contentes. Na China o modelo apareceu com os para-choques remodelados, trazendo linhas mais recortadas e que deixaram seu visual ainda mais esportivo. Porém, a atualização do visual deve chegar somente quando o Dolplhin Mini atual completar seu ciclo de vida por aqui.
Denza B5
A BYD já confirmou a marca Denza no Brasil, que terá uma operação separada da gigante chinesa no Brasil. E o primeiro modelo que desembarcará por aqui será o Fangchengbao Bao 5, que no Brasil será vendido sob a marca de luxo e não sob a marca fora de estrada. Por aqui será vendido como Denza B5, um SUV de nada menos do que 4,89 metros de comprimento, que traz um motor híbrido 1.5 turbo associados a outros dois motores elétricas para gerar a potência combinada de 686 cv. A marca estreia no segundo semestre.
Denza Z9 GT
Ainda sem confirmação oficial, tudo indica que o Denza Z9GT deverá ser o segundo modelo da marca de luxo da BYD a desembarcar no Brasil. Durante viagem a China à convite da BYD, Mobiauto teve a oportunidade de testar o modelo em diferentes situações, o que revela que tal atenção ao modelo deve refletir em uma possível comercialização dele por aqui. Além disso, o modelo com carroceria perua ou shooting brake teve seu desenho registrado no INPI.
Vale dizer que ele tem versões com potência de 858 cv na versão híbrida e 965 cv na variante elétrica. Detalhe para as tecnologias de direção autônoma, modo Crab Walk que permite o modelo andar de lado e até fazer baliza com o esterçamento da roda traseira, sem contar que pode até rodar sobre o próprio eixo.
Por Diego Dias
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.